Circuito Paraense de Judô: 14+5+2...

Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 14h37 | Última atualização em Sexta, 16 de Março de 2018, 14h28 | Acessos: 702

16 de MARÇO DE 2018: ATLETA DE JUDÔ DO IFPA CAMPUS BELÉM É INDICADO AO TROFÉU RÔMULO MAIORANA

O atleta Milton Rafael Ribeiro, que surgiu na escolinha de Judô do IFPA CAmpus Belém, foi indicado ao Troféu Rômulo Maiorana, a maior premiação do esporte paraense.

A escolinha de Judô e Jiu-Jitsu do IFPA Campus Belém, é um projeto de Extensão sob a coordenação dos professores Alam Saraiva, Alessandro Correa e Arildomar Peixoto, o projeto de extensão é desenvolvido no Campus desde 1997, e também é aberto à comunidade externa.

Nesses 20 anos de atividade do judô, vários alunos ganharam destaque em competições regionais, nacionais e até internacionais. A equipe de atletas do IFPA Campus Belém já foi eleita pela Federação Paraense de Judô como a melhor do estado nos anos de 2007, 2008, 2009, 2011, 2012 e agora em 2017 inica sendo campeã em 14 categorias.

“Muitos alunos conquistaram medalhas nos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), outros chegaram a participar de etapas do circuito mundial, pela seleção brasileira sênior e seletiva pré-olímpica (como foi o caso do ex-aluno do IFPA, Milton Rafael Ribeiro) e ainda tem aqueles que passaram pela escola de judô e hoje são professores do IFPA”, explica o professor de Educação Física Alam Saraiva, recém-chegado do seu pós-doutorado em Ciências do Desporto, em Portugal.

Desde 2012, o projeto passou a incluir também o Jiu-Jitsu. Por mês, o programa atende, em média, 180 pessoas, do infantil (seis anos) ao master, incluindo praticantes de judô e jiu-jitsu.

Os interessados em praticar os esportes devem procurar os professores, na sala de judô (altos da quadra), nos seguintes dias e horários:

Escolinha infantil (5 a 12 anos): 3ª e 5ª, 18h

Judô juvenil e adulto: 2ª, 4ª e 6ª, 18h

Judô Equipe Competitiva: 2ª a 6ª, 19h

Jiu-Jitsu: 2ª, 4ª e 6ª, 18h

São necessários os seguintes documentos: atestado médico, comprovante de residência, RG, comprovante que é estudante (se for menor).

Estamos todos em festa!

SOBRE O TROFÉU RÔMULO MAIORANA

Criado em 1993, o Troféu Romulo Maiorana é uma das mais antigas premiações do esporte paraense. Inicialmente criado para contemplar os destaques do futebol no estado, o evento passou por transformações profundas ao longo dos anos com o intuito de agraciar mais atletas do Pará, em modalidades tão tradicionais quando o esporte bretão, porém que, em muitos casos, não possuem o mesmo incentivo financeiro.

As equipes de futebol são formadas por muitos jogadores de fora do estado, e o objetivo do TRM passou a ser, então, a de estimular e premiar a boa formação de talentos regionais. Os vencedores de cada categoria recebem uma bolsa-auxílio mensal de R$ 550,00 para custear viagens para competições e compra de materiais para treino. São mais de R$ 100 mil por ano investidos diretamente na formação de novos atletas, paratletas, além de projetos sociais, por meio da categoria “Esporte Responsa”.

13 de MARÇO de 2018: JUDÔ DO IFPA CAMPUS BELÉM É DESTAQUE NA IMPRENSA

12 de MARÇO DE 2018: JUDÔ INICIA TEMPORADA SENDO CAMPEÃO

O IFPA Campus Belém consagrou-se, no último sábado, 10, com a conquista do primeiro troféu do ano: o I Circuito Paraense de JudôTorneio Agostinho Maciel. Com 14 medalhas de ouro, 5 de prata e 2 de bronze, o Instituto Federal foi o grande campeão, outro fato que pode-se destacar é que a equipe está treinando a pouco mais de dois meses, desde o retorno do Professor Alam Saraiva do seu doutorado.

O Circuito, promovido pela FPAJU - Federação Paraense de Judô, foi realizado no Ginásio SESI, contou com a participação de 346 atletas, sendo 4 clubes do interior (Associação Rio Caetê, Escola Mascote, AMAM e Associação Pinheiro) e 16 da capital. O evento teve início dia 09 de março, no Colégio Santo Antônio, onde houve a apresentação das informações gerais do evento, distribuição dos crachás para os técnicos homologados e apresentação das chaves. No sábado, 10, as disputas foram iniciadas, começando pelas categorias Mirim e Infantil, e, em seguida com as categorias Judô para Todos, Sub 18, Veteranos, Sub 13, Sub 21, Sub 15 e encerrando com categoria Sênior.

Com a classificação, o IFPA conquistou o maior número de vagas para o Campeonato Brasileiro Regional, que será realizado em Manaus, nos dias 27, 28 e 29 de abril. Esse ano, o instituto contou com 19 atletas inscritos em 28 categorias diferentes.

No quadro geral foram obtidos os seguintes resultados: 1º Lugar - IFPA, com 14 medalhas de ouro, 5 de prata e 4 de bronze; 2º lugar - Associação Veleiro, com 13 medalhas de ouro, 08 de prata e 05 de bronze; 3º Lugar - Associação Sensei Coelho, com 9 medalhas de ouro, 8 de prata e 2 de bronze; 4º Lugar – Escola Mascote, com 7 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze; e, 5º Lugar – ASFAM (Associação Souza Filho de Artes Marciais), com 7 medalhas de ouro, 1 de prata e 6 de bronze.

NOSSOS PARABÉNS AO PROFESSOR ALAM SARAIVA E À TODOS E TODAS DA COMISSÃO TÉCNICA.

Os medalhistas do IFPA são:

Ouro: SUB18 (-63KG) - Yasmim Caldas, SUB18 (-90KG) - Victor Hugo; SUB21 (-60KG) - Emanuel Silva, SUB21 (-73KG) - Ronald Gonçalves, SUB21 (-81KG) - Jhonata Rodrigues, SUB21 (+100KG) - Ageu David; SÊNIOR (-63KG) - Rosângela Ribeiro, SÊNIOR (-70KG) - D'ara Sousa, SÊNIOR (-60KG) - Emanuel Silva, SÊNIOR (-100KG) - Rafael Ribeiro, SÊNIOR (+100KG) - Geraldo Costa; MASTER (-63KG) - Rosângela Ribeiro, MASTER (-73KG) - Henrique Marques, MÁASTER (-81KG) - Ivanilson Martins.

Prata: SUB21 (-70KG) - D'ara Sousa, SUB21 (-66KG) - Rafael Vieira; SÊNIOR (-73KG) - Ronald Gonçalves, SÊNIOR (-100KG) - Davi Afonso; MASTER (-66KG) - Antônio Gleydson.

Bronze: SUB18 (-66KG) - Rafael Vieira; SUB21 (-73KG) - Higor Lima; SÊNIOR (-73KG) - Antônio Marconi, SÊNIOR (-90KG) - Alex Mauro.

PARABÉNS A TODOS OS NOSSOS ATLETAS.