Alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo realizam microestágios regionais nos municípios da região do Caeté

• Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2022, 16h09
  • Última atualização em Quarta, 18 de Mai de 2022, 15h19

No período de 25 à 29 de abril de 2022, a turma M1333ND do Curso Técnico de Guia de Turismo realizou microestágios regionais nos municípios da região de integração do rio Caeté. Os discentes tiveram a oportunidade de conhecer os empreendimentos e atrativos turísticos dos municípios de Salinópolis, São João de Pirabas e Bragança.  A atividade de ensino foi conduzida pelos professores Anaryê Rocha, Bernardino Costa e Renan Nogueira, da Coordenação de Guia de Turismo do IFPA Campus Belém.

Na manhã do dia 25 de abril, os alunos saíram do Campus Belém rumo a Salinópolis. Ao longo do trajeto, os discentes realizaram atividades de apresentações dos municípios, procedimentos de embarque e desembarque, atividades de lazer e recreação, e serviço de bordo. Em Salinópolis, após a realização do check-in do hotel, os alunos visitaram a Fonte do Caranã, o Farol do Cidade, Orla do Maçarico, Praia da Corvina, Praça dos Pescadores e seguiram por meio de um river tour para conhecer a Praia Ponta do Espadaste e visualizar a Orla de Salinas.

No dia 26 de abril, o grupo seguiu em direção ao município de São João de Pirabas, onde foram recebidos pelos secretários municipais Jean Barbosa, da PIRABASTUR, e Tadeu Freitas, da SEMAG, com um café da manhã de produção regional do Empório da Vaquinha.  Em seguida, com saída do porto da cidade conheceram os atrativos naturais do município como a Ilha de Fortaleza, Pedra Mística do Rei Sabá e a Ilha de Croa Nova. Em retorno ao município, o grupo realizou visita ao Balneário do Pitiú, além de comunidades locais de produção regional de mel, pimenta, licores e derivados da mandioca.

Após o check-out, no dia 27 de abril, o grupo se dirigiu ao município de Bragança, onde os discentes realizaram os procedimentos para o almoço e seguiram para a realização de visitas técnicas no tradicional Instituto Santa Teresinha, o Museu de Arte Sacra de Bragança e Igreja Nossa Senhora do Rosário. No início da noite foram recebidos pelo chef de cozinha Alessandro Oliveira para uma imersão gastronômica no Restaurante Baiuca, onde tiveram a oportunidade de assistir uma aula show e degustarem pratos com base da Farinha de Bragança.

Ainda em Bragança, no dia 28 de abril, os discentes visitaram o empreendimento turístico Kiall, localizado na Vila de Pescadores em Ajuruteua, onde os alunos conheceram a pousada e restaurante, e em seguida caminharam na Trilha do Ajuru, conduzido pela proprietária do estabelecimento, Merylinn Oliveira. No período da tarde os discentes visitaram a Casa de Cultura de Bragança e assistiram uma palestra sobre a Trilha Amazônia Atlântica, ministrada pelo integrante Allen de Jesus, depois seguiram por um city tour pelo Centro Histórico e conheceram o Liceu de Música, o Museu Teatro da Marujada, o Coreto da Praça, Igreja de São Benedito e Orla de Bragança.

Para finaliza, no dia 29 de abril, os alunos foram ao Mirante de São Benedito e visitaram o popular Mercado Municipal, encerrando as atividades de campo do microestágio e retornando a Belém. O docente e coordenador do curso professor Bernardo Costa, descreveu a importância dessas atividades para os alunos. “Essa experiência vivida pelos discentes do Curso Técnico em Guia de Turismo é muito importante, pois os alunos colocam em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula em campo, dessa forma, cada o aluno sai da instituição preparado para atuar no mercado de trabalho”, destaca.