Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aedes Aegypti: uma antiga ameaça

  • Publicado: Segunda, 08 de Junho de 2020, 10h32
  • Última atualização em Segunda, 08 de Junho de 2020, 10h41
  • Acessos: 3486

Nestes meses de pandemia por Coronavírus todos estão com a atenção voltada para a Covid-19, mas não se pode esquecer de uma antiga ameaça para nós que habitamos num país tropical, o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre amarela em área urbana.O Aedes aegypti precisa de água parada para se proliferar e nos períodos mais chuvosos temos o maior número de transmissão destas doenças, no entanto é importante manter a consciência e eliminar focos de água parada todos os dias do ano, já que o mosquito pode ter ovos resistindo por um ano até encontrar as condições favoráveis de proliferação.  

Quais os principaissinais e sintomas da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya?

Dengue:febre alta > 38.5°C, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Sinais de alerta:dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome, vômitos persistentes, sangramento de mucosa ou outra hemorragia, queda abrupta das plaquetas. 

Zika Vírus:“vermelhão” em todo o corpo com muita “coceira” depois de alguns dias, febre baixa (muitas vezes não sentida), conjuntivite (olho vermelho) sem secreção, dor no corpo, dor de cabeça e dor nas juntas.

Chikungunya:febre alta ˃ 38°C (2 à 3 dias), dores intensas e inchaços nas articulações, em geral bilaterais (joelho esquerdo e direito, pulso direito e esquerdo, etc), pele e olhos avermelhados, dores pelo corpo, dor de cabeça, náuseas e vômitos. 

Cuidados:

  • Ao observar algum desses sinais e sintomas busque um serviço de saúde para atendimento
  • Não tome remédios por conta própria. 

Medidas de Prevenção de Modo Geral:

A melhor forma de prevenção destas doenças é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água parada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Além disso, é importante utilizar telas em janelas e portas, aplicar repelente em áreas expostas do corpo.

Medidas de Prevenção Específicas para Zika Vírus:

  • Prática de sexo seguro
  • Realização de planejamento reprodutivo e uso de métodos contraceptivos.

Lembre-se: A responsabilidade é de todos nós e deve ser diária na eliminação de criadouros do Aedes Aegypti. 

 

Fonte: Ministério da Saúde / Setor Ambulatorial - IFPA Campus Belém

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->