Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Artigos

Manas da TI: evento discute a diversidade no mundo da tecnologia

Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 12h32 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 08h21 | Acessos: 1265

Você já percebeu que os homens são maioria nos cursos e nas profissões de Tecnologia e Engenharia? Quais seriam os fatores que inibem o público feminino a atuar nessas áreas? Essas e outras questões serão debatidos no Encontro Manas da TI: Mulheres que inspiram, que será realizado no dia 24 de junho, no Auditório Central do IFPA Campus Belém.

O evento é uma atividade promovida pelo projeto de extensão “Meninas Digitais do IFPA“ (PIBEX/2019), coordenado pela professora Gabryella Rodrigues, do Curso de Telecomunicações, em parceria com o grupo Manas da TI. Segundo as organizadoras, a proposta do encontro é motivar meninas estudantes a considerar a TI como uma opção de carreira e também encorajar outras mulheres que já trabalham na área a problematizar a falta de diversidade em seus ambientes de trabalho.

O evento é gratuito e aberto para meninas – e meninos! - que atuam ou desejam atuar em tecnologia e/ou querem saber mais sobre o tema. Não é necessário nenhum pré-requisito para participar das oficinas e serão disponibilizados certificados para contabilizar atividades complementares.

Para mais informações: https://www.even3.com.br/manasdigitais2/

Saiba mais sobre o projeto - O projeto Meninas Digitais do IFPA prevê a realização de práticas de caráter motivacional e informativo com alunas de Ensino Médio da região metropolitana de Belém do Pará, visando a equidade de gênero nas carreiras e cursos das áreas de Computação e Tecnologias da região através do incentivo e promoção da participação feminina. As atividades serão desenvolvidas em cinco escolas de ensino médio do município de Ananindeua. Entre as ações, estão previstas a produção de materiais informativos sobre os cursos e carreiras de Computação e Tecnologias, além de capacitação para alunas de Ensino Médio e Ensino Superior sobre conteúdos relativos à programação, desenvolvimento de jogos e aplicativos móveis.

 Confira a Programação:

8h às 8h30 - Credenciamento

8h30 - Palestra de Abertura "Mulheres na TI: codando a igualdade" com Profª Danielle Couto da UFPA Campus Ananindeua (Link especial com Danielle Monteiro, da Microsoft Regional Director/SP).

9h30 - Roda de conversa sobre "A importância das Mulheres no Mercado de Trabalho de TI" com Larissa Guimarães, Mobile Developer DISYS/SP; Lu Souza, da Comunidade Ta Safo; e Marcelo Sá, da Jambu Tecnologia.

10h30 - Roda de conversa sobre "Carreiras Femininas na TI: como chegar lá?" com Cássia Kahwage, do Instituto Evandro Chagas (Link especial com Gabriella Cruz, Consultora Sênior Mooven Consulting/SP; Michelle Iglesias, da Prodepa e Thayssa Rocha, da BB Tecnologia e Serviços.

14h às 18h - Oficinas Manas Digitais

Oficina de App Inventor: desenvolvendo aplicativos Android
Ana Portilho, aluna do curso de Tecnologia em Geoprocessamento (UFPA), e Gabriella Barros, aluna do curso de Tecnologia em Redes de Computadores (UNAMA) - bolsistas PIBIC CNPq "Meninas Digitais de Ananindeua".

Oficina de Geotecnologias com Drone

Tatiana Pará, Engenheira Agrônoma pela UFRA, Especialista em Geotecnologias pela Estácio. Mestrado profissional em andamento em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendedorismo Agroalimentares (IFPA). Professora do IFPA/Castanhal. Responsável pelo Laboratório de Geoprocessamento IFPA/Castanhal. Membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas.

Oficina de Arduíno: introdução a robótica

Ariane Costa, graduada do curso de Tecnologia em Telecomunicações (IFPA), voluntária das "Meninas Digitais de Ananindeua" e André França Professor CEAM voluntário de coração das Manas Digitais.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página