Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Artigos

Professor Breno Alencar publica artigo na Revista Brasileira de Sociologia da Emoção

Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2017, 17h58 | Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2017, 09h13 | Acessos: 339

 

 O Professor da Coordenação de Ciências Humanas, Breno Rodrigo de Oliveira Alencar, atualmente realizando curso de doutoramento em Antropologia, acaba de publicar o artigo “Amor e Cultura” na última edição da Revista Brasileira de Sociologia da Emoção (RBSE -   Volume 16 - Número 46 - Abril de 2017 - ISSN 1676-8965), periódico indexado em plataformas nacionais e internacionais. A publicação integra as normas requeridas para concessão de crédito curricular de doutoramento, mas também compõe o compromisso do autor com a consolidação do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos em Cultura, Educação e Política – GICEP – IFPA- CNPq, integrado a Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPI), do qual colabora por meio das linhas de pesquisa "História, Relações de Gênero e Família" e "Religião, Estética e Cultura". Sua produção científica vai ao encontro das ações da DPI que visam à realização de pesquisas no sentido de promover mudanças significativas nos processos de ensino e aprendizagem, bem como fortalecer as ações de nosso campus, sempre almejando à popularização do acesso aos novos conhecimentos.

Referência: NORDLUND, Marcus. ”Amor e Cultura”. Tradução de Breno Rodrigo de Alencar. RBSE Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 16, n. 46, p. 118-126, abril de 2017. ISSN 1676-8965.

Resumo

O texto é uma tradução para a língua portuguesa do tópico “Love and Culture” presente no capítulo 1 (“The Nature of Love”) do livro “Shakes-peare and the Nature of Love” onde o autor, o crítico literário sueco Marcus Nordlund, aborda o tema do amor em uma perspectiva biocultural, ou seja, como um fenômeno fisiológico que tem raízes em uma natureza emocional comum, mas que também é influenciado por fatores culturais. Problematizando o dualismo individuo/sociedade e adotando o construtivismo histórico em sua análise do significado atribuído ao amor no Ocidente, o autor procura demonstrar que a literatura é um gênero do conhecimento que reflete a evolução dos sentimentos humanos nas diferentes sociedades.

Palavras-chave: amor; cultura; emoção; literatura 

Link para consulta do periódico: http://www.cchla.ufpb.br/rbse/

Link para consulta do artigo: http://www.cchla.ufpb.br/rbse/NordlundAlencarArtTrad..pdf 

 

Informações:

GICEP-IFPA:  (91) 99116-7986

Seção de Ciências Humanas - IFPA Campus Belém

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página