Projeto vinculado ao Programa IF Mais Empreendedor Nacional 2021 realiza evento de encerramento

• Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2021, 22h50
  • Última atualização em Sábado, 18 de Dezembro de 2021, 08h06

O Projeto “Remodelagem Criativa de Negócios: o ensino empreendedor conectado a soluções inovadoras de mercado” foi um dos contemplado na chamada nacional do Programa IF Mais Empreendedor Nacional, edição 2021. No IFPA foram sete projetos contemplados, sendo que o de Remodelagem Criativa de Negócios foi executado no Campus Belém, sob coordenação do prof. Jordanio Silva Santos. No escopo de projeto era previsto a etapa de encerramento, denominada I Mostra de Remodelagem Criativa de Negócios, que ocorrerá no dia 18/12/21, das 8:30 às 12:00, on-line, via plataforma google meet.

A I Mostra de Remodelagem Criativa de Negócios é a etapa de socialização dos resultados das pesquisas e aplicações dos bolsistas, organizado para que eles realizem as apresentações do Plano de Negócios (Remodelagem) aos empresários, a alunos do IFPA e público interessado.

Inscrição de participante

A inscrição pode ser realizada por todos os interessados em participar do evento. Haverá emissão de certificados aos participantes. O link para acessar a sala virtual está disponível na página do evento (https://sigeventos.ifpa.edu.br/evento/MRCN2021), na parte da programação. Link de acesso à sala virtual do meet> meet.google.com/ehp-xecy-ntp.

Para se inscrever basta clicar no canto superior direito da tela (menu acessar) e fazer o login com a mesma senha do SIGAA (no caso de servidores e discentes). Os participantes externos precisam realizar o cadastro (opção cadastre-se) e gerar a senha antes de entrar.  Em seguida, acesse clicando na opção sem vínculo.

Equipe do projeto

A equipe do projeto foi composta por 06 bolsistas, 03 servidores colaboradores internos e 04 colaboradores externos. Os bolsistas promoveram a remodelagem de 05 empreendimentos econômicos em funcionamento na cidade de Belém-PA (Cartório Santiago Teixeira, Imaginaria Entretenimentos, Boteco do Espeto na Brasa, Escola Berço de Belém e Casa Sete).

A dinâmica de funcionamento do projeto contemplou desde o início, o protagonismo dos bolsistas, a realização de trabalhos em equipe, a comunicação sem barreiras e muito entusiasmo. Dessa forma, após cada sessão de modelagem surgiam as contribuições de melhorias aos empreendimentos, potencializando pela evolução dos bolsistas no domínio das temáticas a serem incorporadas às análises dos negócios afetados pela pandemia.

Habilidades e competências discentes

O processo de trabalhos em equipe proporcionou resultados importantes como: Desenvolvimento pessoal, Melhorias na capacidade do trabalho em equipe, Desenvolvimento de habilidades e atitudes empreendedoras, autonomia discente no processo de aprendizagem, aproximações ao mundo do empreendedorismo, maior poder de argumentação e objetividade; e valorização do conhecimento disciplinar que foram aplicados nas etapas do projeto.

No âmbito do ensino, pesquisa e extensão, a essência do projeto foi potencializar a capacidade de aprender fazendo. Os comandos para as atividades eram realizados de forma antecipadas, direcionando-os para a realização de diagnósticos, sempre priorizando o protagonismo dos bolsistas, mediadas pelo coordenador, com as contribuições dos colaboradores do projeto. Isso exigia que realizassem pesquisas prévias, promovessem análises aplicadas aos segmentos de negócios, avaliassem as melhores alternativas e promovessem as socializações em encontros síncronos.

Segmentos econômicos atendidos

Serventia extrajudicial de notas e registro civil de pessoas naturais;
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas;
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo;
Restaurantes e similares;
Educação infantil;

Cursos de vínculo dos bolsistas

Cursos de Tecnologia em Gestão hospitalar, Tecnologia em Gestão Pública, Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação e Licenciatura em Ciências Biológicas.

Coordenação no IFPA

Coordenador do Projeto: Prof. Jordanio Silva Santos / Campus Belém