Alunos de Geografia e Ciências Biológicas participam de colação de grau por videoconferência

• Publicado: Segunda, 21 de Junho de 2021, 14h04
  • Última atualização em Segunda, 21 de Junho de 2021, 22h07
  • Acessos: 2085
imagem sem descrição.

O IFPA Campus Belém deu início, nesta segunda-feira (21/6), à primeira solenidade de formatura de 2021. A cerimônia, ainda que de forma remota, teve clima de festa, com direito a alunos usando beca e capelo, alguns até com decoração especial. Pode ter faltado o abraço dos parentes e amigos, mas os familiares mais próximos estiveram ao lado dos formandos, numa manhã de muita emoção.

O Diretor Geral do Campus Belém, professor Raimundo Otoni, representando o reitor Cláudio Alex, presidiu a sessão de outorga dos alunos dos cursos de Licenciatura em Geografia e Ciências Biológicas. O evento contou ainda com a presença do Diretor de Ensino, professor Laudemir Ferreira, e dos coordenadores dos dois cursos, professores Ronaldo Braga e Reydson Reis, respectivamente.

Em seu discurso, o professor Raimundo Otoni destacou a importância desse primeiro passo na carreira profissional. “Quero lembrá-los que agora uma nova trajetória se inicia, com outros cursos de pós-graduação, por isso, abracem com responsabilidade a profissão escolhida. Nós, do IFPA, nos sentimos orgulhosos em podermos ajudar na formação de profissionais qualificados, mas também de cidadãos compromissados. Parabenizo a todos os formandos e a suas famílias que tiveram um papel fundamental nesse processo.”

Thyago Almeida, formando em Geografia, sabe bem a importância do apoio dos familiares. Em 2012, foi seu avô, Antônio dos Santos Almeida (falecido em 2016), quem pagou o cursinho para fazer o vestibular. Por problemas de saúde, Thyago precisou interromper o curso algumas vezes, mas depois de sete anos de muita batalha, encerrou hoje um ciclo. “Sei que essa foi a primeira etapa. Quero fazer mestrado, doutorado e continuar estudando, porque conhecimento nunca é demais – especialmente para um professor. Mas hoje estou muito feliz por ter concluído o curso. Foi uma grande vitória, uma superação pessoal. E devo muito aos meus pais, Maria Eugeni e Carlos Alberto, aos meus avós Euci e Antônio (in memoriam) e ao meu sobrinho, João Miguel”.

A família também teve uma influência e tanto na trajetória de Nisya Pantoja. A formanda em Ciências Biológicas percorria, diariamente, uma longa distância até o campus (no início do curso morava em Mosqueiro e, depois, em Santa Isabel). “Para ajudar meus pais na passagem de ônibus e na compra de material, vendia docinhos para colegas e professores”, recorda a agora licenciada em Ciências Biológicas e mestranda em Geologia e Geoquímica pela UFPA. Os pais, Mônica e Marcos, se formaram recentemente nos cursos de Assistência Social e Direito, respectivamente, e já estão concluindo pós-graduação em suas áreas. A irmã, Nívea, também acaba de colar grau em Enfermagem, pela Unama. “Hoje estamos em festa. É um dia muito especial para todos nós. Por isso, fiz questão de decorar a casa, de usar a vestimenta e, claro, de preparar muitos docinhos para comemorar”, afirmou. Motivos não faltam...

A todos os formandos, nosso mais sincero voto de sucesso e felicidade. Nós, do IFPA, e seus familiares e amigos, temos muitas razões para estarmos orgulhos de todos vocês!

Calendário de formatura continua - Nesta terça-feira (22/6), a solenidade contará com a participação dos formandos do cursos de Saneamento Ambiental, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Materiais. Acompanhe, a solenidade, a partir das 11 horas, pelos canais do Youtube e Facebook.

E para quem quiser ver ou rever a formatura de hoje, clique AQUI.

A semana de outorga prossegue até sexta-feira. Confira AQUI o calendário.

Confira a lista dos formandos desta segunda-feira (21/6):

- Gilberto Charleson Palheta

- Jhimmy Helisson Borges Santos

- Jonathan Lima da Costa

- Leandro Silva Costa

- Sandro de Souza Dias

- Thyago Serrão Almeida

Ciências Biológicas

- Amanda Ramos Pereira

- Jessica Geiza Beatriz Cruz de Moraes

- Joycianne Rodrigues Parente

- Kimberly dos Santos Silva