Sábado, 1 de Novembro de 2014
  • Aumentar Texto
  • Texto Normal
  • Diminuir Texto
Home Notícias Curso de Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (atualizado)

E-mail Imprimir PDF

O Instituto Federal do Pará - IFPA em parceria com a Universidade Federal do Pará - UFPA, através do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), divulgam o edital do processo de seleção de candidatos para a turma 2013 do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia.

Estão sendo ofertadas um total de 20 vagas, sendo 8 destinadas a servidores do IFPA. O curso tem como objetivo qualificar profissionais de nível superior oriundos de diferentes áreas relacionadas à gestão ambiental e ao uso e aproveitamento de recursos naturais, com foco no desenvolvimento e aplicação de estratégias e métodos cujos resultados atendam às demandas da sociedade. De acordo com o projeto aprovado pela CAPES o curso tem a duração mínima de 18 e máxima de 24 meses

Inscrições

Para a inscrição, o candidato deverá entregar na secretaria do PPGEDAM, até às 15 horas do dia 23/05/2013, os seguintes documentos:

(a)
Formulário de inscrição (Anexo I do edital) devidamente preenchido;

(b) Cópias do documento oficial de identidade e do CPF (apresentar originais);

(c) Cópia do diploma de curso de graduação (original e fotocópia), emitido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), ou, se emitido por instituição estrangeira, validado no Brasil (apresentar original do diploma);

(d) Cópia do histórico escolar do curso de graduação (apresentar original);

(e) Duas fotografias 3x4 iguais e recentes;

(f) Uma via impressa do currículo Lattes e as fotocópias dos documentos comprobatórios;

(g)
Pré-projeto de pesquisa conforme o Anexo II do edital;

(h) Comprovante do pagamento da GRU efetuado no Banco do Brasil no valor de R$ 100,00 (Cem reais) referente à taxa de inscrição (para obter a GRU, vide item 1.3 do edital);

(i) Para os candidatos da demanda de servidores do IFPA, carta de anuência expedida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFPA).

Processo Seletivo

O processo seletivo consiste em prova escrita baseada em bibliografia divulgada no site do programa, prova de proficiência em língua estrangeira (inglês ou francês), análise do currículo lattes (experiência e engajamento profissional), análise de um Plano de Trabalho apresentado pelo candidato (vinculado às linhas de pesquisa do programa) e entrevista realizada por uma banca examinadora.

O programa

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) é um Mestrado profissional, aprovado e autorizado pela CAPES, que consolida a experiência de duas décadas de atividades de pesquisa e de formação desenvolvidas, pelo Núcleo de Meio Ambiente(NUMA), da Universidade Federal do Pará.

Diferentemente do mestrado acadêmico, o mestrado profissional privilegia uma formação para a gestão e a aplicação de conhecimentos adquiridos, contribuindo para uma melhor tomada de decisão na prática profissional. A ênfase é, portanto, atribuída à prática, capacitando o profissional, externo à academia, para localizar, reconhecer, identificar e, sobretudo, incorporar as pesquisas desenvolvidas no meio acadêmico no exercício da profissão.

Assim, a formação proposta pelo Mestrado Profissional do NUMA, acompanha as transformações verificadas nas duas últimas décadas nas relações entre sociedade e meio ambiente. Transformações que requisitam uma nova gestão dos recursos naturais e uma nova perspectiva de desenvolvimento, buscando ultrapassar, portanto, o maniqueísmo das visões conservacionista e desenvolvimentista, bem como a tradicional concepção de gestão dos recursos naturais pautada em medidas coercitivas e inibidoras do potencial de desenvolvimento local.

Para mais informações leia e faça o download do edital no site do programa.

Informações:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

IFPA Campus Belém

Diretoria de Pesquisa , Pós-graduação e Inovação - DPPI

Av. Almirante Barroso, 1155

Bairro: Marco

Prof. Dr. Daniel Palheta Pereira

Universidade Federal do Pará

Núcleo de Meio Ambiente - NUMA

Coordenação do PPGEDAM

Chalé de Ferro - Prédio anexo - Cidade Universitária Prof. José da Silveira Neto

CEP: 66.075-900  / Belém – Pará

Prof. Dr. Mário Vasconcellos Sobrinho – Coordenador

Prof. Dr. Sérgio Cardoso de Moraes – Vice-Coordenador

FacebookTwitterYoutubeFlickrGoogle

Você curtiu o novo visual do nosso site?

Connepi
Educação a Distância