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Cursos

Licenciatura Plena em Biologia

 

 

1.APRESENTAÇÃO

A proposta de Cursos de Licenciatura na Área das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, quais sejam: Biologia, Química, Física e Matemática, tomam como referencial a compreensão que os saberes se articulam de forma dinâmica, histórica e cotidiana. O tempo presente com suas novas exigências, os aspectos legais os parâmetros curriculares fomentam esta compreensão e leva-nos a reconhecer a necessidade de respeitar diversidades regionais e ideais pedagógicos hodiernos.

O contexto educacional em que tal proposta se situa é o da reforma da Educação Básica brasileira, momento em que se aponta para uma nova estrutura curricular, que adote como foco competências, desviando-se de um direcionamento conteudista e permita que seus alunos se adaptem a estrutura produtiva atual, sendo capaz de ter mobilidade que a autonomia e o espírito investigativo conferem.

As Diretrizes Curriculares para a formação do professor da Educação Básica apontam para a superação da descontinuidade existente dentro deste nível, ficando estes Cursos de Nível Superior com o compromisso de oferecer uma formação que prepare professores sintonizados com práticas pedagógicas centradas na construção de competências e habilidades de forma articulada e não fragmentada, sem, contudo desprezar o aprofundamento teórico que lhe permita realizar transposições e articulações entre os saberes disciplinares no conjunto do conhecimento escolar.

2.OBJETIVOS

O Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura visa: Formar profissionais capazes de compreender os processos biológicos, bem como atuar no processo de ensino-aprendizagem, no âmbito da educação básica dentro dos propósitos da mudança ora em curso; Oferecer orientação filosófica, teórica e metodológica para a análise biológica, possibilitando a reflexão sobre os principais fenômenos que compõem a realidade biológica em suas múltiplas escalas de análise; Propiciar o desenvolvimento de projetos pesquisas, assim como a produção de conhecimentos na área da Biologia e da Educação de forma integrada.

Os objetivos específicos do curso compreendem: Oferecer práticas acadêmicas que permitam desenvolver projetos de pesquisa e produzir conhecimento em biologia capazes de auxiliar a compreensão e a espacialização de elementos e processos naturais e humanos; Contribuir para o desenvolvimento em termos de conservação ecológica, crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida das populações; Interagir com as modernas abordagens e princípios do desenvolvimento sustentável relacionando o saber pedagógico com o saber biológico; Oferecer condições para que o licenciado possa atuar como um docente que problematize juntamente com seus alunos da educação básica os conhecimentos objeto de estudo no âmbito da biologia e de suas inter-relações com as demais ciências; Oferecer condições para que o licenciado tenha o domínio e o conhecimento de métodos e técnicas de ensino para exercer o magistério com eficiência no ensino fundamental e médio; Proporcionar conhecimentos de técnicas estatísticas e matemáticas que sirvam como instrumento de representação e interpretação de dados biológicos; Estimular a atualização permanente e descobrir soluções para os problemas ligados ao relacionamento da sociedade com a natureza, através da pesquisa e extensão.

 

3.PERFIL PROFISSIONAL

 

O Licenciado em Ciências Biológicas é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos ao Ensino de Biologia. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos dentre estes:

- detentor de fundamentação teórica que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos fenômenos naturais e sua aplicabilidade em situações do cotidiano;

- apto a atuar com multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;

- preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

- Dominar técnicas laboratoriais concernentes à produção e aplicação do conhecimento biológico;

- Problematizar juntamente com os alunos os fenômenos sociais, relacionados com os processos de construção do conhecimento no âmbito do conhecimento biológico e de suas inter-relações com outras áreas do conhecimento;

- Organizar o conhecimento, adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em Biologia nos diferentes níveis de ensino;

- Dominar os conteúdos básicos que são objetos de aprendizagem nos ensinos Fundamental e Médio;

- Planejar, desenvolver e avaliar os processos de ensino e de aprendizagem em Biologia para os ensinos Fundamental e Médio;

- Tratar e avaliar a informação biológica, utilizando procedimentos gráficos, matemático-estatísticos, de processamento digital e de sistema de informação física;

- Dominar estratégias para transposição didática do conhecimento das Ciências Biológicas em saber escolar na Educação Básica.

 

4.ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

1° SEMESTRE

2° SEMESTRE

Disciplinas

C.H.Semanal

C.H. Total

Disciplinas

C.H. Semanal

C.H. Total

Química-Metodologia e Prática I

02

40

Química-Metodologia e Prática II

02

40

Física-Metodologia e Prática I

02

40

Física-Metodologia e Prática II

02

40

Biologia-Metodologia e Prática I

02

40

Biologia-Metodologia e Prática II

02

40

Matemática Aplicada a Biologia

02

40

Anatomia Humana e Comparada

04

80

Bioestatística

03

60

Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento

03

60

Biologia Celular e Molecular

04

80

Língua Portuguesa

02

40

Educação para Relação Étnico-Raciais

02

40

Bioquímica

03

60

Metodologia da Pesquisa Científica I

02

40

Histologia e Embriologia

04

80

Vivência da Prática Educativa I (1)

02

40

Vivência da Prática Educativa II (1)

02

40

TOTAL

20

420

TOTAL

24

480

(1) São 40h em sala de aula + 40h distribuídas conforme o plano de curso

(1) São 40h em sala de aula + 40h distribuídas conforme o plano de curso

3° SEMESTRE

4° SEMESTRE

Disciplinas

C.H. Semanal

C.H. Total

Disciplinas

C.H. Semanal

C.H. Total

Genética e Evolução

04

80

Didática

03

60

Biofísica

03

60

Compreensão da Função Social da Escola

02

40

Educação Especial

03

60

Ecologia I

03

60

Fisiologia Humana e Comparada

04

80

Citogenética Geral

03

60

Zoologia I

03

60

Zoologia II

03

60

Botânica I

03

60

Botânica II

03

60

     

Microbiologia e Imunologia

04

80

Vivência da Prática Educativa III (1)

02

40

Vivência da prática Educativa VI (*)

02

40

TOTAL

22

440

TOTAL

23

460

(1) São 40h em sala de aula + 160h distribuídas conforme o plano de curso

(*) São 40h em sala de aula + 160h distribuídas conforme o plano de curso

   

5º SEMESTRE

6º SEMESTRE

Disciplinas

C.H. Semanal

C.H. Total

Disciplinas

C.H. Semanal

C.H. Total

Legislação e Diretrizes Educacionais

02

40

Optativa I

03

60

História da Biologia

02

40

Optativa II

03

60

Trabalho Acadêmico de Curso

02

40

Cultura e Ética Profissional

02

40

Ecologia II

03

60

Educação Ambiental

02

40

Zoologia III

03

60

Introdução a Geologia e Paleontologia

03

60

Parasitologia

04

80

Metodologia da Pesquisa Científica II

02

40

Biologia da Conservação

03

60

Vivência da Prática Educativa (1)

02

40

Vivência da Prática Educativa V (1)

03

60

     

TOTAL

21

420

TOTAL

17

340

(1) São 40h em sala de aula + 180h distribuídas conforme o plano de curso

(1) São 40h em sala de aula + 180h distribuídas conforme o plano de curso

Disciplinas Optativas

C.H. Semanal

C.H. Total

Antropologia

03

60

Biotecnologia da Reprodução

03

60

Educação de Jovens e Adultos

03

60

Políticas Públicas Educacionais no Brasil

03

60

Língua Estrangeira (Inglês/Espanhol)

03

60

Geoprocessamento

03

60

O Curso está composto de um total de 3280 horas, incluídas 1000 horas de prática educativa

             

5.CORPO DOCENTE

Docente

Titulação

Docente

Titulação

Antônio Marcos Mota Miranda

Mestrado

Laudemir Roberto Ferreira Araujo

Mestrado

Ana Cássia Sarmento Ferreira

Mestrado

Luiz Arlindo Ramos de Melo

Mestrado

Ana Patrícia de Oliveira Fernandez

Doutorando

Lairson Barbosa da Costa

Mestrado

Antônio Djalma Vasconcelos

Mestrando

Helena do Socorro C. da Rocha

Doutoranda

Antônio da Silva Ferro

Doutorando

Marilene Ferreira do Nascimento

Mestrado

Benedito Tadeu Moraes

Doutorado

Maria Helena Cunha Oliveira

Mestrado

Carlos Alberto Machado da Rocha

Doutorado

Marco Antônio de Oliveira Freitas

Mestrado

Celiamar Costa Simões

Mestrado

Maria Lúcia Chaves Rocha

Doutorado

Cleber Silva e Silva

Doutorado

Maria José  de Souza Trindade

Doutoranda

Ermelinda Nóbrega de Magalhães

Mestranda

Maria Elisa de Castro Almeida

Doutorado

Fábio José Maciel Chaves

Mestrado

Márcia Cristina Lopes e Silva

Mestrado

Francisco Arimatéia dos S. Alves

Doutorando

Ricardo Morais de Miranda

Mestrado

Gláucia de Jesus Costa

Mestrando

Roberto Vilhena do Espírito Santo

Doutorado

Henrique Gomes de Andrade Neto

Mestrado

Rosa Maria Rodrigues Diniz

Especialista

Ismael Fuckner

Mestrado

Sonia Regina Silva Duarte

Mestrado

Jedna Kato Dantas

Mestrado

Walber Wolgrand M. Marques

Mestrando

Júlia Antônia Maués Correa

Doutorado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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