Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
CERTIFICADOS

Veja as orientações para receber certificação do ENCCEJA ou ENEM

  • Publicado: Quarta, 12 de Janeiro de 2022, 11h23
  • Última atualização em Quarta, 12 de Janeiro de 2022, 11h23
  • Acessos: 6299

01) Quais os requisitos necessários para garantir o Certificado do Ensino Médio com base nas notas obtidas no ENCCEJA? 

Para que o participante do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos tenha direito à Certificação, é necessário: 

- Ter indicado, no ato da inscrição para o exame, o IFPA/Campus Belém como Instituição Certificadora; 

- Ter atingido o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e o mínimo de 5,0 (cinco) pontos na Redação.

 OBS¹: para ser considerado habilitado na área de “Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação”, o requerente deverá obter o mínimo de 100 (cem) pontos nesta área simultaneamente com o mínimo de 5,0 (cinco) pontos na Redação na mesma edição do exame.

 OBS²: caso não atinja a pontuação mínima em todas as áreas numa única edição do exame, poderá apresentar resultados de outras edições para complementar as áreas.

 02) Possuo os requisitos para ser certificado pelo ENCCEJA, como solicitar (1ª via) meu Certificado do Ensino Médio – ENCCEJA?

Acessar o site https://certificado-encceja.ifpa.edu.br/, preencher o formulário eletrônico indicando o ano do ENCCEJA e o tipo de documento desejado (Certificado).

Preencher e assinar a Declaração de que não possui o Ensino Médio completo e o Requerimento de Certificação ENCCEJA e anexar todos os documentos listados no requerimento. Digitalizar toda a documentação em arquivo único (PDF) e enviar ao Protocolo Geral, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para abertura de processo. O prazo para expedição é de 60 (sessenta) dias a contar da data de formalização do processo.

 Acesse a Declaração AQUI: https://belem.ifpa.edu.br/docpublic/2020-1/agosto/279-encceja-declaracao-ensino-medio-incompleto

 Acesse o Requerimento AQUI: https://belem.ifpa.edu.br/docpublic/diretorias/diretoria-de-ensino-den/269-9-requerimento-de-certificacao-encceja-2019 

03) Como solicitar a 2ª via do Certificado do Ensino Médio – ENCCEJA?

Deverá ser formalizado novo processo, seguindo o mesmo procedimento da solicitação da 1ª via. 

04) Realizei o ENCCEJA e indiquei o IFPA Campus Belém como Instituição Certificadora, porém não atingi a pontuação mínima em todas as áreas. Como solicitar uma Declaração Parcial? 

O participante do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos que tenha atingido a pontuação mínima apenas em 04 ou menos áreas não terá direito ao Certificado, no entanto poderá receber uma Declaração Parcial de Proficiência acessando o site https://certificado-encceja.ifpa.edu.br/, preenchendo o formulário eletrônico indicando o ano do ENCCEJA e o tipo de documento desejado (Declaração). Após o preenchimento do formulário, a Declaração é gerada automaticamente e impressa pelo próprio requerente. 

OBS: A Declaração Parcial de Proficiência impressa no site possui autenticação digital fornecida pelo sistema, portanto não necessita de assinatura.

 

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

ORIENTAÇÕES PARA CERTIFICAÇÃO DO ENEM

 01) Quais os requisitos necessários para garantir o Certificado do Ensino Médio com base nas notas obtidas no ENEM? 

Para que o participante do Exame Nacional do Ensino Médio tenha direito à Certificação, é necessário:

- Ter realizado o ENEM até a edição de 2016 (a partir de 2017, a Certificação é somente pelo ENCCEJA); 

- Ter indicado, no ato da inscrição para o exame, o IFPA/Campus Belém como Instituição Certificadora; 

- Ter atingido o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação. OBS: caso não atinja a pontuação mínima em todas as áreas numa única edição do exame, poderá apresentar resultados de outras edições para complementar as áreas. 

02) Possuo os requisitos para ser certificado pelo ENEM, como solicitar 1ª via do meu Certificado do Ensino Médio – ENEM?

- Acessar o site https://certificado-enem.ifpa.edu.br/, preencher o formulário eletrônico indicando o ano do ENEM e o tipo de documento desejado (Certificado). 

- Preencher e assinar a Declaração de que não possui o Ensino Médio completo e o Requerimento de Certificação ENEM e anexar todos os documentos listados no requerimento. Digitalizar toda a documentação em arquivo único (PDF) e enviar ao Protocolo Geral, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para abertura de processo. O prazo para expedição é de 60 (sessenta) dias a contar da data de formalização do processo. 

- Acesse a Declaração ENEM AQUI. https://belem.ifpa.edu.br/docpublic/2020-1/agosto/278-enem-declaracao-ensino-medio-incompleto

 - Acesse o Requerimento ENEM AQUI. https://belem.ifpa.edu.br/docpublic/diretorias/diretoria-de-ensino-den/280-requerimento-certificacao-enem

 03) Como solicitar a 2ª via do Certificado do Ensino Médio – ENEM?

Deverá ser formalizado novo processo, seguindo o mesmo procedimento da solicitação da 1ª via. 

04) Realizei o ENEM e indiquei o campus Belém do IFPA como Instituição Certificadora, porém não atingi a pontuação mínima em todas as áreas. Como solicitar uma Declaração Parcial? 

O participante do Exame Nacional do Ensino Médio tenha direito à Certificação que tenha atingido a pontuação mínima apenas em 04 ou menos áreas não terá direito ao Certificado, no entanto poderá receber uma Declaração Parcial de Proficiência enviando e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando a Declaração e anexando cópia digitalizada dos seguintes documentos: RG ou documento de identidade válido, CPF, comprovante de endereço e Boletim individual de resultados do ENEM (obtido no site https://inep.gov.br).

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->