É NESTA QUARTA, 16: Coordenações dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação promovem palestra sobre Redes Elétricas com professor da Concordia University do Canadá

• Publicado: Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 18h53
  • Última atualização em Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 23h15

As coordenações dos Cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação do IFPA Campus Belém irão promover nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, a Palestra AC AND DC RESIDENTIAL NANOGRIDS, com o professor Luiz Antonio Correa Lopes, da Concordia University do Canadá.  A palestra será transmitida ao vivo no canal do YouTube do IFPA Campus Belém.

AND DC RESIDENTIAL NANOGRIDS, são Pequenas redes elétricas residenciais em Corrente Alternada e Continua.  Com a possiblidade de produção de energia elétrica em casas e prédios a partir de fontes como fotovoltaica ou eólica, aliada ao armazenamento do excedente dessa produção em baterias, Nanogrids representam o futuro para edificações deste porte virarem redes elétricas de pequena escala, consistindo em células de uma Microgrid, que de uma forma mais geral representam uma Smart Grid. Os diferentes tipos de sistemas de geração e cargas, com tensões do tipo CC e AC, obrigam as Nanogrids a possuírem diversos tipos de conversores estáticos com um sistema de controle central que perimitirá realizar o fluxo de potência entre fontes, cargas e sistemas de armazenamento, assim como a interligação com a rede elétrica da concessionária. A palestra a ser abordada apresentará os diversos tipos de configurações de Nanogrids CA e CC com foco no sistema de controle e conversores para realizar essa função.

CURRÍCULO

O professor Luiz Antonio Correa Lopes é brasileiro, mora no Canadá há mais de 10 anos, possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Electrical Engineering - McGill University (1996). Atualmente é professor da Concordia University (Montreal, Quebec, Canadá) no departamento de engenharia elétrica e de computação. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas distribuídos de energia, energias renováveis, Microgrids, Eletrificacao de transportes, controle de conversores eletrônicos de potência.

PALETRA AC AND DC RESIDENTIAL NANOGRIDS

DATA: 16/02/2022

HORA: 15h

LOCAL: canal do YouTube do IFPA Campus Belém.