Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Informe Saúde

Informe Saúde: Combate a Tuberculose

  • Publicado: Sexta, 26 de Março de 2021, 10h40
  • Última atualização em Sexta, 26 de Março de 2021, 10h48
  • Acessos: 2379

O dia 24 de março é alusivo ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose. E por conta disso, esta é a Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a doença. Conscientizar o público sobre as devastadoras condições de saúde, sociais e econômicas da tuberculose (TB) e intensificar os esforços para acabar com a epidemia global de tuberculose, são os objetivos da data que marca o dia em que, em 1882, o Dr. Robert Koch anunciou que havia descoberto a bactéria que causa a tuberculose, abrindo caminho para o diagnóstico e a cura dessa doença. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. Caracteriza-se como uma doença infectocontagiosa, considerada um importante problema de saúde pública.

O principal reservatório da tuberculose é o ser humano. Sua via de transmissão são as vias aéreas superiores, através de tosse e espirro de pacientes contaminados pela tuberculose.

Os pacientes com baciloscopia de escarro e cultura positivos são os que mais transmitem a tuberculose, através de tosse, espirro ou até mesmo por meio da fala, contaminando pessoas susceptíveis à doença.

O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva por três semanas ou mais.

Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:

  • Febre vespertina;
  • Sudorese noturna;
  • Emagrecimento e cansaço/fadiga.

Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados os seguintes exames: baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose e cultura para micobactéria, além da investigação complementar por exames de imagem.

O diagnóstico clínico pode ser considerado, na impossibilidade de se comprovar a suspeita de tuberculose por meio de exames laboratoriais. Nesses casos, deve ser associado aos sinais e sintomas, o resultado de outros exames complementares, como imagem e histológicos.

A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG. Outra maneira de prevenir a doença é identificar a “infecção latente de tuberculose”, que acontece quando uma pessoa convive com alguém que tem tuberculose. Neste caso, é necessário procurar uma unidade de saúde.

É importante lembrar que o tratamento irregular pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de cepas resistentes aos medicamentos.

 

Boletim Epidemiológico - aqui 

 

Fontes:

Tuberculose. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/tuberculose.

Campanha de combate â tuberculose. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/27902-ministerio-da-saude-lanca-campanha-de-combate-a-tuberculose.

BRASIL, Manual de Recomendações de controle de Tuberculose Brasil. Brasília, 2011.

BRASIL, Tratamento Diretamente Observado (TDO) da tuberculose na Atenção Básica: Protocolo de enfermagem. Brasília, 2011.

Setor Ambulatorial do IFPA Campus Belém

Fim do conteúdo da página
-->