Página inicial > O que é? > Outras notícias > Curso Instalador de Sistemas para Microgeração Fotovoltaica

Curso Instalador de Sistemas para Microgeração Fotovoltaica

Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 15h50 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2019, 09h27 | Acessos: 5282

Curso Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica

---------- 01/11/2018 ---------- Resultado ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O IFPA campus Belém, através da Diretoria de Extensão, torna publico o resultado da seleção de candidatos para o curso Instalador de Sistemas para Microgeração Fotovoltaica, a ser ministrado nos municípios de Belém e Acará.

As aulas iniciarão no próximo dia 05/11/2018 para os alunos de Belém, e no dia 10/11/2018 para os alunos do Acará, nos locais onde foram realizadas as inscrições, conforme anexos abaixo:

Anexos:

Belém Manhã: Início dia 05/11/2018 com aulas nas terças e sextas-feiras, das 09:00 às 13:00 horas.
Belém Tarde: Início dia 05/11/2018 com aulas nas segundas e quintas-feiras, das 14:00 às 18:00 horas.
Acará: Início dia 10/11/2018 com aulas aos sábados, exceto feriados, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 as 17:00 horas.

Fonte: Profº Airton Lobato Luz, Coordenador do Curso ISMF.

Diretoria de Extensão
Divisão de Programas de Extensão

---------- 18/10/2018 ---------- Oferta ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém, através da Diretoria de Extensão, oferta o Curso de Extensão em Instalador de Sistemas de Microgeração Solar Fotovoltaica, destinado a capacitar pessoas para a instalação e manutenção de geradores fotovoltaicos isolados e conectados à rede, atender demanda técnica reprimida da área, e proporcionar emprego e renda para a comunidade em geral.

O curso terá duração de 60 horas distribuídas em 10 (dez) aulas, e compreenderá os tópicos: I. Matemática: Álgebra, Funções Trigonométricas, Regra de 3 Simples; II. Eletricidade Básica: Condutores e isolantes, Diferença de potencial, Circuitos Elétricos, Lei de Ohm; III. Circuitos de corrente contínua (CC), em Série e e Paralelo; IV. Potência em Corrente Contínua (CC) e em Corrente Alternada (CA), Fator de Potência, Capacitores; V. Fundamentos de Geradores e Motores Elétricos; VI. Introdução às Instalações Elétricas; VII. Aterramento Elétrico e proteção contra Descarga Elétrica; VIII. Necessidade da utilização da Energia Solar Fotovoltaica, Recurso Solar, Conversão da Luz em Eletricidade; IX. Células e Módulos Fotovoltaicos; X. Tipos de Sistemas Fotovoltaicos e suas composições; XI. Estudos dos componentes dos Sistemas Fotovoltaicos; XII. Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos; XIII. Medidas de Grandezas do sistema Solar Fotovoltaico; XIV. Introdução a Segurança com Eletricidade e Medidas de Controle do Risco Elétrico; XV. Normas Técnicas e de Segurança; XVI. Estruturas e Ferramentas e Montagem de String Box; XVII. Instalação prática das estruturas dos Sistemas Fotovoltaicos; XVIII. Interligação prática dos Componentes dos Sistemas Fotovoltaicos; XIX. Comissionamento do Sistema Solar Fotovoltaico; XX. Manutenção do Sistema Solar Fotovoltaico.

Serão ofertadas 03 (três) turmas, sendo 02 (duas) turmas com 30 (trinta) vagas cada no IFPA campus Belém, e 01 (uma) turma com 40 (quarenta) vagas no Município de Acará. No IFPA Campus Belém as aulas serão ministradas duas vezes por semana, nos horários das 09:00 às 13:00 horas nas terças e sextas-feiras, e das 14:00 às 18:00 horas nas segundas e quintas-feiras. No Município do Acará, as aulas serão ministradas nos horários 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas, aos sábados, exceto feriados.

A Pré-Inscrição, será realizada nos locais, dias e horários abaixo indicados, ocasião em que os interessados deverão apresentar os seguintes documentos: a) Autodeclaração informando o valor da Renda Familiar Mensal, nos termos do Anexo II; b) Cópia da Carteira de Identidade e do CPF; c) Comprovante de Residência do último mês, e; d) Cópia do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). A análise e o desempate deverão considerar as informações do CadÚnico, da Renda Familiar Mensal até três salários mínimos e meio, bem como candidatos que não possuem curso técnico.

IFPA Campus Belém
25/10/2018 | Das 08:00 às 12:00 horas
Av. Almirante Barroso, 1155 | Marco | Belém/PA
Bloco A, Auditório Central
Município de Acará
27/10/2018 | Das 08:00 às 12:00 horas
Rodovia PA-252, Km 01, S/N | Centro | Acará/PA

Certificação será feita para os alunos que tiverem participação de no mínimo 90% (noventa por cento) da carga horária, além de aprovação em todas as avaliações com nota mínima de 7,0 (sete) pontos, em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez).

O Curso ofertado é resultado de Projeto Extensionista proposto pelo professor Me. Airton Lobato Luz (Currículo Lattes) e aprovado através do Edital CPEx nº 002/2018–DG/DEX, de 23/02/2018, da Diretoria de Extensão do IFPA Campus Belém, que analisa, registra, reconhece, apoia e certifica Ações de Extensão proposta e desenvolvidas por professores e servidores.

Anexos:
Anexo I -  Cronograma