Brasil



Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2014
Tamanho do texto:
  • Aumentar Texto
  • Texto Normal
  • Diminuir Texto
Home Notícias Inscrições abertas para o 1º Processo Seletivo Técnico 2014 na modalidade integrado

Inscrições abertas para o 1º Processo Seletivo Técnico 2014 na modalidade integrado

E-mail Imprimir PDF

A Diretora Geral Substituta do Instituto Federal do Pará/Campus Belém, nomeada pela Portaria n° 1.103/2013 – GAB,  no uso de suas atribuições legais, torna público a realização do Processo Seletivo para preenchimento de 35 (trinta e cinco) vagas em cada um dos 11 (onze) cursos de Educação Profissional Técnica ofertados na modalidade Integrado.

Nesse primeiro processo de seleção do ano, estão sendo ofertadas um total de 385 (trezentos e oitenta e cinco) vagas, com ingresso no 1º semestre deste ano. Os cursos técnicos na modalidade Integrado são cursos regulares com uma média de duração de três anos e meio, e com uma grade curricular composta de disciplinas de formação geral (ensino médio) e especificas por área (de acordo com o curso escolhido), para alunos que já concluíram o Ensino Fundamental.

Os candidatos serão classificados de acordo com o número de vagas ofertadas no curso, obedecendo a classificação decrescente de pontos segundo os critérios estipulados no edital.

Cursos ofertados

Os cursos ofertados nas modalidades de ensino Integrado são: Agrimensura, Design de Interiores, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Estradas, Eventos, Informática, Mineração, Química e Telecomunicação, todos no período matutino.

Cotas

O sistema de cotas segue as orientações da Lei 12.711/2012 e o Decreto nº 7.824/2012 e Portaria Normativa do MEC nº 18 de 11/10/2012, ficando estabelecido que, em cada curso, no mínimo 50% das vagas, serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública, observado o que segue:

I- Na forma integrada, exige-se que o candidato tenha cursado TODO o Ensino Fundamental em escola pública (do 1º ao 9º ano) definida no Artigo 19, I da Lei n° 9.394/96.

- Das vagas destinadas aos candidatos egressos de escola pública de que trata o subitem 3.1, 50% serão reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salários mínimo per capita, garantindo-se o percentual de 77% destas vagas aos auto declarados pretos, pardos e indígenas.

- Das vagas destinadas aos candidatos egressos de escola pública de que trata o subitem 3.1, 50% serão reservadas aos candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 (um e meio) salários mínimo per capita, garantindo-se o percentual de 77% destas vagas aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

- Os 50% (cinquenta por cento) restantes das vagas do curso serão preenchidas pelos (as) candidatos (as) classificados (as) obedecendo rigorosamente à ordem de classificação independentemente de terem cursado a Educação Básica (Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio) em escola pública ou privada.

Isenção

Serão disponibilizados 20% do total de vagas ofertadas para a Isenção de Pagamento da Taxa de Inscrição. Esse porcentual se aplica à Educação Profissional Técnica Modalidades de Ensino Integrado.

A Isenção do Pagamento da Taxa de Inscrição será destinada aos candidatos que preencherem aos requisitos estabelecidos no Decreto nº. 6.593/2008, descritos a seguir:

  • Ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, de que trata o Decreto nº. 6.135, de 26 de junho de 2007;
  • For membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº. 6.135, de 26 de junho e 2007 (De acordo com o Decreto nº. 6.135, de 26 de junho de 2007 considera-se família de baixa renda aquela com a renda familiar mensal per capita (razão entre a renda familiar mensal e o total de indivíduos na família) de até meio salário mínimo; ou a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos).

 

O candidato interessado na isenção de Pagamento da Taxa de Inscrição deverá Preencher o Requerimento de Isenção de Pagamento da Taxa de Inscrição, constante no anexo V do edital, e  entregar no Serviço Social, localizado no bloco “E”, 2º piso, IFPA, Campus Belém, na Av. Almirante Barroso,  nº 1155, Marco, Belém (PA), no horário de 09h às 12h e 14h às 17h (horário local de Belém), de 09 a 17/01/2014, conforme o cronograma do Edital constante no anexo III.

O candidato deverá apresentar no ato de solicitação de isenção, CÓPIA e ORIGINAL dos seguintes documentos:

a) CPF do candidato;

b) Carteira de identidade do candidato;

c) Comprovante(s) atualizado(s) de renda familiar do mês de dezembro de 2013 ou janeiro de 2014 dos responsáveis e/ou das pessoas que contribuem com as despesas da residência, tais quais: carteira de trabalho, contracheque, declaração do empregador, carnê de aposentadoria ou pensão, extrato de benefício do INSS, pensão alimentícia ou declaração de autônomo contendo a renda mensal;

d) Conta de energia elétrica atualizada;

e) Requerimento de solicitação para isenção, conforme Modelo no anexo V do edital;

f) Comprovante de Dados de inscrição no 1° Processo Seletivo 2014 – IFPA Campus Belém, gerado no ato de inscrição on-line);

g) Questionário Sócio-econômico, disponível no anexo IV do edital.

Inscrições

No período de 09/01/2014 até às 16h do dia 03/02/2014, o candidato deverá realizar sua inscrição, exclusivamente via internet, observando as instruções disponíveis no endereço eletrônico www.fadesp.org.br. O valor da taxa de inscrição do Processo Seletivo será de R$ 30,00 (trinta reais), obedecendo a instrução normativa nº 02 de 22/05/2009 da Secretaria do Tesouro Nacional, Art. 5º, § 2º, que versa sobre a obrigatoriedade do menor valor possível a ser cobrado na Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).

O candidato deverá possuir RG e CPF próprio, que será utilizado como referência para cadastro. Ao inscrever-se, o candidato deverá optar por apenas 01 (um) curso (Anexo I do edital), nos termos do item 4 do edital; e, por uma das duas categorias de concorrência, ou seja, vagas da concorrência geral ou vagas cotas/escola pública com as suas subdivisões, que são mutuamente excludentes, e gerar e imprimir a Guia de Recolhimento da União – GRU para pagar até a data de vencimento expresso, somente em agência do Banco do Brasil S/A ou em qualquer correspondente bancário autorizado deste. Caso seja efetuado o pagamento em mais de uma inscrição, será considerada apenas a inscrição referente à última Guia de Recolhimento da União paga, considerando para isso a data de pagamento da Guia de Recolhimento, e caso haja coincidência nas datas de pagamento será considerado o número da última inscrição. A data limite para o pagamento da Guia de Recolhimento da União está disposta no Calendário previsto no Edital.

Prova

A prova de seleção para provimento das vagas ofertadas aos cursos de Educação Profissional Técnica, na Modalidade Integrado, será aplicada no dia 16 de fevereiro de 2014 (domingo), e compreenderá aplicação de uma Prova constituída de 45 (Quarenta e cinco) questões objetivas, em única etapa, abrangendo o conteúdo programático do ensino fundamental (relacionado no Anexo II do edital).

Acesse o edital, pois é de extrema importância sua leitura. Para ver e fazer o download do Edital completo do 1º Processo Seletivo Técnico 2014 clique aqui.

Para mais informações ou soluções de problemas entre em contato através do Telefone (091) 4005-7446 ou pelo endereço eletrônico Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 


 
FacebookTwitterYoutubeFlickrGoogle



COMUNICADO - DG


COMUNICADO Nº 20 - EXPEDIENTE NO CÂMPUS BELÉM

A Diretoria Geral do Câmpus Belém - IFPA comunica a comunidade acadêmica que:

1) Nos dias 24 e 25 de outubro não haverá nenhuma atividade vinculada ao ensino, pesquisa e extensão, bem como atividades administrativas, em função da cessão de espaço ao TRE para as Eleições 2014;

2) Dia 27 de outubro está excluído do calendário acadêmico em razão do Recírio.

3) Dia 28 de outubro é ponto facultativo em decorrência do Dia do Servidor Público.

4) Fica mantido o serviço terceirizado de segurança patrimonial. Poderão, ainda, serem mantidos outros serviços terceirizados, respeitados os acordos de cada Empresa e as tratativas com os fiscais de contrato.

5) Todas as atividades retornam na quarta-feira, 29 de outubro de 2014.

Belém, 23 de outubro de 2014.

ANA PAULA PALHETA SANTANA

DIRETORA GERAL PRÓ-TEMPORE IFPA- CAMPUS BELÉM

PORT. 1.701/2014 – GAB

Assessoria de Comunicação

Enquete

Você curtiu o novo visual do nosso site?
 

Links

Connepi
Educação a Distância
Protocolo IES
100 Anos
REDENET
SIAPENET
SERPRO
MEC