IFPA tem boa performance no Guia de Faculdade - Estadão

• Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 19h34
  • Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2020, 21h26

O Instituto Federal do Pará (IFPA) obteve uma boa performance no Guia da Faculdade-Estadão 2020, publicado neste domingo, 25 de outubro. Dos 39 cursos que oferta em 2020, 14 foram avaliados com quatro e três estrelas. Os destaques são os cursos do Campus Belém - Engenharia de Controle e Automação, Física, Letras, Pedagogia e o curso de Agronomia do Campus Castanhal que receberam quatro estrelas. Obtiveram três estrelas os cursos de Ciências Biológicas, Engenharia de Materiais, Matemática e Química do Campus Belém; Ciências Biológicas ofertado pelo Campus Abaetetuba; Ciências Biológicas e Física do Campus Bragança; Agronomia em Conceição do Araguaia e Ciências Biológicas do Campus Tucuruí.

Feliz com as quatro estrelas, a Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFPA, campus Belém, Fernanda Suely Barata, comenta que não foi nenhuma surpresa o resultado, pois o curso já tinha conquistado esta pontuação na edição anterior. “É uma avaliação adequada para o momento, porque o curso de Pedagogia não está com a infraestrutura completa. Estamos aguardando a entrega do bloco M no campus Belém, onde ficará a coordenação, laboratório de produção didática, laboratório de área, laboratório de informática e um mini-auditório. Nosso quadro docente é bom, com mestres e doutores. A gente vem atendendo a uma série de exigências do MEC e do INEP, tudo que é demandado na avaliação de curso”, ressalta.

O Guia de Faculdade do Jornal Estadão avaliou 14.343 mil cursos superiores em todo o Brasil. A construção do guia leva em consideração a metodologia denominada “avaliação por pares”. Os coordenadores e professores do Ensino Superior se cadastram para atuar como avaliadores do Guia de Faculdades na região onde atuam.

Como ocorre a avaliação?

Cada curso passa por seis avaliadores convidados a darem três notas (de 1 a 5) para cada curso: qualidade do projeto pedagógico, qualidade do corpo docente e a qualidade da infraestrutura.

O IFPA, assim como todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação, foi convidado a fazer parte do Guia da Faculdade. Após se cadastrar, participou da avaliação indicando todos os cursos superiores de titulação de bacharelado ou licenciatura que estão recebendo novos alunos. O coordenador de cada curso recebeu um questionário no qual teve a oportunidade de apresentar as principais características da graduação em análise, com foco no projeto pedagógico (características da proposta de ensino do curso), corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso), e infraestrutura (condições de materiais e equipamentos oferecidos). Quando um curso não recebe pelo menos quatro notas dos avaliadores, ele é considerado como “sem nota” na avaliação.

Para chegar ao total de estrelas, são descartas a maior e a menor notas recebidas pelo curso dos avaliadores. O resultado da avaliação de 2020 é a média das notas intermediárias restantes. Este resultado numérico de 2020 (tem peso 2) é somado ao resultado numérico do ano anterior (peso 1) para extrair o resultado final. Cada faixa de pontos corresponde a um número de estrelas:

De 4,50 a 5 – 5 estrelas – excelente

De 3,50 a 4,50 – 4 estrelas – muito bom