Curso Pedagogia Sistêmica na Educação | Oferta

Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 10h18 | Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 11h32 | Acessos: 2251

O IFPA Campus Belém está com inscrições abertas para o Curso de Extensão “Pedagogia Sistêmica na Educação”, promovido pelas professoras Dra. Sabina Andrade e Ma. Maria das Neves Peres.

A atividade é voltada aos profissionais e/ou estudantes da área de Educação (a clientela estudantil deve estar cursando Pedagogia), além daqueles que exerçam alguma atividade ligada à prática do pensamento sistêmico.

O objetivo do curso é proporcionar vivências de dinâmicas que mostrem como elucidar problemas com turmas de alunos e/ou pessoas independente de atividade escolar. Trata-se do primeiro curso oferecido pelo projeto “Constelações Familiares e Pedagogia Sistêmica na Educação”, aprovado pelo Edital CPEx nº 005/2019–DG/DEX.

Serão ofertadas 20 (vinte) vagas e os interessados deverão se inscrever pelo linkhttps://forms.gle/C36jttvJdc5wcdhp8 até o dia 30 de junho. Os selecionados deverão apresentar os seguintes documentos:

1. a) Declaração de trabalho/estudante na área de Educação ou profissionalde atividade ligada à pratica do pensamento sistêmico;
  2. b) Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
  3. c) Comprovante de Residência.

Em caso de empate, o desempate será feito considerando quem tiver a maior idade, para profissionais. E para estudantes terão prioridade, além de mais idade, os alunos de escola pública.

Saiba mais sobre o curso:

O curso terá duração de 40 horas distribuídas em 10 (dez) semanas, sempre às segundas, das 14 às 18 horas, e compreenderá os tópicos:

1) Estrutura sistêmica da família.

* Multigeracionalidade da função materna e da função paterna e suas consequências nas dinâmicas sistêmicas.

* A completude sistêmica da vida nos filhos – a soma dos pais em si e a dívida da vida

* Os irmãos, sua ordem e a dinâmicas.

* Filhos com dificuldades: o amor e lealdade ao sistema familiar, principais transtornos e comportamentos sintomáticos.

* Famílias - ordem, equilíbrio e pertencimento.

* Adoção na família: os pais adotivos e o adotado, os pais biológicos.

2) Genograma

* Linha do tempo e as posições dos bonecos, ancoras de mesa e solo.

* As lealdades de pertencimento e as dinâmicas sistêmicas – “eu por você”- “eu como você”- “eu sigo você” – mecanismo de projeção, dissociação, indiferenciação e transferência.

3) A conexão através do fio invisível, com utilização de objetos.

* "Eu vejo você".

A certificação será feita para os alunos que tiverem participação de no mínimo 80% (oitenta por cento) da carga horária, além de conceito Aprovado em todas as apresentações das dinâmicas praticadas durante o curso.