10º Prêmio Professores do Brasil: inscrições abertas

Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2017, 11h24 | Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2017, 11h24 | Acessos: 172

O 10º Prêmio Professores do Brasil está com inscrições abertas até o dia 25 de agosto. Para participar, é preciso enviar um relato de prática pedagógica desenvolvida com os alunos, que poderá ser selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional. O registro deve ser feito exclusivamente pela internet, na página do programa. Acesse a página eletrônica do Prêmio Professores do Brasil.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, juntamente com instituições parceiras, que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Em 2017, o Prêmio está dividido em seis categorias: creche, pré-escola, ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos), 4º e 5º anos, 6º ao 9º ano e ensino médio. A premiação se divide em três etapas: estadual (162 vencedores), regional (30 vencedores) e nacional (6 vencedores). Os ganhadores da etapa regional receberão troféu e R$ 7 mil cada um. As escolas às quais pertencem serão condecoradas com placas comemorativas e ganharão equipamentos de informática atualizados com softwares com conteúdo educacional. Já os vencedores da etapa nacional terão prêmios de R$ 5 mil cada, além de troféu. Para este ano, são esperadas 15 mil candidaturas. O resultado será divulgado em dezembro.

Com o intuito de auxiliar os educadores interessados em concorrer ao 10º Prêmio Professores do Brasil, o Ministério da Educação lançou o curso Na Trilha das Boas Práticas de Ensino, que ensina técnicas de elaboração de projetos. O guia está disponível no aplicativo do prêmio para celulares, o PPB; para acessá-lo, é preciso baixar e fazer o cadastro com o número do CPF.

O curso tem 30 horas de duração e é dividido em seis módulos: informações sobre o curso; planejamento do professor e escolha do tema; diagnóstico dos saberes do aluno; desenvolvimento de atividades estratégicas; avaliação das etapas do trabalho; e produção do relato. O aplicativo PPB também oferece outras informações sobre o prêmio, como cronograma, etapas de avaliação, categorias e o que ganham os vencedores de cada etapa.

Baixe o aplicativo PPB (disponível na Google Play).