Página inicial > Últimas Notícias > Professor do IFPA concorre ao troféu Rômulo Maiorana

Professor do IFPA concorre ao troféu Rômulo Maiorana

• Publicado: Sexta, 28 de Mai de 2021, 10h40
  • Última atualização em Sexta, 28 de Mai de 2021, 10h40
imagem sem descrição.

O professor de Educação Física do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Belém Alam dos Reis Saraiva está entre os indicados ao Troféu Romulo Maiorana (TRM) Edição Especial. O professor é um dos cinquentas atletas indicados à premiação e concorre pela categoria Judô. A votação é on-line e pode ser feita até dia 16 de maio no site http://bit.ly/Troféu-Romulo-Maiorana-2021-Judô.

Alam Saraiva dedica-se ao Judô há 40 anos. Recorda-se de ter participado de seis campeonatos mundiais de veteranos de Judô: Tuors – França em 2006; São Paulo - Brasil em 2007; Bruxelas – Bélgica em 2008; Budapeste – Hungria em 2010; Frankurt – Alemanha em 2011; Olbia – Itália em 2017. Foi medalhista de bronze no Campeonato Mundial de Veteranos de Judô na Bélgica, Bruxelas, em 2008; duas vezes medalhista de prata no Pan-americano de Veteranos em Buenos Aires, Argentina, em 2012 e Santiago, Chile, em 2019. Foi duas vezes medalhista de bronze no Sul-americano de Veteranos em Porto Alegre (RS) em 2008 e 2011; três vezes vice-campeão brasileiro em 2012, 2018 e 2019 e incontáveis vezes campeão estadual de judô.

“Quando venci a primeira vez em 2012 como melhor Treinador no TRM, fiquei bastante emocionado, me sentindo reconhecido e valorizado profissionalmente e, agora, também lembrado e homenageado como ex-atleta, a sensação é de satisfação e alegria pelas conquistas de uma vida toda voltada ao Judô”, relata professor Alam Saraiva sobre a terceira indicação ao TRM.

De toda sua trajetória, o treinador considera a participação no Programa de Intercâmbio Brasil x Japão 2019 – Sport for Tomorrow (tradução, Esporte para o Amanhã), promovido pela Embaixada Japonesa no Brasil em parceria com o Instituto Kodokan do Brasil e a Confederação Brasileira de Judô o momento mais marcante. Fato que lhe possibilitou estudar na Universidade de Tsukuba, no Japão.

Graduado em Bacharelado/Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (1995), especializado  em Esporte e Lazer pela UEPA (1999) e em Judô pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2009), doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD (2014) com validação na Universidade de São Paulo-USP e Pós-doutor em Biodinâmica do Movimento Humano pela UTAD, Portugal (2017); e intercâmbio no Japão - Sport For Tomorrow 2019. Alam Saraiva é professor titular do IFPA desde 1997 e desenvolve projeto de extensão voltado ao judô atendendo à comunidade interna e externa do Campus Belém interessada na prática do esporte.

TRM 2021

O TRM deste ano, em decorrência da pandemia de Covid-19 que obrigou a suspensão de várias competições esportivas, homenageará ex-atletas que deixaram suas marcas no esporte paraense e, por isso, foram indicados por suas federações. Professor Alam Saraiva é um recordista de medalhas frente à equipe de judô do IFPA campus Belém.

Além da votação popular, o TRM contará com avaliação de um júri composto por profissionais e personalidades de diversas áreas esportivas. A decisão dos jurados ocorrerá no dia 17 de junho.

O TRM ocorre desde 1993. Este ano não ocorrerá a tradicional cerimônia de premiação e os troféus serão entregues na sede da TV Liberal no bairro Nazaré, em Belém. As premiações serão exibidas no Bom Dia Pará e serão feitas no período de 21 a 28 de junho.