Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Informe Saúde > Informe Saúde: Covid-19 e verão
Início do conteúdo da página
Informe Saúde

Informe Saúde: Covid-19 e verão

  • Publicado: Terça, 06 de Julho de 2021, 10h12
  • Última atualização em Terça, 06 de Julho de 2021, 10h27
imagem sem descrição.

 

Estamos no período do verão amazônico e, em tempos de pandemia, as mudanças na rotina e os cuidados estão ainda mais importantes para evitar a contaminação pela covid-19. Orientações como redução de contato social, uso de máscaras, higiene frequente das mãos e continuam em vigor.

Para muita gente, verão é sinônimo de passar dias inteiros no mar e na piscina. Contudo, considerando a situação de pandemia, a recomendação médica é ficar em casa. Para usar espaços públicos com maior segurança, procure ficar fora por períodos curtos e sair nos horários de pouco movimento.

Cuidados no mar e piscinas

A água do mar e da piscina não parecem oferecer condições que aumentem a transmissão do vírus. O problema dessas atividades é que esses locais normalmente oferecem riscos por promoverem aglomeração e as pessoas esquecerem dos cuidados para prevenção da transmissão de covid-19. Portanto, nos espaços públicos:
• Mantenha a distância de, no mínimo, dois metros entre outras pessoas
• Ao observar aumento no número de pessoas, com formação de aglomeração, saia do local imediatamente;
• Não compartilhe copos ou talheres, alimentos, bebidas, equipamentos como guarda-sol, cadeiras e brinquedos;
• Evite tocar o rosto, use máscara e aplique álcool em gel nas mãos com frequência.

Viagens e outros deslocamentos

Se for indispensável viajar é importante verificar a segurança no local que pretende visitar. Não viaje para locais onde a pandemia está piorando. Se for seguro visitar, é preciso tomar certos cuidados com o deslocamento:
• Se for fazer uso de transportes coletivos, use máscara e mantenha o distanciamento social quando possível
• Se for viajar de carro, atente-se ao uso da máscara e do álcool em gel nas paradas.


Calor e máscara

É normal sentir mais calor com a máscara, mas isso não deve ser impedimento de seu uso, que é muito importante para ajudar na redução da transmissão da covid-19. Para minimizar esse efeito, evite se expor nos horários mais quentes do dia, optando por sair pelo início da manhã, final de tarde e noite.
Se você tem acesso a máscaras, que vedam melhor, como as do tipo PFF2, não deixe de usá-las nos espaços coletivos, pois aumentam a proteção. As máscaras caseiras mais efetivas são as de três camadas, que vedam bem nas laterais e não deixam o ar escapara por ali.
Higienizar suas máscaras corretamente e ter sempre uma reserva para fazer a troca quando necessário são indispensáveis.

Happyhour, bares e restaurantes

A vontade de ir para a rua com o verão também aumenta. Mas é preciso se atentar ao fato de que o isolamento é uma das medidas primárias de contenção da Covid-19 e, sendo assim, o ideal é não entrar em aglomerações. O risco de transmissão é ainda maior se as pessoas estão consumindo comidas e bebidas e conversando.
Sempre prefira áreas abertas e bem ventiladas e procure por estabelecimentos que tenham procedimentos para evitar a transmissão da covid-19.

Referências:
https://www.libbs.com.br/blog/covid-19/verao-e-covid-19-cuidados-especiais/

Fim do conteúdo da página
-->