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Alunos do IFPA Campus Belém em Congresso Internacional

Publicado: Quinta, 27 de Julho de 2017, 11h24 | Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2017, 11h24 | Acessos: 1036

 

Mais uma vez o trabalho de pesquisa do IFPA Campus Belém ganha reconhecimento público. Dessa vez, nove trabalhos de alunos do Curso de Licenciatura de Biologia foram selecionados no Brazilian-International Congress of Genetics (Congresso Brasileiro-Internacional de Genética), que acontece entre os dias 12 a 15 de setembro, em Águas de Lindoia, São Paulo.

Os alunos autores dos trabalhos são Herald Reis, Leandro Neves, Kimberly Santos, Diana Vale, Cristian Silva, Sabryna Cordeiro, Thaís Letícia, Joycianne Rodrigues, Edivaldo Sarmento, Daniele Souza. E ainda aluno do Técnico em Aquicultura, Silas Souza, e os ex-alunos de Biologia, que fizeram ou estão fazendo pós-graduação na Universidade Federal do Pará: Augusto Monteiro (Mestrando em Biologia Molecular e Genética), Lorena Cunha (Doutoranda em Neurociências e Biologia Celular) e Mary Helen (Mestra em Biologia Molecular e Genética).

Todos os trabalhos foram orientados pelo Professor Dr. Carlos Alberto Machado da Rocha, pós-doutor em Prospecção em Produtos Naturais pela Universidade Federal do Ceará. Cinco trabalhos foram desenvolvidos pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), coordenado pelo Professor Dr. Roberto Vilhena e pelo Professor Me. Laudemir Araújo. 

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas, sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Os alunos criaram práticas, as quais foram aplicadas em escolas públicas. Os títulos dos trabalhos são:

Mendel's first law through low-cost practical activity using egg box (A primeira lei de Mendel através de atividades práticas de baixo custo usando caixa de ovos);

- Atividade prática sobre genética mendeliana: o aluno como agente participante;

- Proposta Lúdica: O Jogo da Memória de Síndromes Genéticas;

- Atividade prática-visual: as alterações cromossômicas estruturais;

- Transfusão sanguínea: uma simulação interativa e visual na escola.

Dos outros quatro trabalhos um foi desenvolvido pelo PIBICTI, da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPI), e outros três pelo Professor Dr. Carlos Rocha e seus alunos do grupo de pesquisa, sem atender a editais. 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBICTI) tem por objetivo geral estimular jovens dos ensinos médio- técnico e superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento científico, tecnológico e processos de inovação. Os títulos dos trabalhos, respectivamente, são: 

Cytotoxic and mutagenic activity evaluation of shipworm Neoteredo reynei broth (Bivalvia, Teredinidae) in plant test system (Avaliação da atividade citotóxica e mutagênica do caldo do turu Neoteredo reynei (Bivalvia, Teredinidae) em sistema vegetal);

Micronucleus test in tadpoles Lithobates catesbeianus (Shaw, 1802) exposed to hexavalent chrome (Teste de micronúcleos em girinos Lithobates catesbeianus (Shaw, 1802) exposto ao cromo hexavalente);

Micronucleus test in tadpole of Lithobates catesbeianus (Shaw, 1802) exposed to Tribulus terrestris (Teste de micronúcleos em girinos Lithobates catesbeianus (Shaw, 1802) exposto ao Tribulus terrestres);

- Evaluation of the mutagenic potential of lead ccetate in Tadpoles of Lithobates catesbeianus (Avaliação do potencial mutagênico do acetato de chumbo em girinos de Lithobates catesbeianus).

 

 

 

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