Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Progep/DSQV divulga resultado da pesquisa de clima organizacional do IFPA

  • Publicado: Terça, 11 de Mai de 2021, 21h09
  • Última atualização em Terça, 11 de Mai de 2021, 21h09
  • Acessos: 1895

O Instituto Federal do Pará (IFPA), por meio do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV)/ Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), realizou, no período de 18 de janeiro a 05 de fevereiro, a Pesquisa de Clima Organizacional 2021.

A divulgação da realização da pesquisa e os convites para participação dos servidores foram feitos por meio do e-mail institucional, redes sociais e publicação no site do IFPA. O instrumento utilizado pela Progep, para levantamento dos dados, foi um questionário autoaplicável, on-line, com 47 questões agrupadas em seis categorias: identificação do perfil, dados socioeconômicos, ambiente organizacional e relacionamento interpessoal; saúde e qualidade de vida; conforto e ergonomia.

A pesquisa abrangeu todas as unidades do IFPA, os resultados individuais dos 18 Campi e da Reitoria foram enviados por e-mail para as respectivas áreas de gestão de pessoas, oportunizando a todas a possiblidade de planejar ações voltadas para as necessidades específicas de cada unidade, objetivando a melhoria continua da organização. Em números, o DSQV obteve 537 questionários respondidos, o que corresponde a 22,7% dos servidores do IFPA, sendo 53% TAES e 47% docentes.

Para a equipe do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida da Progep, os resultados obtidos podem nortear as futuras ações da instituição no que se refere a saúde, qualidade de vida, desenvolvimento e gestão. “Entendemos que a pesquisa de clima demonstra dois níveis de dados para nos orientar: um que reflete uma realidade da instituição como um todo e outra que demonstra a realidade de cada unidade. Nesse sentido, pensamos também em dois níveis de intervenção”, esclarece a servidora Keila Vargas.

“O objetivo da pesquisa é a melhoraria contínua da comunicação de forma geral, possibilitando aos servidores um canal para que reportem suas queixas e/ou elogios referente ao ambiente organizacional do IFPA. Desta forma, a Progep na Reitoria e as áreas de gestão de pessoas nos Campi, podem buscar soluções para as questões levantadas de forma organizada e eficiente, construindo um ambiente de trabalho mais saudável e harmonioso possível e aumentando o engajamento e a participação dos servidores nos projetos da instituição”, ressalta a equipe do DSQV/Progep.  

A análise dos resultados serve para que os gestores definam ações de curto, médio e longo prazo afim de manter ou melhorar o que está positivo e corrigir o que for apontado como ponto fraco na comunicação e ambiente organizacional. O DSQV/Progep, todos os anos realiza a pesquisa e espera que a participação aumente a cada ano.

A equipe do DSQV/Progep informa que a nova pesquisa deverá ser aplicada entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

 

Confira o resultado da pesquisa.  CLIQUE AQUI.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->