IFPA - Campus Belém fortalece parcerias institucionais e converte álcool que será distribuído pela rede de saúde do município

• Publicado: Terça, 31 de Março de 2020, 13h51
  • Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2020, 13h18

Em mais uma ação de combate ao coronavírus, o IFPA - Campus Belém mostrou que solidariedade e tecnologia são capazes de resultados concretos em prol da sociedade. Fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Prefeitura de Belém, professores do curso de Química converteram 300 litros de álcool etílico PA para álcool líquido 70%, que foram distribuídos pela rede de saúde do município e cuja manipulação ficará restrita aos profissionais da área.

Durante dois dias, os professores Rogilson Porfirio, Marcelo Vilhena, Ramon Kleiton, Negrão Neto, Patricia da Luz, Claudio Wellington e Johny Oliveira estiveram trabalhando no Laboratório de Química para a conversão do produto. De acordo com o professor Rogilson Porfírio, o material foi transformado em álcool antisséptico de amplo espectro. “Para isso, na formulação, usamos álcool PA, peróxido, glicerol e água destilada. Tudo nas proporções recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e seguindo as orientações da Nota Técnica (3/2020/SEI/DIRE3/Anvisa) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”.

Ao todo, foram entregues 72 galões de cinco litros de álcool líquido 70%, porcentagem ideal para a desinfecção de superfícies e higienização das mãos. “O IFPA é nosso parceiro e, neste momento de dificuldade para aquisição do produto, devido à grande procura, se colocaram à disposição para realizar a transformação do álcool”, declarou a Dra. Leila Flores, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma (DEVS).

Segundo a professora Helena Cunha, coordenadora do Grupo Especial de Prevenção ao Coronavírus, criado no Campus Belém para enfrentar a pandemia, outras parcerias devem ocorrer. “Uma das metas do Plano de Ação desenvolvido pelo Grupo é justamente aproximar o IFPA Campus Belém de outras instituições públicas para que sejam firmados acordos de cooperação mútua. Mais do que nunca, o Instituto Federal deve mostrar para a comunidade seu compromisso ético e responsabilidade social. Com o apoio da Direção Geral, estamos à disposição para colaborar no que for preciso”, afirmou.

Responsabilidade social – Não é a primeira vez que o IFPA Campus Belém desenvolve ações em prol da sociedade. Professores e alunos de diversos cursos, atuam em projetos de extensão que têm como objetivo final melhorar, direta ou indiretamente, as condições de vida da população.

É o caso, por exemplo, da pesquisa de controle da oxidação do açaí, coordenado pelo professor Rogilson: “Buscamos identificar as causas - naturais ou não - da degradação do suco de açaí in-natura, após o seu processamento”.

Ou, ainda, do trabalho realizado pela professora Elza Leão, do curso Técnico de Mecânica, intitulado “Construção de banco de filtração de água de rio em 3 estágios fabricado em cerâmica extrativada e carvão ativado oriundo de caroço de açaí”. O projeto, premiado nacionalmente, pretende assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para comunidades ribeirinhas.

“Temos inúmeros exemplos de ações e projetos desenvolvidos por professores, técnicos e alunos do IFPA - Campus Belém que têm como finalidade o bem comum. Essa é a nossa missão: colaborar para o avanço econômico e social, local e regional. Especialmente nesse momento crítico pelo qual estamos passando, nossa atuação é ainda mais estratégica”, declarou o professor Raimundo Otoni, Diretor Geral do IFPA Campus Belém.