Segunda-Feira, 22 de Setembro de 2014
  • Diminuir Texto

Técnico em Mecânica

1.APRESENTAÇÃO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA – tem como foco principal a formação de competência humana, cuja finalidade é a de contribuir para o desenvolvimento intelectual do indivíduo e o progresso da sociedade; e no caso do Curso Técnico em Mecânica, valorizar ferramentas tais como: princípios éticos, requisitos técnicos específicos da mecânica e diretrizes básicas aplicadas na formulação deste Curso.
O nosso Estado é o segundo maior Estado do Brasil, em área geográfica, com renda per capita baixa, mas com grandes focos de desenvolvimento, que são os megaprojetos, tais como: a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, a maior usina hidrelétrica nacional; a Albrás, que hoje é a maior fábrica de produção de alumínio em lingote do mundo; a Alunorte, que em sua segunda expansão se posicionará entre as maiores do mundo na produção da alumina, o que nos possibilita características de um Estado que vive do extrativismo mineral, florestal, entre outros. Além dos projetos já citados, também se desenvolvem em nosso Estado: O projeto Grande Carajás, com a Companhia Vale do Rio Doce; os projetos do caulim, com a Rio Caulim Capim e a Pará Pigmentos, além da mineração e a verticalização do cobre, no município de Canaã dos Carajás com o Projeto Sossego.
O município de Marabá concentra grande produção de gusa, com um grande pólo siderúrgico. Haverá grande desenvolvimento na escala de produtos destinados à exportação, já que estamos melhorando os nossos portos. Podemos contar hoje, com o Porto de Belém, o Porto da Vila do Conde, o Porto da Sotave e o Porto de Santarém que viabilizará o incremento na exportação de grãos.

Com a nova estrutura portuária, o aparelhamento da malha rodoviária e o advento da Alça Viária, que hoje representa um grande fator de integração, temos montado um cenário de condições propícias, onde tudo polariza para que o Pará, que é o Portal da Amazônia, desenvolva rapidamente, pois grande será o avanço da industrialização, o que aumenta também, as exigências para que tenhamos mais infra-estrutura que sirva de apoio a este novo horizonte. Também, com a recriação da Superintendência da Amazônia – SUDAM, este incremento desenvolvimentista será cada dia maior.
Para um horizonte de dez anos, as necessidades na formação técnica serão cada vez maiores, e a procura do Técnico em Mecânica se faz sentir no dia a dia, através da busca por estagiários na GIRAD, onde há um maior percentual de procura pelas Empresas, por estagiários que sejam do curso de Técnico em Mecânica.
Neste contexto, visando o atendimento da população dos cento e quarenta e três municípios do Estado do Pará e Estados circunvizinhos, é que foi implantado o Curso Técnico em Mecânica, seguindo uma metodologia de ensino presencial. E o IFPA é o ponto de apoio na formação do Técnico em Mecânica que o Pará e a Amazônia necessitam.

2.OBJETIVOS

A implantação do Curso Modular de Técnico em Mecânica, além de formar profissionais tecnicamente qualificados para atender as necessidades crescentes deste segmento na área da indústria no mais curto espaço de tempo, visa também permitir a formação continuada, para adaptação profissional aos avanços tecnológicos, integrados às características regionais de desenvolvimento. Para isto se estabeleceu um currículo segundo competências profissionais gerais, baseado em levantamento das características peculiares da região, necessidades operacionais das indústrias, além do princípio de flexibilidade que permitem um contínuo aprimoramento técnico.

3.PERFIL PROFISSIONAL

O egresso do Curso Técnico em Mecânica é o profissional possuidor de uma sólida formação técnica generalista, lastreada numa cultura geral, igualmente sólida e consistente, estando apto a exercer as competências e habilidades adquiridas de forma autônoma, crítico-reflexivo, criativa e consciente no universo da indústria automobilística, naval, aeronáutica, metalúrgica, alimentícia, petroquímica, entre outras, e em todos os seguimentos do setor metal mecânico.

4.ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Refrigeração e Climatização Residênciais 120
Motores de Combustão Interna 120
TOTAL 360
O Curso está composto de um total de 1440 horas.
Estágio Supervisionado de xxx horas

FacebookTwitterYoutubeFlickrGoogle

Você curtiu o novo visual do nosso site?

Connepi
Educação a Distância