Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Setores do IFPA Campus Belém implementam plano de retomada das atividades presenciais

  • Publicado: Sexta, 06 de Agosto de 2021, 19h51
  • Última atualização em Sexta, 06 de Agosto de 2021, 21h38
  • Acessos: 2120
imagem sem descrição.

Portaria da Reitoria do IFPA de nº 1056/2021 regulamenta o Plano de Retomada das Atividades Administrativas e Acadêmicas no IFPA Campus Belém. O documento está totalmente alinhado ao Protocolo de Biossegurança aprovado pelo Comitê de Risco do IFPA. No âmbito do campus Belém, coube à Comissão para Atualização, Sistematização e Coordenação do Plano de Retorno das Atividades Administrativas e Acadêmicas organizar diversas frentes de trabalho para garantir um Planejamento integrado para todas as unidades do campus.

A Comissão para Retomada das Atividades Presenciais do campus Belém contou com a participação direta de 30 (trinta) servidores, que foram divididos em grupos de trabalho para atuar em quatro eixos: Comunicação e Sensibilização; Ações de Saúde e Biossegurança; Ações Pedagógicas no Ensino, Pesquisa e Extensão; e Planejamento das Ações Administrativas de Pessoal. Com isso, a elaboração do documento alcançou as principais frentes estratégicas do campus.

Conforme verificado na Portaria 1056/2021, as diretrizes estabelecidas para retorno das atividades presenciais alcançam todos os servidores. Assim, a jornada de trabalho presencial volta a ser rotina na vida do servidor, preservados os revezamentos nos setores alinhados ao bandeiramento, elencado no decreto de nº 800/2020 do Estado do Pará, com a última atualização em 05 de agosto de 2021 e vigência a partir do dia 06/08/2021.

Bandeiramento Verde

O bandeiramentoverde, traduz-se numa configuração de taxa de transmissão baixa e alta capacidade de resposta pelo sistema de saúde. Dessa forma, as condições epidemiológicas são balizadoras para que os gestores adotem medidas e cuidados no processo de retomada das atividades. Para este ponto, o quadro 1 da portaria é taxativo quanto às ações de trabalho que podem ser realizadas nos diversos ambientes do IFPA. Dessa forma, para compreender melhor o cenário atual é importante a leiturada portaria 1056/21, especificamente o que está descrito no quadro 1, cor verde.

Com essa nova configuração epidemiológica combinada à análise dos espaços internos do IFPA Campus Belém torna-se possível a retomada dos trabalhos presencias em todos os setores com baixo quantitativo de servidores. Nos setores maiores, é indicado o revezamento mantendo-se a ocupação máxima de 50% a 75% dos servidores em atividades presenciais. Ao mesmo tempo, no bandeiramento atual (verde) a depender a situação de saúde do servidor poderá haver a continuidade do formato remoto (impedimentos com comprovação médica).

Cuidados de Saúde e Segurança para todos

Independente do bandeiramento, todas as recomendações do Protocolo de biossegurança permanecem em vigor como uso obrigatório de máscara, medidas de higienização, zelar por si e pelo outro, controle do acesso e circulação de pessoas no campus, dentre outras.

Sobre o Plano de Trabalho de Retomada das Atividades Presenciais

Como instrumento de gestão das unidades do Campus Belém, compõe o Plano de Trabalho um Fluxograma de Atividades Administrativas Híbridas previstas por cada setor (dentre secretaria, departamentos, divisões, seções e comissões) para serem realizadas nos meses de julho a dezembro de 2021, sendo estas articuladas com seus objetivos, estratégias, táticas, metas e resultados. As ações e estratégias elencadas atualmente e em perspectivas futuras precisam estar alinhadas ao descrito na portaria 1056/2021.

Confira a íntegra da Portaria 1056/2021

Confira os membros da Comissão – Portaria 238/2021.

 

Texto: Jordanio Silva Santos

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->