Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Informe Saúde

Covid -19: Cuidados após Vacinação

  • Publicado: Segunda, 28 de Junho de 2021, 10h54
  • Última atualização em Terça, 29 de Junho de 2021, 09h58
  • Acessos: 3453
imagem sem descrição.

Com o avançar da imunização pelo país os profissionais de educação, no estado do Pará, já tiveram a oportunidade de receberem a primeira dose da vacina contra covid-19. Contudo devemos ficar alertas para que esse fato não nos transmita uma falsa sensação de imunidade, uma vez que os calendários vacinais necessitam de 2 (duas) doses para estarem completos e ainda vale ressaltar que nenhuma vacina disponível no momento garante para os vacinados que os mesmos fiquem 100% livres do risco de adoecer, dado o fato de o principal objetivo delas serem prevenir casos graves e óbitos.

Por isso, é importante que as orientações preventivas preconizadas pelos órgãos de saúde sejam cumpridas para evitar o contágio e a disseminação do novo coronavírus e suas variantes.

Com isso surgem alguns questionamentos importantes. Dentre eles:

  1. Já estou imunizado após a primeira dose?

Não. Nenhum dos imunizantes disponíveis garantem imunidade após a primeira dose. A orientação é que 14 dias após a segunda dose, em intervalos específicos, isso aconteça.

  1. Mesmo estando vacinado(a), posso ser infectado pelo coronavírus?

Sim. As vacinas disponíveis apresentaram eficácia na redução de casos sintomáticos da doença, sobretudo nas apresentações graves. Na situação emergencial de pandemia, isso equivale a redução significativa no número de internações hospitalares e de óbitos pela doença. Por outro lado, vale lembrar que ainda não existem estudos que comprovem a eficácia dessas vacinas em relação à reinfecção ou até mesmo em relação às variantes.

  1. Quais são os cuidados que devo ter após ser vacinado(a)?

Todos os cuidados de prevenção devem ser mantidos, sem exceção, dentre estes os principais.

  • Uso correto de máscaras;

  • Higienizar as mãos com álcool em gel 70% ou água e sabão;

  • Manter o distanciamento social.

Lembre-se: E importante união para que possamos vencer a pandemia, por isso respeite as recomendações e fique atento ao calendário vacinal para não perder a segunda dose da vacina.

Referências:

https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/305-vacinacao-covid-19-cuidados-gerais

http://www.saude.pa.gov.br/infectologista-do-hgi-alerta-para-manutencao-dos-protocolos-de-seguranca-apos-vacinacao-contra-covid-19/

Fim do conteúdo da página
-->