Projeto de professor do IFPA Campus Belém ganha o 1º Lugar Estadual na 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

• Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 21h05
  • Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 21h06

O conceito de educação empreendedora está ligado a ideias inovadoras no mercado de ensino e na apresentação de um plano para estimular o desenvolvimento de habilidades que estão presentes em alguns empreendedores. Uma educação empreendedora preza por estimular o pensamento crítico, a análise de problemas mais complexos e a busca por soluções inteligentes para eles, foi pensado nisso que SEBRAE criou o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, que tem o objetivo de reconhecer o trabalho de professores brasileiros que tenham implementado práticas, cursos e projetos de Educação Empreendedora.

Com o tema “Práticas Educacionais Aplicadas: inovações metodológicas para a formação empreendedora”, o projeto do professor Jordanio Silva Santos, do IFPA Campus Belém, foi um dos participantes deste ano e ganhou o 1º lugar estadual na 2ª edição do prêmio, na Categoria Educação Profissional, além do 1º lugar nessa categoria, o IFPA conquistou ainda o 2º lugar com projeto do professor Wagner Luiz Nascimento do Nascimento, do IFPA Campus Breves e o 3° lugar, com o projeto da professora Ana Célia Barbosa Guedes, também do IFPA Campus Breves. A cerimônia de premiação ocorreu sexta-feira, 10 de dezembro de 2021, na sede do SEBRAE, em Belém.  No evento foram conhecidos os finalistas e vencedores das cinco categorias do Prêmio: Ensino Fundamental (Anos Iniciais), Ensino Fundamental (Anos Finais), Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior.

O PROJETO

Coordenado pelo professor Jordanio Silva Santos, do IFPA Campus Belém e com a colaboração do professor Walery Costa dos Reis, do IFPA Campus Paragominas, o projeto “Práticas Educacionais Aplicadas: inovações metodológicas para a formação empreendedora”, tem como objetivo desenvolver comportamento e competências empreendedoras dos alunos, aproximando-os das demandas reais do mercado competitivo. O projeto encontra-se alinhado as Diretrizes Curriculares Nacionais que destacam a necessidade de que a formação do docente da Educação Profissional e Tecnológica, além do bom domínio dos saberes pedagógicos necessários para conduzir o processo de aprendizagem de estudantes, requer o desenvolvimento de saberes e competências profissionais, associados ao adequado domínio dos diferentes saberes disciplinares referentes ao campo específico de sua área e utilize-os para a solução de problemas do mundo do trabalho e ao empreendedorismo inovador.

O projeto pauta-se também no reconhecimento do papel estratégico da prática docente. A indicação é que o docente saiba fazer e saiba ensinar, que estimule o comportamento empreendedor nos discentes e assim, possam aplicar os saberes diretamente ao mundo do trabalho, no setor produtivo objeto do curso. Nesse sentido, todas as disciplinas são ministradas com a metodologia de projetos, sempre aplicada a problemas de mercado.

COM A “MÃO NA MASSA”

De acordo com o professor Jordanio Santos, coordenador do projeto, as práticas de empreendedorismo adotadas foram realizadas no IFPA Campus Belém, onde os alunos promoveram soluções técnico-científicas a partir da aplicação das disciplinas a problemas reais de empresas participantes do projeto, com diagnósticos de mercado, onde o cotidiano dos negócios foi analisado frente as diferentes metodologias de aplicação das disciplinas cientificas. Foram incorporadas à essas iniciativas, ações empreendedoras realizadas também no IFPA Campus Paragominas, em parceria com o professor Walery Costa dos Reis e demais professores e discentes do curso de administração subsequente, onde foi realizado coletivamente as iniciativas do "Startups Criativas na Amazônia", "Consultorias Estratégicas" e "Bota para Empreender".

PROTAGONISMO E CONQUISTAS

O coordenador do projeto, professor Jordanio, destacou o protagonismo dos alunos e professores para a conquista do prêmio ao IFPA.

“Estou muito feliz com esse importante reconhecimento do SEBRAE, que é uma instituição que credencia práticas inovadoras e comportamento empreendedor de alto nível no Brasil. É um prêmio ao Instituto Federal do Pará, pois os três contemplados nessa categoria são professores do IFPA. De nossa parte, temos a certeza de que este prêmio consagra sobretudo nosso discentes que fizeram e fazem acontecer, mesmo em tempos de distanciamento social. O que submeti foram produtos realizados com o protagonismo de nossos alunos. Viva nossos professores e alunos empreendedores que acreditam na transformação de vidas pela educação”, destaca o professor Jordanio Silva Santos.

Nesta 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, o Pará foi o quarto estado com o maior número de inscritos em âmbito nacional e o primeiro lugar na região norte, com 42 inscritos. Os professores finalistas foram de oito municípios do estado: Belém, Ananindeua, Breves, Juruti, Tracuateua, Soure, Gurupá e Rondon do Pará.

RANKING DA CATEGORIA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

1° lugar