Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2017, 15h19 | Última atualização em Terça, 09 de Outubro de 2018, 15h34 | Acessos: 131

Baixe aqui a Cartilha sobre o trabalho de prevenção de acidentes de trabalho em escolas

Na próxima quarta-feira, dia 10 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas. A data foi instituída pela Lei Federal nº 12.645 de 16 de maio de 2012, para que a temática seja debatida no ambiente escolar, aproximando a escola e o mundo da segurança e saúde do trabalhador.

A ideia surgiu de um ato de cidadania de um técnico de segurança do trabalho que passou a desenvolver voluntariamente ações educativas de cunho preventivo em escolas do Rio de Janeiro. Com base nessa experiência, ele elaborou e encaminhou ao Senado o projeto de lei que resultou na instituição de um dia dedicado à segurança e à saúde nas escolas.

Educar para a cidadania é uma das principais funções sociais da escola, e ter consciência disso implica em reconhecer quão ampla e complexa é sua tarefa. Em meio à diversidade de temas e situações educativas que devem compor o percurso de formação para – e pela cidadania –, as questões referentes ao mundo do trabalho certamente não podem ficar de fora, especialmente as que se relacionam à Saúde e à Segurança de quem trabalha, isto é, dos trabalhadores.

Quantidade de acidentes do trabalho em ano de 2017 no estado do Pará e no Brasil respectivamente são 9.325 e 549.405, segundo ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE ACIDENTES DO TRABALHO AEAT 2017

Esses dados, por si só, mostram o quanto é importante que a problemática da segurança e saúde do trabalhador não se restrinja ao mundo do trabalho, mas passe a ser incorporada o mais cedo possível no cotidiano dos nossos alunos, pois esperar que eles cheguem ao mundo do trabalho para, somente depois disso terem contato com a questão da segurança e saúde no trabalho não é o melhor caminho, uma vez que pode não haver tempo para que isso aconteça, conforme demonstram as estatísticas.

Fonte:  Jefferson Peixoto da Silva

Mais informações no link: http://www.fundacentro.gov.br/dia-10-de-outubro/por-que-sst-nas-escolas