Brasil



Segunda-Feira, 22 de Setembro de 2014
Tamanho do texto:
  • Aumentar Texto
  • Texto Normal
  • Diminuir Texto

Técnico em Mecânica

E-mail Imprimir PDF
1.APRESENTAÇÃO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA – tem como foco principal a formação de competência humana, cuja finalidade é a de contribuir para o desenvolvimento intelectual do indivíduo e o progresso da sociedade; e no caso do Curso Técnico em Mecânica, valorizar ferramentas tais como: princípios éticos, requisitos técnicos específicos da mecânica e diretrizes básicas aplicadas na formulação deste Curso.
O nosso Estado é o segundo maior Estado do Brasil, em área geográfica, com renda per capita baixa, mas com grandes focos de desenvolvimento, que são os megaprojetos, tais como: a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, a maior usina hidrelétrica nacional; a Albrás, que hoje é a maior fábrica de produção de alumínio em lingote do mundo; a Alunorte, que em sua segunda expansão se posicionará entre as maiores do mundo na produção da alumina, o que nos possibilita características de um Estado que vive do extrativismo mineral, florestal, entre outros. Além dos projetos já citados, também se desenvolvem em nosso Estado: O projeto Grande Carajás, com a Companhia Vale do Rio Doce; os projetos do caulim, com a Rio Caulim Capim e a Pará Pigmentos, além da mineração e a verticalização do cobre, no município de Canaã dos Carajás com o Projeto Sossego.
O município de Marabá concentra grande produção de gusa, com um grande pólo siderúrgico. Haverá grande desenvolvimento na escala de produtos destinados à exportação, já que estamos melhorando os nossos portos. Podemos contar hoje, com o Porto de Belém, o Porto da Vila do Conde, o Porto da Sotave e o Porto de Santarém que viabilizará o incremento na exportação de grãos.

Com a nova estrutura portuária, o aparelhamento da malha rodoviária e o advento da Alça Viária, que hoje representa um grande fator de integração, temos montado um cenário de condições propícias, onde tudo polariza para que o Pará, que é o Portal da Amazônia, desenvolva rapidamente, pois grande será o avanço da industrialização, o que aumenta também, as exigências para que tenhamos mais infra-estrutura que sirva de apoio a este novo horizonte. Também, com a recriação da Superintendência da Amazônia – SUDAM, este incremento desenvolvimentista será cada dia maior.
Para um horizonte de dez anos, as necessidades na formação técnica serão cada vez maiores, e a procura do Técnico em Mecânica se faz sentir no dia a dia, através da busca por estagiários na GIRAD, onde há um maior percentual de procura pelas Empresas, por estagiários que sejam do curso de Técnico em Mecânica.
Neste contexto, visando o atendimento da população dos cento e quarenta e três municípios do Estado do Pará e Estados circunvizinhos, é que foi implantado o Curso Técnico em Mecânica, seguindo uma metodologia de ensino presencial. E o IFPA é o ponto de apoio na formação do Técnico em Mecânica que o Pará e a Amazônia necessitam.

2.OBJETIVOS

A implantação do Curso Modular de Técnico em Mecânica, além de formar profissionais tecnicamente qualificados para atender as necessidades crescentes deste segmento na área da indústria no mais curto espaço de tempo, visa também permitir a formação continuada, para adaptação profissional aos avanços tecnológicos, integrados às características regionais de desenvolvimento. Para isto se estabeleceu um currículo segundo competências profissionais gerais, baseado em levantamento das características peculiares da região, necessidades operacionais das indústrias, além do princípio de flexibilidade que permitem um contínuo aprimoramento técnico.

3.PERFIL PROFISSIONAL

O egresso do Curso Técnico em Mecânica é o profissional possuidor de uma sólida formação técnica generalista, lastreada numa cultura geral, igualmente sólida e consistente, estando apto a exercer as competências e habilidades adquiridas de forma autônoma, crítico-reflexivo, criativa e consciente no universo da indústria automobilística, naval, aeronáutica, metalúrgica, alimentícia, petroquímica, entre outras, e em todos os seguimentos do setor metal mecânico.

 

4.ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

 

Módulo I
Disciplinas Carga Horária
Segurança e Higiene no Trabalho 12
Metrologia 36
Desenho Mecânico 120
Tecnologia Mecânica 36
Tecnologia dos Materiais 24
Gestão da Qualidade Indust. e Ambiental 24
Sociologia e Técnicas de Liderança Grupo 24
Ajustagem 72
Fresagem 72
Tornearia 72
Automoção da Produção 72
Processos de Soldagem:  
- Processos Usuais de Soldagem 42
- Metalurgia de Soldagem 42
- Prática de Soldagem 72
TOTAL 720
Módulo II
Disciplinas Carga Horária
Pneumática - Eletropneumática 72
Hidráulica - Eletrohidráulica 72
Elementos de Eletrotécnica 72
Controle Lógico Programado - C.L.P 48
Eletro-Eletrônica 48
Termofluído 48
TOTAL 360
Módulo III
Disciplinas Carga Horária
Fundamentos Termodinãmicos e Psicometria 48
Comandos e Acionamerntos Elétricos 48
Planejamento e Custo 24
Refrigeração e Climatização Residênciais 120
Motores de Combustão Interna 120
TOTAL 360
O Curso está composto de um total de 1440 horas.
Estágio Supervisionado de xxx horas

 

 

 

 
FacebookTwitterYoutubeFlickrGoogle



Enquete

Você curtiu o novo visual do nosso site?
 

Links

Connepi
Educação a Distância
Protocolo IES
100 Anos
REDENET
SIAPENET
SERPRO
MEC