Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campus Belém participa da Ação de Acolhimento Psicológico Virtual

  • Publicado: Quarta, 15 de Abril de 2020, 12h33
  • Última atualização em Sexta, 17 de Abril de 2020, 19h03
  • Acessos: 3699

 

No início, parecia um feriado prolongado. Depois, férias antecipadas. Infelizmente, o confinamento imposto pela pandemia do Coronavírus vem se revelando um tempo de indefinição, apreensão e angústia. A realidade é mesmo preocupante e pode adoecer física e emocionalmente muitas pessoas.

Pensando nisso, desde o início do mês de abril, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) vem mobilizando profissionais da Psicologia tanto dos campi como da Reitoria. Trata-se do “Acolhimento Psicológico Virtual”, espaço de escuta psicológica gratuito, que acontecerá em regime de escala, durante o período de suspensão de atividades acadêmicas.

A ação tem como objetivo oferecer suporte para o enfrentamento deste momento repentino de emergência sanitária, que exige isolamento e provoca restrições e mudanças na rotina de vida. “Nós, profissionais que atuamos com saúde mental, entendemos que esse contexto de incerteza, medo e adoecimento é um cenário que pode gerar diferentes consequências psicológicas entre as pessoas. É sabido, a partir da literatura especializada, que essas circunstâncias podem gerar, por exemplo, repercussões negativas, tais como oscilações do humor, desorganização emocional, desenvolvimento de sintomas de ansiedade e o sentimento de desesperança”, explicou Bruna Cruz, psicóloga do IFPA Campus Belém, que participa do projeto.

Pensando nisso, psicólogas e psicólogos do IFPA, que já compunham o grupo de trabalho para a promoção da saúde emocional na instituição, estão realizando colaborativamente atendimentos de acolhimento, de forma virtual. A escuta é destinada não só aos alunos, mas também a docentes, servidores técnico-administrativos e colaboradores terceirizados, que porventura manifestem necessidade de apoio psicológico.

Aqueles que tiverem interesse, devem enviar mensagem para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As solicitações serão atendidas, em forma de escala, conforme os horários: terças-feiras, de 8 às 12 horas e de 14 às 17 horas, e quartas-feiras, de 14 às 17 horas.

Além do acolhimento virtual, a equipe também colabora com a elaboração de materiais informativos sobre saúde e bem-estar que estão disponibilizados na página do IFPA destinada a informações sobre a pandemia: https://ifpa.edu.br/coronavirus.

É o IFPA cuidando de cada um e cada uma para que possamos, juntos, superar mais esse desafio. Enquanto isso, se puder, fique em casa!

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->