Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Comissão Permanente de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes
Início do conteúdo da página

CPE convoca discentes

Publicado: Sexta, 15 de Abril de 2016, 14h55 | Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2017, 14h44 | Acessos: 5804

 

13 de junho de 2017:

 

 

19 de maio de 2017:

Cronograma de Matrícula de Reingresso CPE

 

 9 de maio de 2017:

Lista com Resultado CPE

 

30 de março de 2017:

CPE Errata 01/2017

 

EDITAL Nº 001/ 2017

CHAMADA PÚBLICA PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE DE CONTINUIDADE DE ESTUDOS

O Diretor Geral do IFPA Campus Belem Manoel Antonio Quaresma Rodrigues, no uso de suas atribuições legais; e com base nos termos da Instrução Normativa nº 138 DPE/DDR/SETEC/MEC de 15/07/2015, que orienta a construção do Plano Estratégico Institucional para Permanência e Êxito dos Estudantes; no Regulamento Didático Pedagógico do Ensino no IFPA; chama para manifestação de interesse em continuidade de estudos os estudantes dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Superiores de Graduação, ofertados na modalidade de ensino presencial, que ingressaram no período de 2009 a 2015 e que interromperam seus estudos.

ACESSE AQUI O EDITAL Nº 001/ 2017

ANEXOS:

 ANEXO I

 ANEXO II (editável)

 ANEXO III

 ANEXO IV (editável)

  ANEXO V (editável)

  ANEXO VI (editável)

 

31 de MARÇO de 2017:

 LISTA NOMINAL DOS ALUNOS 01

 LISTA NOMINAL DOS ALUNOS 02

 LISTA NOMINAL DOS ALUNOS 03

 LISTA NOMINAL DOS ALUNOS 04

 

 30 de MARÇO de 2017:  PRORROGAÇÃO DA CHAMADA PÚBLICA ATÉ O DIA 7 DE ABRIL DE 2017

ERRATA 001/ 2017 DA CHAMADA PÚBLICA PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE DE CONTINUIDADE DE ESTUDOS

475 VAGAS REMANESCENTES

  ANEXO I - QUADRO DE VAGAS REMANESCENTES PARA RETORNO ACADÊMICO

As inscrições serão realizadas na DRCIN (Secretaria Acadêmica) - bloco E - térreo.

 

 IFPA Campus Belém oferece oportunidade de reingresso para alunos.

O IFPA Campus Belém abre oportunidade para o preenchimento de vagas para alunos desistentes dos Cursos de nível Médio Técnico e Superiores na modalidade presencial, que por algum motivo abandonaram e que ainda tenham interesse em finalizar seu curso.

O Instituto Federal publicou o Edital 01/ 2017 de Chamada pública no qual convoca estes alunos, que ingressaram no período de 2009 a 2015, e tenham o interesse de dar continuidade aos estudos.

Os interessados devem procurar o IFPA Campus Belém até o dia 31 de março, exceto sábado, domingo e feriado, no horário de 9h às 11h30 e de 14h às 20h. É necessário o preenchimento de um requerimento próprio e a apresentação de vários documentos (veja lista completa no link).

 Importante: não haverá cobrança de taxa.

 Mas, atenção, a nova chance será dada àqueles alunos que ingressaram no período de 2009 a 2015 e que interromperam seus estudos, desde que:

a) Não tenha sido desligado da instituição por motivo(s) disciplinar(es);

b) Não tenha se desligado voluntariamente do curso na condição de aluno desistente.;

c) Não tenha se desvinculado do IFPA por motivo de jubilamento;

d) Não tenha se desligado voluntariamente do curso, com assinatura do Termo de Desistência da vaga em curso do IFPA;

e) Não tenha sido contemplado por processo de reingresso em anos anteriores.

Consideram-se vagas remanescentes aquelas apuradas por motivo de transferência, falecimento, abandono ou desligamento voluntário, com assinatura de Termo de Desistência de vaga, ou compulsório, de um determinado ciclo de oferta de curso. É considerado como interrupção de curso o estudante que deixou de frequentar o curso há, no mínimo, um período letivo e não está devidamente matriculado no ano letivo de 2016.

 Saiba mais sobre a Chamada Pública AQUI

 Serviço:

 O que: Processo público de manifestação de interesse em continuidade de estudos do IFPA

 Quando: até o dia 31 de março, exceto sábado, domingo e feriado, no horário de 9h às 11h30 e de 14h às 20h

 Onde: IFPA Campus Belém - Av. Almirante Barroso,1155 - Marco

 Saiba mais sobre o IFPA – Ao longo de seus 107 anos, a Instituição tem formado diversos alunos na área técnico-científica, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, tecnológico e científico do Pará.

 O IFPA Campus Belém tem se destacado na oferta de cursos que atendem à demanda de Recursos Naturais, Produção Cultural, Design, Informação e Comunicação, Controle e Processos Industriais, Infraestrutura, Turismo, Hospitalidade e Lazer, Meio Ambiente, Saúde e Segurança em nível Técnico, Tecnológico e Superior na área de formação de professor.

 Área de abrangência - O Campus Belém atende os municípios que compõem a região metropolitana de Belém e parte da região do Marajó: Belém, Benevides, Cachoeira do Arari, Marituba, Muaná, Santa Bárbara, Salvaterra, São Sebastião da Boa Vista e Soure.

 

 CONHEÇA MELHOR O PLANO DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES

 

17 de JUNHO de 2016: ERRATA 01/ 2016 da Resolução nº 003/ 2016 - CONDIR

 

16 de JUNHO de 2016:

Após estudos feitos com a mobilização da comunidade escolar com o objetivo de fazer o levantamento sobre o Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes/campus Belém , o qual detectou as fragilidades no processo educacional e que a partir de então visa elaborar estratégias para a solução do problema que persiste e desafia o cotidiano do campus: a evasão. A investigação envolveu análises quantitativa e qualitativa. Foram avaliados os dados do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC)  de todos os cursos oferecidos que tiverem evasão superior a 15%. A participação coletiva foi imprescindível no levantamento das informações, e envolveu coordenadores de cursos, gestores e o aluno evadido.

Os resultados subsidiaram a construção do Plano de Permanência e Êxito (PPE) do campus Belém para combater preventivamente os fenômenos de retenção e evasão, além de sinalizar a implementação de ações administrativas e pedagógicas que ampliem as possibilidades de permanência e êxito dos estudantes.

Assim o CONDIR - Conselho Diretor do IFPA Campus Belém, aprovou através da Resolução 003/ 2016 o Plano de Permanência e Êxito dos Alunos.

 

13 de MAIO de 2016:

Se você NÃO concluiu seu curso no IFPA campus Belém, no período de integralização normal, solicitamos que responda ao questionário abaixo para construção do Plano de Permanência e Êxito do campus Belém (PPE). É necessário colocar NOME e CURSO.

QUESTIONÁRIO PPE

 

02 de maio de 2016:

 Nota Informativa nº 138

Que informa e orienta as Instituições da Rede Federal sobre a construção dos Planos Estratégicos Institucionais para a Permanência e Êxito dos Estudantes.

 

15 de ABRIL de 2016:

Calendário de reuniões de sensibilização da Comissão Permanente de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes/Campus Belém - CPE vinculada à Diretoria de Ensino - DEN, com a comunidade escolar, conforme abaixo:

AÇÕES

QUANDO?

ONDE?

REUNIÃO DE SENSIBILIZAÇÃO COM COORDENADORES DE CURSO E CHEFES DE DEPARTAMENTO

19/04 10h as 11h

AUDITÓRIO DEPAED - BLOCO I ALTOS

REUNIÃO DE SENSIBILIZAÇÃO COM ALUNOS

25/04

MANHÃ - 10h as 11

TARDE - 16h as 17h

NOITE - 19h as 20h

AUDITÓRIO CENTRAL

REUNIÃO DE SENSIBILIZAÇÃO COM DOCENTES

30/04 10h

AUDITÓRIO CENTRAL

 

15 de ABRIL de 2016:

A Diretoria de Ensino do IFPA campus Belém lança o Programa Permanente de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes.

O Diretor Geral do campus Belém  instituiu a Comissão Permanente de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes/campus Belém  por meio da Portaria Nº180/2016. A iniciativa foi impulsionada através da detecção de fragilidades no processo educacional e visa elaborar estratégias para a solução do problema que persiste e desafia o cotidiano do campus: a evasão.

Antecede o estudo uma mobilização com a comunidade escolar para sensibilização, que acontecerá no período de 19 a 30 de abril, em três momentos: a) com gestores; b) com coordenadores de cursos e chefias de Departamentos; c) com os alunos.

O segundo momento se dará através de aplicação de instrumento de pesquisa com os alunos evadidos no período de 26 de abril a 16 de maio, com ampla campanha de divulgação que se inicia dia 15 de abril.

A investigação envolve análises quantitativa e qualitativa. Serão avaliados os dados do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC)  de todos os cursos oferecidos que tiverem evasão superior a 15%. A participação coletiva será imprescindível no levantamento das informações, e envolverá coordenadores de cursos, gestores e o aluno evadido.

Através da Diagnose serão averiguadas as variáveis das seguintes categorias: a) fatores individuais dos alunos evadidos; fatores internos do campus Belém; e fatores externos aocampus. Os resultados subsidiarão a construção do Plano de Permanência e Êxito (PPE) do campus Belém para combater preventivamente os fenômenos de retenção e evasão, além de sinalizar a implementação de ações administrativas e pedagógicas que ampliem as possibilidades de permanência e êxito dos estudantes. A Comissão tem 60 dias para apresentar o PPE à Direção Geral do campus Belém.

Atenciosamente,

COMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES/CAMPUS BELÉM

 PORTARIA Nº180/2016 - CAMPUS BELÉM/IFPA de 13/04/2016

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página