Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Doação de sangue em tempos de coronavírus

  • Publicado: Segunda, 15 de Junho de 2020, 12h34
  • Última atualização em Segunda, 15 de Junho de 2020, 13h02
  • Acessos: 3721

A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas. O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Por isso, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue.

Por causa do isolamento social o fluxo de doação de sangue vem sendo fortemente atingido o que gera uma grande preocupação. Contudo viemos reforçar que os Hemocentros continuam funcionando e adotando todas as medidas de segurança para receber os doadores.É de extrema importância que os doadores continuem se dirigido ao hemocentro para que o serviço não pare, o objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos.

Fonte: Hemopa

 

Outra informação importante é para quem já teve COVID 19

Você Teve COVID-19? Doe seu plasma

As pessoas que se curam dessa infecção desenvolvem anticorpos no seu plasma que podem ser úteis para ajudar a recuperação de pessoas com formas graves da Covid-19. O plasma é a parte líquida do sangue e poderá ser coletado de pessoas recuperadas de Covid-19 para ser aplicado em pacientes que tenham um quadro grave dessa doença.

Os médicos esperam que os pacientes que receberem o plasma proveniente de convalescentes da Covid-19 tenham uma recuperação mais rápida, menor tempo de internação e de UTI e um menor risco de morrerem dessa infecção.

Desde o mês de maio, a equipe de pesquisadores da Fundação Hemopa está trabalhando com o plasma de convalescente, que nada mais é o plasma doado por voluntários que tiveram a Covid-19, na forma leve ou moderada. No plasma destes doadores é possível encontrar anticorpos contra a doença, por isso o procedimento está em estudo como uma terapia experimental e direcionada a pacientes internados, em estado grave da Covid-19, na rede hospitalar do estado.

Para ser um doador de plasma, o voluntário deve obedecer aos critérios básicos: ser do sexo masculino, ter idade entre 18 e 60 anos, pesar mais de 55kg, ter tido exame positivo para SARS-CoV-2 por teste de PCR-RT ou teste sorológico e ter tido a forma leve ou moderada da doença. A candidatura fica liberada após 30 dias sem nenhuma sintomatologia decorrente da doença. Para mais informações o voluntário pode ligar para (91) 98404-9612.

 

Fonte:

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue

http://www.hemocentro.fmrp.usp.br/voce-teve-covid-19-doe-seu-plasma/

Setor Ambulatórial -  IFPA Campus Belém

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->