Banda de Música do IFPA comemora aniversário de 50 anos nesta segunda, 30

• Publicado: Segunda, 30 de Novembro de 2020, 14h11
  • Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2020, 13h28

O ano era 1970 e, por iniciativa do professor de educação artística Manoel Nery Filho, a então Escola Técnica Federal do Pará (ETEF-PA) criava a Banda Musical da ETEF-PA. Passados 50 anos, nesta segunda-feira (30/11), é celebrado o jubileu de ouro da Banda de Música do IFPA Campus Belém.

Professor Manoel Nery Filho e Banda Musical da ETEF-PA

Nessas cinco décadas, a banda teve outros nomes – além de Banda Marcial da ETEF, Banda de Música do CEFET-PA e Banda de Música do IFPA Campus Belém - e foi regida por outros professores - em 1994, Armando Gomes da Silva e, a partir de 2002, Weiller Pessoa, a primeira regente de bandas de música do sexo feminino dos Institutos Federais no Pará.

Professoro Armando Gomes da Silva e Banda de Música do CEFET-PA

Professora Weiller Pessoa e Banda de Música do IFPA Campus Belém

Muitas notas e acordes depois, o trabalho da banda se ampliou. O desenvolvimento das atividades musicais no campus passou a se dar sistematicamente no âmbito da disciplina artes/música e por meio de projetos de extensão. No período, houve ampliação do instrumental do grupo, com a incorporação de instrumentos que proporcionaram um perfil mais sinfônico, como tubas de 4 pistons, trombone baixo, trompas, fagote, euphonium e oboé, além de teclado, guitarra, contrabaixo e bateria.

E além da missão de educação e formação musical dos estudantes, outra atribuição da banda é o atendimento de demandas artísticas da sociedade como recitais e eventos cívicos e culturais - a abertura do desfile de 7 de setembro é um bom exemplo.

Concerto Online  da Banda de Música do IFPA Campus Belém durante a pandemia

“Neste ano pandêmico, tivemos que nos reinventar. Nossos shows ao vivo não aconteceram, nossos ensaios presenciais não puderam ser realizados, mas isso não nos impediu de tocar, de nos confraternizar mesmo que à distância, com ajuda das tecnologias”, declarou a professora Weiller Pessoa, regente e coordenadora da banda.

Em 1993, alunos integrantes da banda com o professor Manoel Nery Filho,

Dias atuais , egressos integrantes da banda e músicos profissionais com a professora Weiller Pessoa

E para celebrar o jubileu de ouro, a Banda de Música do IFPA Campus Belém promove, no dia 20 de dezembro, uma live comemorativa. Para acompanhar, clique AQUI.

Parabéns aos regentes e músicos que fizeram e fazem a história da Banda do IFPA Campus Belém!