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Cursos

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

 

 

1. APRESENTAÇÃO

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPA provê uma formação que capacita o profissional para a automação dos sistemas de informação das organizações, com vistas a atender as necessidades do mercado de trabalho corrente. As necessidades que podem ser atendidas abrangem o desenvolvimento, implantação e gerenciamento de sistemas e infraestrutura para uso em processos organizacionais, nas variadas necessidades expostas pelo mercado.

2. OBJETIVOS

O curso tem como objetivo geral preparar profissionais capazes de realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas e tecnologias de processamento de dados e informações, incluindo software, aspectos organizacionais e humanos e visando a produção de bens, serviços e conhecimentos.

Os objetivos específicos do curso compreendem:

· Especificação, instalação e utilização de sistemas de computadores;

· Interligação de sistemas de computadores;

· Programar usando Linguagens de Programação;

· Instalação e utilização aplicativos computacionais;

· Especificação, análise, implementação e documentação de sistemas de informação;

· Instalação, treinamento e manutenção de softwares desenvolvidos;

· Projeto, desenvolvimento, configuração e gerência de aplicações baseados na Web;

· Projeto e administração de banco de dados; e

· Gerência de projetos de software;

· Apoiar o planejamento e gerenciamento da infraestrutura necessária para sistemas de informação;

· Atuar de forma empreendedora na geração de novas oportunidades de negócio e de trabalho;

· Auxiliar na pesquisa aplicada e desenvolvimento em sistemas de informação;

· Atuar em consultoria de implantação de sistemas de informação;

Face ao exposto, entre as diversas funções e postos de trabalhos que o Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas de Informação do IFPA pode exercer no mercado de trabalho, tendo sempre no desenvolvimento de sistemas como foco principal, podem ser destacados as seguintes:

· Programador de Computador;

· Analista de Sistemas;

· Analista de Tecnologia da Informação;

· Desenvolvedor de Sistemas de Informação para Web;

· Analista Programador;

· Administrador de Banco de Dados.



3. PERFIL DO CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPA provê uma formação que capacita o profissional para a automação dos sistemas de informação das organizações, com vistas a atender as necessidades do mercado de trabalho corrente. As necessidades que podem ser atendidas abrangem o desenvolvimento, implantação e gerenciamento de sistemas e infraestrutura para uso em processos organizacionais, nas variadas necessidades expostas pelo mercado.

A formação tecnológica proposta na organização curricular deve propiciar ao aluno condições de assimilar, integrar e produzir conhecimentos científicos e tecnológicos na área específica de sua formação; analisar criticamente a dinâmica da sociedade e as diferentes formas de participação do cidadão-tecnólogo nesse contexto; e desenvolver as capacidades necessárias ao desempenho das atividades profissionais.

O Curso é semestral e são ofertadas cinquenta vagas anualmente da seguinte forma: uma turma no primeiro semestre à noite com 25 alunos, e uma turma no segundo semestre à tarde com 25 alunos, sendo o tempo mínimo de integralização são três anos e tempo máximo são seis anos conforme a organização didática da instituição. Sendo que alunos provenientes de processo seletivo especial como vestibulinho, ou alunos transferidos de outra instituição podem eventualmente integralizar em menor tempo caso tenham disciplinas que possam ser creditadas no curso.

 

4. PERFIL DE FORMAÇÃO DOS EGRESSOS

O profissional egresso do curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas deve ser capaz de processar as informações, abstraídas de uma massa incontável e crescente de dados (aquelas que, pela sua natureza, interessam às organizações e/ou à sociedade como um todo), ter senso crítico e ser capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico da região, integrando formação técnica à cidadania.

O curso deve prover uma formação que capacite o profissional para a solução de problemas do mundo real, por meio da construção de modelos computacionais e de sua implementação. A base de conhecimentos científicos e tecnológicos deverá capacitar o aluno para as atividades na área de informática que possua as seguintes características:

· Ter conhecimento e domínio do processo de projeto para construir a solução de problemas de base científica;

· Modelar e especificar problemas do mundo real, com uso de técnicas apresentadas no curso;

· Implantar sistemas de informação;

· Validar e transmitir a solução de um problema de forma efetiva e contextualizada ao problema original;

· Analisar e assimilar sistemas técnicos, científicos e administrativos transformando-os em algoritmos eficientes e eficazes capazes, desta forma, de resolver os problemas do dia-a-dia dos usuários;

· Dominar conhecimentos científicos e tecnológicos na área específica de sua formação;

· Utilizar adequadamente a linguagem oral e escrita como instrumento de comunicação e interação social necessária ao desempenho de sua profissão;

· Realizar a investigação científica e a pesquisa aplicada como forma de contribuição para o processo de produção do conhecimento;

· Ter iniciativa e exercer liderança;

· Aplicar normas técnicas nas atividades específicas da sua área de formação profissional.

· Familiarizar-se com as práticas e procedimentos comuns em ambientes organizacionais;

· Criar documentação técnica e pesquisar documentação on-line;

· Empreender negócios envolvendo desenvolvimento de software;

· Avaliar e especificar a necessidade de treinamento e de suporte técnico aos usuários;

· Executar ações de treinamento e de suporte técnico;

· Posicionar-se criticamente frente às inovações tecnológicas;

· Ter capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas;

· Possuir uma formação humanística permitindo a compreensão do mundo e da sociedade, uma formação de negócios, permitindo uma visão dinâmica organizacional e estimulando o trabalho em grupo, desenvolvendo suas habilidades de comunicação.

A aquisição dessas características requer a formação de atitudes, tais como: pontualidade, assiduidade, responsabilidade, respeito à individualidade e à coletividade e cooperação.

O tecnólogo egresso deve ter condições de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de analisar as linguagens de computador e os códigos de comunicação entre o usuário e a máquina, podendo empreender ou assumir chefia ou a organização de gerências de informática e, também, trabalhar em tarefas específicas, como documentação de sistemas e elaboração de manuais, tendo como desafio provocar mudanças através da agregação de novas tecnologias na solução dos problemas e propiciando novos tipos de atividades, agregando:

 

· Domínio de novas ferramentas e implementação de sistemas visando melhores condições de trabalho e de vida;

· Conhecimento e emprego de modelos associados ao uso de ferramentas do estado-da-arte;

· Pesquisa visando novos conhecimentos e produtos;

· Uma visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade.

 

As seguintes competências específicas são exigidas:

 

· Compreender os princípios de funcionamento e as características técnicas de computadores e periféricos;

· Instalar e utilizar equipamentos de informática;

· Identificar e solucionar problemas básicos em equipamentos de informática;

· Instalar, configurar e utilizar softwares básicos, incluindo Internet;

· Identificar e entender topologias, protocolos e padrões de redes;

· Instalar e configurar software de redes para clientes e servidores;

· Descrever a organização da Internet e seus efeitos na sociedade;

· Projetar, desenvolver e gerenciar Web;

· Projetar, desenvolver e gerenciar aplicações baseados na Web;

· Compreender os princípios de funcionamento e utilizar sistemas operacionais;

· Utilizar linguagens de programação para implementar programas;

· Fazer análise de sistemas, aplicando conceitos de engenharia de software;

· Utilizar adequadamente metodologias de desenvolvimento de software;

· Gerenciar projetos de desenvolvimento software;

· Projetar e implantar bancos de dados;

· Gerenciar bancos de dados;

· Aplicar novas tecnologias em desenvolvimento software;

· Implantar sistemas de informações nas organizações;

· Documentar o desenvolvimento e implantação de sistemas de informação.

5. FORMA DE ACESSO

A forma de acesso ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA) Campus Belém acontecerá exclusivamente através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), conforme aprovação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (CONIF), para ingresso no primeiro período dos cursos, ou por transferência, para qualquer período.

A transferência compulsória ou ex-officio, caracterizada pela continuidade de estudos, independente da existência de vaga específica para tal, pode ser solicitado em qualquer época do ano, para os casos previstos por lei.

6. MATRIZ CURRICULAR

Disciplina

CH Semanal

CH Semestral

CHA

50 min

CHR 60 min

Teórica

Prática

Teórica

Prática

1º Semestre

Algoritmos e Programação de Computadores

2

4

40

80

120

100

Cálculo I

4

-

80

-

80

67

Probabilidade e Estatística

2

-

40

-

40

33

Arquitetura e Organização de Computadores

2

2

40

40

80

67

Lógica Matemática

4

-

80

-

80

67

Sub-Total

14

6

280

120

400

334

2º Semestre

Disciplina

CH Semanal

CH Semestral

CHA

50 min

CHR 60 min

Teórica

Prática

Teórica

Prática

Programação Orientada a Objeto

2

2

40

40

80

67

Metodologia do Trabalho Científico

2

-

40

-

40

33

Gestão Financeira e de Custos

2

-

40

-

40

33

Cálculo II

4

-

80

-

80

67

Rede de Computadores

2

2

40

40

80

67

Sistemas Operacionais

2

2

40

40

80

67

Optativa

2

-

40

-

40

33

Sub-Total

16

6

320

120

440

367

3º Semestre

Disciplina

CH Semanal

CH Semestral

CHA

50 min

CHR 60 min

Teórica

Prática

Teórica

Prática

Banco de Dados

2

2

40

40

80

67

Estrutura de Dados

2

2

40

40

80

67

Programação para WEB

2

2

40

40

80

67

Engenharia de Software

2

2

40

40

80

67

Fundamentos de sistemas de Informação

4

-

80

-

80

67

Informática e Sociedade

2

-

40

-

40

33

Sub-Total

14

8

280

160

440

368

4º Semestre

Disciplina

CH Semanal

CH Semestral

CHA

50 min

CHR 60 min

Teórica

Prática

Teórica

Prática

Aplicações de Banco de Dados

2

2

40

40

80

67

Gestão Organizacional

2

-

40

-

40

33

Programação para Dispositivos Móveis

2

2

40

40

80

67

Pesquisa Operacional

2

-

40

-

40

33

Design de Interface Humano-Computador

2

2

40

40

80

67

Sistemas Distribuídos

2

2

40

40

80

67

Sub-Total

12

8

240

160

400

334

5º Semestre

Disciplina

CH Semanal

CH Semestral

CHA

50 min

CHR 60 min

Teórica

Prática

Teórica

Prática

Desenvolvimento de Aplicações em Multicamadas

2

2

40

40

80

67

Desenvolvimento de Jogos

2

2

40

40

80

67

Produção de Textos Científicos

2

-

40

-

40

33

Gestão de Carreira e Empreendedorismo

2

-

40

-

40

33

Gerência de Projetos e Governança em TI

2

2

40

40

80

67

TAC I

           

Sistemas Inteligentes

2

2

40

40

80

67

Sub-Total

12

8

240

160

400

334

6º Semestre

Disciplina

CH Semanal

CH Semestral

CHA

50 min

CHR 60 min

Teórica

Prática

Teórica

Prática

Segurança e Auditoria de Sistemas

3

1

60

20

80

67

Aspectos Legais e éticos da Informática

2

-

40

-

40

33

Práticas de Engenharia de Software

3

3

60

60

120

100

Tópicos Especiais em Sistemas de Informação

2

2

40

40

80

67

TAC II

           

Atividades Complementares

4

4

80

80

160

134

Estágio Supervisionado

           

Sub-Total

14

10

280

200

480

401

CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS

       

2560

2138

TAC I

       

80

67

TAC II

       

80

67

Estágio Supervisionado

       

480

400

TOTAL GERAL DE CARGA HORÁRIA

       

3200

2672

7. COORDENAÇÃO DO CURSO (2014-2015)

Professor Ricardo José Cabeça de Souza – MSc.

Av. Almirante Barroso, 1155

Belém – PA – CEP: 66.093-020

Telefone: (91) 3201-1772

E-Mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

8.CORPO DOCENTE

Nome

Titulação

Andracir Oliveira da Silva

Mestre em Ciência da Computação(UFSC)

André Moacir Lage de Miranda

Doutor em Engenharia Elétrica(UFPA)

Andréa Lílian Marques da Costa

Doutora em Educação(PUC/SP)

Antônio Marcos Trindade Lopes

Especialista em Redes de Computadores (UFPA)

Cláudio Alex Jorge da Rocha

Doutor em Engenharia Elétrica (UFPA)

Cláudio Roberto de Lima Martins

Mestre em Ciência da Computação (UFRGS)

Clovis Machado de Souza Filho

Especialista em Ciência da Computação (UFRGS)

Clóvis Maxwell Andrade Martins

Especialista em Relações Étnicos e Raciais (IFPA)

Delcio Nonato Araújo da Silva

Mestre em Ciência da Computação (UFRGS)

Fabrício Medeiros Alho

Mestre em Ciência da Computação (UFPA)

Fanny Santos de Miranda

Especialista em Educação de Jovens e Adultos – PROEJA (IFPA)

Marcio Góes do Nascimento

Mestre em Ciência da Computação (UFPA)

Marcio Wariss Monteiro

Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP)

Marco Antônio da Silva Sussuarana

Graduado em Engenharia Elétrica

Marcos Vinícius Sadala

Mestre em Engenharia Elétrica (UFPA)

Paulo Henrique Gonçalves Bezerra

Mestre em Engenharia Elétrica (UFPA)

Ricardo José Souza de Cabeça

Mestre em Ciência da Computação (UFSC)

Ricardo Monção de Souza

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados

Rita de Cássia Cerqueira Gomes

Mestre em Ciência da Computação (UFSC)

Zilma Betânia Ribeiro Daou

Mestre em Informática (UFPB)

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