Reflexões sobre os Direitos e Garantias à População Indígena Brasileira

Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2017, 09h32 | Última atualização em Segunda, 10 de Abril de 2017, 10h00 | Acessos: 1483

FOLDER COM A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

O Curso de Tecnologia em Gestão Pública e a Coordenação de Ciências Humanas do IFPA campus Belém estarão promovendo o II Seminário de Direitos Humanos e a I Semana do Índio com o tema ”Reflexões sobre os Direitos e Garantias à População Indígena Brasileira” e tem a honra de convidar a comunidade acadêmica no período de 17 de abril de 2017 a 19 de abril de 2017 a participar do evento.

O objetivo do evento é de promover o debate sobre questões que envolvam a legislações e políticas públicas indigenistas, com reflexões sobre a efetividade dos direitos humanos relacionados aos povos indígenas brasileiros com entidades governamentais e não governamentais. Dentro da programação estaremos realizando exposição de trabalhos, mostra de vídeos, arte e cultura indígena.

O II Encontro de Direitos Humanos e a I Semana do Índio – IFPA Campus Belém têm por objetivo promover o debate sobre questões que envolvam as legislações e políticas públicas indigenistas, com reflexões sobre a efetividade dos direitos humanos relacionados aos povos indígenas brasileiros com entidades governamentais e não governamentais. Dentro da programação realizaremos palestras, debates, exposição de trabalhos, mostra de vídeos, arte e cultura indígena.

Resultado esperado:
Instituir e garantir reflexões nos currículos acadêmicos dos cursos ofertados no IFPA/Campus Belém sobre a história e a cultura indígena como dinâmica de ações afirmativas e inclusivas. Nesta perspectiva espera-se que o debate de ideias e experiências acadêmicas, a Mostra de Filmes Etnográficos e a vivência com a cultura indígena possam proporcionar um aprofundamento da reflexão partindo de uma produção teórico-imagética existente a respeito da temática indígena que vem sendo realizada por diversos pesquisadores, pelo Ministério Público, por indígenas e indigenistas ao longo dos anos, demonstrando a relevância do ponto de vista pluri-étnico a respeito da história, do contato com a sociedade nacional, das relações de trabalho e da garantia dos direitos destas populações de múltiplas culturas e modos de viver no âmbito do Estado brasileiro. Deve ser este um momento importante para que o público do Instituto Federal do Pará, Campus Belém, composto por estudantes, professores, diretores e técnicos em geral, a fim de que possa atualizar informações, abandonar preconceitos, bem como ressignificar posturas e ações cidadãs em apoio às lutas dos Povos Indígenas no Pará e no Brasil.