Audiência Pública

Publicado: Sexta, 08 de Junho de 2018, 09h51 | Última atualização em Sexta, 08 de Junho de 2018, 09h51 | Acessos: 169

O IFPA Campus Belém estará promovendo nos dias 11 e 12 de junho o II Encontro de Setores Produtivos e Formação Profissional. Ressaltamos que no dia 12 será realizada uma Audiência Pública com a finalidade de ouvir os anseios da sociedade sobre o profissional formado pelo IFPA, visando a adequação de cursos, bem como possibilitar a oferta de novos cursos de acordo com as demandas do mundo do trabalho. Essa Audiência Pública será fundamental para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFPA para os próximos cinco anos. Ouvir a Comunidade é importante para que possamos continuar contribuindo com a formação do cidadão com qualificação, auxiliando para o desenvolvimento local e regional.

IFPA Campus Belém realiza encontro com setores produtivos em busca de parcerias

De um lado, um contingente enorme de trabalhadores desempregados. De outro, empresas com dificuldade em contratar profissionais capacitados. Nesse cenário, o papel das instituições de ensino técnico é cada vez mais estratégico. Pensando nisso, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém, promove o II Encontro de Setores Produtivos e Formação Profissional.

O evento, que será realizado de 11 a 12 de junho, é voltado para professores, técnicos, estudantes, representantes de grupos de trabalhos e pesquisa, entidades governamentais e não governamentais, instituições de ensino público e privado, e empresas locais.

“O IFPA é um aglutinador entre a geração, a exploração e a difusão do conhecimento no ensino técnico e profissionalizante. Reconhecemos a inovação como um poderoso aliado no esforço de elevar a competitividade nas empresas, dentro do cenário regional”, ressaltou o professor Hélio de Almeida, diretor de Extensão do IFPA Campus Belém e organizador do evento.

O Encontro pretende discutir e compartilhar experiências dos diversos setores participantes dos arranjos produtivos locais, estabelecer e fortalecer a articulação entre esses setores, a prospecção de estágio e emprego, bem como a oferta da educação profissional, inovação e transferência de tecnologia que são promovidas pelo IFPA.

“Ao longo do tempo, a natureza e o panorama da inovação mudaram, e daí veio a necessidade de uma formação cada vez mais direcionada ao mercado. Afinal, vivemos na era da ‘economia baseada em conhecimento’ e as empresas que atentam para isso criam um diferencial competitivo”, avaliou Ivo Paes, coordenador do Núcleo de Difusão de Tecnologias, Inovação e Extensão (NDTIE) do IFPA Campus Belém.

Paralelo ao Encontro, no dia 12, será realizada Audiência Pública com a finalidade de ouvir os anseios da sociedade sobre o profissional formado pelo IFPA, visando a adequação de cursos às demandas do mundo do trabalho.

O evento, promovido pela Diretoria de Extensão (DEX), tem o apoio e a participação da Pró-Reitoria de Extensão e de órgãos ligados aos setores que compõem o Arranjo Produtivo Local. Entre eles, Conselho da Mulher Empresária de Belém, Associação Empresarial de Ananindeua, Observatório Paraense do Mercado do Trabalho (UFPA), Instituto Evaldo Lodi (IEL/FIEPA), Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME).

Clique AQUI (http://eventos.ifpa.edu.br/index.php/espfp/espfp2018) e faça sua inscrição.

O que? II Encontro de Setores Produtivos e Formação Profissional

Quando? 11 e 12 de junho, das 9 às 13 horas

Onde? Auditório Central do IFPA Campus Belém (Av. Almirante Barroso, 1155 - Marco)

Quanto? Gratuito