Alimentos da agricultura familiar no IFPA Campus Belém

Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2017, 15h14 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 15h14 | Acessos: 342

Representantes de quatro cooperativas de agricultura familiar foram comunicados nesta quinta-feira, da 5 de outubro, do resultado da chamada pública para aquisição de alimentos. Os produtos serão destinados ao preparo das refeições oferecidas aos alunos do IFPA Campus Belém, em atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Pela primeira vez a instituição realiza esse tipo de ação que irá adquirir 11 produtos diferentes: hortaliças (cheiro verde, couve manteiga, pimentinha verde) e polpas de frutas (taperebá, cupuaçu, maracujá, graviola, goiaba, acerola, caju, bacuri).

Na opinião de Elizabeth Neres, nutricionista do IFPA Campus Belém, a iniciativa traz vantagens para todos os envolvidos. “É fundamental para a geração de renda entre os agricultores e para a incrementação da alimentação dos alunos. Já tivemos a experiência desse tipo de contrato no IFPA do Campus de Marabá Rural e agora estamos adotando no Campus Belém com muita satisfação”. José Hermínio Dias Feio, representante da Cooperativa de Agricultores da Região de Tailândia (COOAGROTAI), irá fornecer polpa de frutas. “É uma grande alegria poder firmar mais um contrato, porque além de ser um exemplo de transparência e democratização no processo de compra, incentiva o desenvolvimento local”, afirma. A cooperativa reúne cerca de 300 associados, entre apicultores, agricultores, fruticultores.

A iniciativa do IFPA também foi elogiada por Maria Eulina da Silva Duarte, representante da Cooperativa Agropecuária Mista de Benevides (Coopaben), que reúne 77 agricultores. “É mais uma oportunidade de escoar nossos produtos. Aqui iremos fornecer hortaliças, mas temos contratos com outras escolas para entrega de produtos variados, como mel, aves, ovos, frutas, etc”.

José Ivonaldo Azevedo Raiol, representante da Central de Extrativista e Agricultura da Região Metropolitana, Marajó e Nordeste do Estado do Pará (CEAREPA), que reúne 86 cooperados, ressaltou a importância de leis que têm como finalidade fomentar a agricultura familiar. “Ficamos muito felizes com a chamada pública do IFPA e agora estamos aguardando que as Forças Armadas também façam o mesmo para ampliar ainda mais as oportunidades para os agricultores”, avaliou.

O agricultor Luis Ciarini, da Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense (CASP), que reúne 124 cooperados, já é um veterano em chamadas públicas. “Há mais de cinco anos nossa cooperativa participa de contratos com diversas prefeituras, oferecendo frutas, hortaliças e laticínios. Mas sabemos que o Pará ainda tem um potencial muito grande a ser explorado. Os contratos com o IFPA são um exemplo disso. Já fornecemos para o Campus de Castanhal e agora para o Campus Belém”.

Emanoelle Neri, membro da comissão da chamada pública, explica que o valor total dos contratos será de R$ 282.416,20. “O fornecimento será feito durante um ano, em entregas semanais e quinzenais. E o objetivo do IFPA Campus Belém é ampliar o número de produtos para futuras chamadas, atraindo um número ainda maior de participantes”.