Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Artigos

PPGEMAT Apresentação

Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2016, 12h44 | Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2016, 12h02 | Acessos: 948

 

APRESENTAÇÃO

 Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - PPGEMAT

O Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais foi submetido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no ano de 2014, tendo obtido aprovação em 2015. Em 2016, com a estruturação do Curso, iniciou-se a oferta da primeira turma de Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais. O curso é reconhecido e recomendados com nota inicial (nota 3) na avaliação da CAPES. 

O Mestrado Profissional é uma modalidade de Pós-Graduação Stricto Sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.

O curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais tem como objetivo principal contribuir com o setor produtivo regional, nacional e internacional, no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas, organizações e instituições, sejam elas públicas ou privadas. O curso também atua na formação de recursos humanos em ensino e pesquisa, incentivando a pesquisa científica e tecnológica, e gerando conhecimento, dentro de um contexto inovador, de reconhecido mérito acadêmico. A formação de recursos humanos especializados em ensino e pesquisa incentiva a capacidade de inclusão social na sociedade, contribuindo para a inserção crescente do país no ambiente globalizado da inovação e do desenvolvimento tecnológicos.

Trata-se do nível mais elevado da educação profissional, e, portanto, comprometido com a educação contínua e com o prosseguimento dos ensinamentos, desde o nível básico até a pós-graduação, atingindo o desenvolvimento de projetos de pesquisa inovadora, científica e tecnológica.

A modalidade do Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais apresenta uma estrutura curricular que enfatize a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada para o campo de atuação profissional. Para isto, o quadro docente é constituído de profissionais reconhecidos em suas áreas de conhecimento por sua qualificação e atuação destacada em campo pertinente às engenharias.

O Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais abrange uma ÁREA DE CONCENTRAÇÃO, e está subdivido em duas LINHAS DE PESQUISA, conforme mostra o fluxograma a segui:

Figura 1. Fluxograma da estrutura do PPGEMAT.

 

O trabalho final do curso deve ser sempre vinculado a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno e de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, podendo ser apresentado em diversos formatos.

O curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais exige que o acompanhamento e a avaliação sejam feitos com base em critérios diferenciados, definidos pelas áreas de avaliação e realizados por docentes específicos de cada linha de pesquisa.

Para garantir a qualidade do Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais, critérios operacionais e normas são necessários para dirigir e controlar sua implantação e desenvolvimento. A autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de mestrado profissional são obtidos a partir dos resultados do acompanhamento e da avaliação conduzidos pela CAPES de acordo com as exigências previstas na legislação – Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página