Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
1. APRESENTAÇÃO |
O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPA provê uma formação que capacita o profissional para a automação dos sistemas de informação das organizações, com vistas a atender as necessidades do mercado de trabalho corrente. As necessidades que podem ser atendidas abrangem o desenvolvimento, implantação e gerenciamento de sistemas e infraestrutura para uso em processos organizacionais, nas variadas necessidades expostas pelo mercado.
2. OBJETIVOS |
O curso tem como objetivo geral preparar profissionais capazes de realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas e tecnologias de processamento de dados e informações, incluindo software, aspectos organizacionais e humanos e visando a produção de bens, serviços e conhecimentos.
Os objetivos específicos do curso compreendem:
· Especificação, instalação e utilização de sistemas de computadores;
· Interligação de sistemas de computadores;
· Programar usando Linguagens de Programação;
· Instalação e utilização aplicativos computacionais;
· Especificação, análise, implementação e documentação de sistemas de informação;
· Instalação, treinamento e manutenção de softwares desenvolvidos;
· Projeto, desenvolvimento, configuração e gerência de aplicações baseados na Web;
· Projeto e administração de banco de dados; e
· Gerência de projetos de software;
· Apoiar o planejamento e gerenciamento da infraestrutura necessária para sistemas de informação;
· Atuar de forma empreendedora na geração de novas oportunidades de negócio e de trabalho;
· Auxiliar na pesquisa aplicada e desenvolvimento em sistemas de informação;
· Atuar em consultoria de implantação de sistemas de informação;
Face ao exposto, entre as diversas funções e postos de trabalhos que o Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas de Informação do IFPA pode exercer no mercado de trabalho, tendo sempre no desenvolvimento de sistemas como foco principal, podem ser destacados as seguintes:
· Programador de Computador;
· Analista de Sistemas;
· Analista de Tecnologia da Informação;
· Desenvolvedor de Sistemas de Informação para Web;
· Analista Programador;
· Administrador de Banco de Dados.
3. PERFIL DO CURSO |
O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPA provê uma formação que capacita o profissional para a automação dos sistemas de informação das organizações, com vistas a atender as necessidades do mercado de trabalho corrente. As necessidades que podem ser atendidas abrangem o desenvolvimento, implantação e gerenciamento de sistemas e infraestrutura para uso em processos organizacionais, nas variadas necessidades expostas pelo mercado.
A formação tecnológica proposta na organização curricular deve propiciar ao aluno condições de assimilar, integrar e produzir conhecimentos científicos e tecnológicos na área específica de sua formação; analisar criticamente a dinâmica da sociedade e as diferentes formas de participação do cidadão-tecnólogo nesse contexto; e desenvolver as capacidades necessárias ao desempenho das atividades profissionais.
O Curso é semestral e são ofertadas cinquenta vagas anualmente da seguinte forma: uma turma no primeiro semestre à noite com 25 alunos, e uma turma no segundo semestre à tarde com 25 alunos, sendo o tempo mínimo de integralização são três anos e tempo máximo são seis anos conforme a organização didática da instituição. Sendo que alunos provenientes de processo seletivo especial como vestibulinho, ou alunos transferidos de outra instituição podem eventualmente integralizar em menor tempo caso tenham disciplinas que possam ser creditadas no curso.
4. PERFIL DE FORMAÇÃO DOS EGRESSOS
O profissional egresso do curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas deve ser capaz de processar as informações, abstraídas de uma massa incontável e crescente de dados (aquelas que, pela sua natureza, interessam às organizações e/ou à sociedade como um todo), ter senso crítico e ser capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico da região, integrando formação técnica à cidadania.
O curso deve prover uma formação que capacite o profissional para a solução de problemas do mundo real, por meio da construção de modelos computacionais e de sua implementação. A base de conhecimentos científicos e tecnológicos deverá capacitar o aluno para as atividades na área de informática que possua as seguintes características:
· Ter conhecimento e domínio do processo de projeto para construir a solução de problemas de base científica;
· Modelar e especificar problemas do mundo real, com uso de técnicas apresentadas no curso;
· Implantar sistemas de informação;
· Validar e transmitir a solução de um problema de forma efetiva e contextualizada ao problema original;
· Analisar e assimilar sistemas técnicos, científicos e administrativos transformando-os em algoritmos eficientes e eficazes capazes, desta forma, de resolver os problemas do dia-a-dia dos usuários;
· Dominar conhecimentos científicos e tecnológicos na área específica de sua formação;
· Utilizar adequadamente a linguagem oral e escrita como instrumento de comunicação e interação social necessária ao desempenho de sua profissão;
· Realizar a investigação científica e a pesquisa aplicada como forma de contribuição para o processo de produção do conhecimento;
· Ter iniciativa e exercer liderança;
· Aplicar normas técnicas nas atividades específicas da sua área de formação profissional.
· Familiarizar-se com as práticas e procedimentos comuns em ambientes organizacionais;
· Criar documentação técnica e pesquisar documentação on-line;
· Empreender negócios envolvendo desenvolvimento de software;
· Avaliar e especificar a necessidade de treinamento e de suporte técnico aos usuários;
· Executar ações de treinamento e de suporte técnico;
· Posicionar-se criticamente frente às inovações tecnológicas;
· Ter capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas;
· Possuir uma formação humanística permitindo a compreensão do mundo e da sociedade, uma formação de negócios, permitindo uma visão dinâmica organizacional e estimulando o trabalho em grupo, desenvolvendo suas habilidades de comunicação.
A aquisição dessas características requer a formação de atitudes, tais como: pontualidade, assiduidade, responsabilidade, respeito à individualidade e à coletividade e cooperação.
O tecnólogo egresso deve ter condições de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de analisar as linguagens de computador e os códigos de comunicação entre o usuário e a máquina, podendo empreender ou assumir chefia ou a organização de gerências de informática e, também, trabalhar em tarefas específicas, como documentação de sistemas e elaboração de manuais, tendo como desafio provocar mudanças através da agregação de novas tecnologias na solução dos problemas e propiciando novos tipos de atividades, agregando:
· Domínio de novas ferramentas e implementação de sistemas visando melhores condições de trabalho e de vida;
· Conhecimento e emprego de modelos associados ao uso de ferramentas do estado-da-arte;
· Pesquisa visando novos conhecimentos e produtos;
· Uma visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade.
As seguintes competências específicas são exigidas:
· Compreender os princípios de funcionamento e as características técnicas de computadores e periféricos;
· Instalar e utilizar equipamentos de informática;
· Identificar e solucionar problemas básicos em equipamentos de informática;
· Instalar, configurar e utilizar softwares básicos, incluindo Internet;
· Identificar e entender topologias, protocolos e padrões de redes;
· Instalar e configurar software de redes para clientes e servidores;
· Descrever a organização da Internet e seus efeitos na sociedade;
· Projetar, desenvolver e gerenciar Web;
· Projetar, desenvolver e gerenciar aplicações baseados na Web;
· Compreender os princípios de funcionamento e utilizar sistemas operacionais;
· Utilizar linguagens de programação para implementar programas;
· Fazer análise de sistemas, aplicando conceitos de engenharia de software;
· Utilizar adequadamente metodologias de desenvolvimento de software;
· Gerenciar projetos de desenvolvimento software;
· Projetar e implantar bancos de dados;
· Gerenciar bancos de dados;
· Aplicar novas tecnologias em desenvolvimento software;
· Implantar sistemas de informações nas organizações;
· Documentar o desenvolvimento e implantação de sistemas de informação.
A forma de acesso ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA) Campus Belém acontecerá exclusivamente através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), conforme aprovação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (CONIF), para ingresso no primeiro período dos cursos, ou por transferência, para qualquer período.
A transferência compulsória ou ex-officio, caracterizada pela continuidade de estudos, independente da existência de vaga específica para tal, pode ser solicitado em qualquer época do ano, para os casos previstos por lei.
6. MATRIZ CURRICULAR |
Disciplina |
CH Semanal |
CH Semestral |
CHA 50 min |
CHR 60 min |
||
Teórica |
Prática |
Teórica |
Prática |
|||
1º Semestre |
||||||
Algoritmos e Programação de Computadores |
2 |
4 |
40 |
80 |
120 |
100 |
Cálculo I |
4 |
- |
80 |
- |
80 |
67 |
Probabilidade e Estatística |
2 |
- |
40 |
- |
40 |
33 |
Arquitetura e Organização de Computadores |
2 |
2 |
40 |
40 |
80 |
67 |
Lógica Matemática |
4 |
- |
80 |
- |
80 |
67 |
Sub-Total |
14 |
6 |
280 |
120 |
400 |
334 |
2º Semestre |
||||||
Disciplina |
CH Semanal |
CH Semestral |
CHA 50 min |
CHR 60 min |
||
Teórica |
Prática |
Teórica |
Prática |
|||
Programação Orientada a Objeto |
2 |
2 |
40 |
40 |
80 |
67 |
Metodologia do Trabalho Científico |
2 |
- |
40 |
- |
40 |
33 |
Gestão Financeira e de Custos |
2 |
- |
40 |
- |
40 |
33 |
Cálculo II |
4 |
- |
80 |
- |
80 |
67 |
Rede de Computadores |
2 |
2 |
40 |
40 |
80 |
67 |
Sistemas Operacionais |
2 |
2 |
40 |
40 |
80 |
67 |
Optativa |
2 |
- |
40 |
- |
40 |
33 |
Sub-Total |
16 |
6 |
320 |
120 |
440 |
367 |
3º Semestre |
||||||
Disciplina |
CH Semanal |
CH Semestral |
CHA 50 min |
CHR 60 min |
||
Teórica |
Prática |
Teórica |
Prática |
|||
Banco de Dados |
2 |
2 |
40 |
40 |
80 |
67 |
Estrutura de Dados |
2 |
2 |
40 |
40 |
80 |
67 |
Programação para WEB |
2 |
2 |
40 |
40 |
80 |
67 |
Engenharia de Software |
2 |
2 |
40 |
40 |
80 |
67 |
Fundamentos de sistemas de Informação |
4 |
- |
80 |
- |
80 |
67 |
Informática e Sociedade |
2 |
- |
40 |
- |
40 |
33 |
Sub-Total |
14 |
8 |
280 |
160 |
440 |
368 |
4º Semestre |
||||||
Disciplina |
CH Semanal |
CH Semestral |
CHA 50 min |
CHR 60 min |
||
Teórica |
Prática |
Teórica |
Prática |
|||
Aplicações de Banco de Dados |
2 |
2 |
40 |
40 |
80 |
67 |
Gestão Organizacional |
2 |
- |
40 |
- |
40 |
33 |
Programação para Dispositivos Móveis |
2 |
2 |
40 |
40 |
80 |
67 |
Pesquisa Operacional |
2 |
- |
40 |
- |
40 |
33 |
Design de Interface Humano-Computador |
2 |
2 |
40 |
40 |
80 |
67 |
Sistemas Distribuídos |
2 |
2 |
40 |
40 |
80 |
67 |
Sub-Total |
12 |
8 |
240 |
160 |
400 |
334 |
5º Semestre |
||||||
Disciplina |
CH Semanal |
CH Semestral |
CHA 50 min |
CHR 60 min |
||
Teórica |
Prática |
Teórica |
Prática |
|||
Desenvolvimento de Aplicações em Multicamadas |
2 |
2 |
40 |
40 |
80 |
67 |
Desenvolvimento de Jogos |
2 |
2 |
40 |
40 |
80 |
67 |
Produção de Textos Científicos |
2 |
- |
40 |
- |
40 |
33 |
Gestão de Carreira e Empreendedorismo |
2 |
- |
40 |
- |
40 |
33 |
Gerência de Projetos e Governança em TI |
2 |
2 |
40 |
40 |
80 |
67 |
TAC I |
||||||
Sistemas Inteligentes |
2 |
2 |
40 |
40 |
80 |
67 |
Sub-Total |
12 |
8 |
240 |
160 |
400 |
334 |
6º Semestre |
||||||
Disciplina |
CH Semanal |
CH Semestral |
CHA 50 min |
CHR 60 min |
||
Teórica |
Prática |
Teórica |
Prática |
|||
Segurança e Auditoria de Sistemas |
3 |
1 |
60 |
20 |
80 |
67 |
Aspectos Legais e éticos da Informática |
2 |
- |
40 |
- |
40 |
33 |
Práticas de Engenharia de Software |
3 |
3 |
60 |
60 |
120 |
100 |
Tópicos Especiais em Sistemas de Informação |
2 |
2 |
40 |
40 |
80 |
67 |
TAC II |
||||||
Atividades Complementares |
4 |
4 |
80 |
80 |
160 |
134 |
Estágio Supervisionado |
||||||
Sub-Total |
14 |
10 |
280 |
200 |
480 |
401 |
CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS |
2560 |
2138 |
||||
TAC I |
80 |
67 |
||||
TAC II |
80 |
67 |
||||
Estágio Supervisionado |
480 |
400 |
||||
TOTAL GERAL DE CARGA HORÁRIA |
3200 |
2672 |
7. COORDENAÇÃO DO CURSO (2014-2015)
Professor Ricardo José Cabeça de Souza – MSc.
Av. Almirante Barroso, 1155
Belém – PA – CEP: 66.093-020
Telefone: (91) 3201-1772
E-Mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
8.CORPO DOCENTE |
Nome |
Titulação |
Andracir Oliveira da Silva |
Mestre em Ciência da Computação(UFSC) |
André Moacir Lage de Miranda |
Doutor em Engenharia Elétrica(UFPA) |
Andréa Lílian Marques da Costa |
Doutora em Educação(PUC/SP) |
Antônio Marcos Trindade Lopes |
Especialista em Redes de Computadores (UFPA) |
Cláudio Alex Jorge da Rocha |
Doutor em Engenharia Elétrica (UFPA) |
Cláudio Roberto de Lima Martins |
Mestre em Ciência da Computação (UFRGS) |
Clovis Machado de Souza Filho |
Especialista em Ciência da Computação (UFRGS) |
Clóvis Maxwell Andrade Martins |
Especialista em Relações Étnicos e Raciais (IFPA) |
Delcio Nonato Araújo da Silva |
Mestre em Ciência da Computação (UFRGS) |
Fabrício Medeiros Alho |
Mestre em Ciência da Computação (UFPA) |
Fanny Santos de Miranda |
Especialista em Educação de Jovens e Adultos – PROEJA (IFPA) |
Marcio Góes do Nascimento |
Mestre em Ciência da Computação (UFPA) |
Marcio Wariss Monteiro |
Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) |
Marco Antônio da Silva Sussuarana |
Graduado em Engenharia Elétrica |
Marcos Vinícius Sadala |
Mestre em Engenharia Elétrica (UFPA) |
Paulo Henrique Gonçalves Bezerra |
Mestre em Engenharia Elétrica (UFPA) |
Ricardo José Souza de Cabeça |
Mestre em Ciência da Computação (UFSC) |
Ricardo Monção de Souza |
Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados |
Rita de Cássia Cerqueira Gomes |
Mestre em Ciência da Computação (UFSC) |
Zilma Betânia Ribeiro Daou |
Mestre em Informática (UFPB) |
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
Redes Sociais