Alunos de Guia de Turismo realizam Micro Estágio no Maranhão

Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 17h59 | Última atualização em Quinta, 04 de Outubro de 2018, 18h02 | Acessos: 944

O Maranhão foi o destino do 3º Micro Estágio dos alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo do IFPA Campus Belém. No período 10 a 16 de setembro, os discentes da turma M1333TA percorreram os municípios de Barreirinhas, São José de Ribamar, Raposa e São Luís, todos no Estado do Maranhão.  A prática de ensino foi conduzida pelos professores Bernardo Costa Junior e Renan Nogueira, docentes lotados no Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer.

O grupo embarcou na madrugada do dia 10, rumo a Barreirinhas. No decorrer da viagem, a turma executou atividades orientadas pelos docentes, como checklist do veículo; etiquetagem das bagagens; procedimentos de embarque; speech inicial; apresentação dos municípios; serviço de bordo; atividades de lazer e recreação; sightseeing em Barreirinhas.

No dia 11, os alunos realizaram city your pela Orla de Barreirinhas; visita técnica numa agência de turismo; apresentação do Rio Preguiças; e by night pelo centro urbano de Barreirinhas. No dia 12, o grupo seguiu em direção ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, acompanhado de um condutor local cadastrado pelo ICMBio. O passeio teve início no vilarejo de pescadores de Atins, onde foi realizada uma visita técnica para conhecer a infraestrutura hoteleira, seguido de um sightseeing pelos Lençóis Maranhenses, com uma parada na Lagoa Esmeralda.

No dia 13, a turma dirigiu-se até a cidade de São Luís. Na programação, visita ao Centro Histórico, com visitas ao Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Museu do Reggae, entre outros. No dia seguinte (14/9), os alunos foram conduzidos por guia de turismo maranhense credenciada no Cadastur até os municípios de São José de Ribamar (conheceram Igreja de São José de Ribamar, Monumento a São José de Ribamar, Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Centro de Cultura e Turismo Alcione Ferreira) e Raposa (visitaram o centro de artesanato e de rendeiras de Raposa e as fronhas maranhenses). No retorno a São Luís, o grupo realizou um by night e conferiu as manifestações culturais como Bumba Meu Boi e Tambor de Mina.

No dia 15, o roteiro incluiu city tour pela Orla do Calhau, Lagoa Jansen, mercado municipal e centro de artesanato. Em seguida, o grupo realizou os procedimentos de check-out no hotel e seguiu em direção a Belém.

“Essa experiência foi extremamente valiosa na formação de cada discente, pois os alunos vivenciaram e colocaram em prática todas as orientações e técnicas ensinadas no decorrer do curso de Guia de Turismo. Sendo assim, esse micro estágio apresenta-se com uma amostra da realidade, na qual cada um terá que planejar, organizar e executar na sua futura vida profissional”, comentou o coordenador do Curso de Guia de Turismo, professor Bernardo Costa Junior.

Clique AQUI e confira as fotos da viagem.