IFPA recebe visita de pesquisador do INPE

• Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 22h42
  • Última atualização em Sexta, 19 de Novembro de 2021, 22h49

Na tarde da última quinta-feira (18), foi realizada uma reunião de trabalho entre o Instituto Federal do Pará (IFPA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com o intuito de fortalecer e estreitar parcerias.

A visita do INPE teve como represente o pesquisador sênior Antônio Ocimar Manzio e correu no campus Belém do IFPA com a presença do reitor Cláudio Alex Jorge da Rocha, do Diretor-Geral Raimundo Otoni, dos diretores de Pesquisa e de Extensão do campus Belém, Reginaldo da Silva e Jair Lobo, além dos professores Hardiney Martins e Cléo Quaresma, que coordenam o Grupo de Pesquisa “Investigação Teórica e Experimental em Física Atmosférica do IFPA.

A relevância da articulação de parcerias entre as instituições se reforça sobretudo porque, também neste dia 18 de novembro, o INPE divulgou que, entre agosto de 2020 e julho de 2021, houve uma alta de 22% no desmatamento no Estado do Pará, em comparação com mesmo período de 2019.

Durante a reunião, os pesquisadores dialogaram sobre possibilidades de implementar ações de cooperação técnica e parcerias entre as duas instituições a fim de desenvolver pesquisas que tenham como foco a compreensão acerca de processos de interação entre solo-floresta-atmosfera, um tema de extrema relevância no cenário de mudanças climáticas.

Sobre o INPE

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é um instituto federal brasileiro dedicado à pesquisa e exploração espacial, criado em 1961. O instituto tem instalações em doze cidades estratégicas, dentre elas Belém (PA).

A Missão do INPE é promover e executar estudos, pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico e capacitação de recursos humanos, nos campos da Ciência Espacial e da Atmosfera, das Aplicações Espaciais, da Meteorologia e da Engenharia e Tecnologia Espacial, bem como em domínios correlatos, conforme as políticas e diretrizes definidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

As atividades atualmente desenvolvidas pelo INPE buscam demonstrar que a utilização da ciência e da tecnologia espacial, pode influir na qualidade de vida da população brasileira e no desenvolvimento do País.