Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Informe Saúde

Agosto dourado: importância do aleitamento materno

  • Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 19h49
  • Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 19h59
  • Acessos: 1454

"É, naturalmente, indispensável nos primeiros momentos da existência. Assim é o leite materno: a base da vida. A recomendação mundial é de que o aleitamento deve ser exclusivo até os 6 meses e complementado com adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais. Afinal, amamentar é um ato de amor sem limites!” (Sociedade Brasileira de Pediatria-SBP)

O mês de agosto é conhecido como agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação - a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Há cerca de vinte anos, durante a primeira semana de agosto, acontecem ações no mundo todo em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade.

Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha um desenvolvimento saudável.

Sobre a importância do Aleitamento Materno, o Ministério da Saúde esclarece:

Amamentar é a maneira mais saudável de alimento para o seu filho nos primeiros 2 anos de idade.

REFERÊNCIAS

Sociedade Brasileira de Pediatria: https://www.sbp.com.br/especiais/agosto-dourado/

Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3022-empoderar-maes-e-pais-favorecer-a-amamentacao-hoje-e-para-o-futuro-semana-mundial-da-amamentacao-2019

Ministério da Saúde: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/campanhas/amamentacao_2016/MS_AMAMENTACAO_FOLDER_20x15.pdf

Fim do conteúdo da página
-->