Página inicial > O que é? > Outras notícias DEX > Curso Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica

Curso Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica

Publicado: Sexta, 03 de Novembro de 2017, 18h55 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 09h57 | Acessos: 11278

Curso Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica

---------- 30/11/2017 ---------- Resultado ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O IFPA campus Belém, através da Diretoria de Extensão, torna publico o resultado da seleção de candidatos para o curso Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica, a ser ministrado em Belém e no município de Baião.

As aulas iniciarão no próximo dia 05/12/2017 e os candidatos selecionados deverão comparecer no primeiro dia de aula, munidos dos seguintes documentos:

• Cópia legível da Carteira de Identidade;
  • Cópia legível do CPF;
  • Cópia legível do Comprovante de Residência;
  • Uma Foto 3 x 4 atual;
  • Comprovante de Escolaridade;
  • Certidão de Antecedentes Criminais (https://antecedentes.policiacivil.pa.gov.br/antecedente). Suprimido por decisão superior por não haver respaldo legal para tal exigência por parte da coordenação do curso ofertado. Portanto, não é necessário o candidato trazer esta certidão. Item atualizado em 01/12/2017, sem prejuízo dos demais itens.

Turmas e Selecionados :

Turma  Belém Noite: Dia 05/12/2017, terça-feira, das 18:00 às 22:00 horas. (atualizado em 01/12/2017)
Turma  Belém Manhã: Dia 06/12/2017, quarta-feira, das 08:00 às 12:00 horas. (atualizado em 01/12/2017)
Turma  Belém Tarde: Dia 07/12/2017, quinta-feira, das 14:00 às 18:00 horas. (atualizado em 01/12/2017)
Turma  Baião Manhã: Dia 10/12/2017, domingo, das 08:00 às 12:00 horas. (atualizado em 01/12/2017)

Fonte: Profº Airton Lobato Luz, Coordenador do Curso SESF.

Divisão de Programas de Extensão | DIPEX

---------- 24/11/2017 ---------- Aviso ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém, através da Diretoria de Extensão, informa que os candidatos que não puderem comparecer na data programada para pré-inscrição e entrevista no Curso de Extensão em Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica, poderão faze-lo no dia 27/11/2017, no horário das 08:00 às 12:00 horas, no Auditório do DPAED situado no 1º andar do bloco H, mantidas as demais condições e orientações.

Divisão de Programas de Extensão

---------- 03/11/2017 ---------- Oferta ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém, através da Diretoria de Extensão, oferta o Curso de Extensão em Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica, destinado a capacitar pessoas para a instalação e manutenção de geradores fotovoltaicos isolados e conectados à rede, atender demanda técnica reprimida da área, e proporcionar emprego e renda para a comunidade em geral.

O curso terá duração de 40 horas distribuídas em 10 (dez) aulas, e compreenderá os tópicos I. O Sol; II. Conversão da Luz em Eletricidade; III.- Módulos Fotovoltaicos; IV. Sistemas fotovoltaicos Isolados; V. Sistemas Fotovoltaico Conectados à Rede; VI. Dimensionamento; VII. Introdução a Segurança com Eletricidade e Medidas de Controle do Risco Elétrico; VIII. Normas Técnicas e de Segurança; IX. Estruturas e Ferramentas e Montagem de String Box; X. Instalação prática de sistemas fotovoltaicos, ministrados durante 10 (dez) semanas.

Serão ofertadas 04 (quatro) turmas, com 40 (quarenta) vagas cada uma, sendo 03 (três) no IFPA campus Belém com aulas ministradas uma vez por semana, nos horários das 08:00 às 12:00 horas nas quartas-feiras, das 14:00 às 18:00 horas nas quintas-feiras, e das 18:00 às 22:00 horas nas terças-feiras, além de 01 (uma) turma no município de Baião (PA) destina ao Instituto da Infância e Juventude Joana Maria, cujas aulas serão ministradas no horário das 08:00 às 12:00 horas aos domingos, excetuados os feriados.

Os interessados poderão realizar suas Pré-Inscrições mediante apresentação do Formulário de Cadastro objeto do Anexo II, devidamente preenchido, nos locais, dias e horários abaixo discriminados, ocasião em que haverá uma entrevista feita pela Coordenação do curso que julgará posteriormente, mediante critérios próprios, o acolhimento do pedido de inscrição.

IFPA Campus Belém
25/11/2017 | Das 08:00 às 12:00 horas
Av. Almirante Barroso, 1155 | Marco | Belém/PA
Bloco A, Auditório Central
Município de Baião
26/11/2017 | Das 08:00 às 12:00 horas
Instituto da Infância e Juventude Joana Maria
Rua Santos Dumont, s/n | Centro | Baião/PA

Das vagas ofertadas, 50% será destinada, prioritariamente, a candidatos que possuam Ensino Fundamental completo, não possuam Curso Técnico, estejam fora do mercado de trabalho e que possuam baixa renda, e o restante das vagas será destinado a publico com perfil diverso do priorizado. O resultado será divulgado nesta mesma página, nos termos do Anexo I, sendo de inteira responsabilidade do interessado o acompanhamento das respectivas fases.

A Certificação será feita para os alunos que tiverem participação de no mínimo 90% (noventa por cento) da carga horária, além de aprovação em todas as avaliações com nota mínima de 5,0 (cinco) pontos, em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez).

O Curso de Extensão em Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica é resultado de Projeto Extensionista proposto pelo professor Me. Airton Lobato Luz (Currículo Lattes) e aprovado através do Edital CPEx nº 001/2017–DEX, 17/02/2017, da Diretoria de Extensão do IFPA campus Belém, que analisa, registra, reconhece, apoia e certifica Ações Extensionistas proposta e desenvolvidas por professores e servidores.

Anexos:
Anexo I -  Cronograma