Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Profnit: IFPA divulga edital 2022 de mestrado em propriedade intelectual e transferência de tecnologia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Profnit: IFPA divulga edital 2022 de mestrado em propriedade intelectual e transferência de tecnologia

  • Publicado: Quarta, 28 de Julho de 2021, 10h13
  • Última atualização em Quinta, 05 de Agosto de 2021, 09h33
imagem sem descrição.

 

No dia 23 de julho, foi divulgada a chamada para o Exame Nacional de Acesso (ENAE 2022) ao Programa de Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) organizado pela Comissão Acadêmica Nacional do Profinit. Das 442 vagas desta chamada, 11 são do Instituto Federal do Pará (IFPA), sendo oito são para ampla concorrência, duas reservadas às ações afirmativas e uma reservada a servidores do instituto. O período de inscrições é de 25 a 31 de agosto.

O objetivo deste mestrado é formar recursos humanos para atuar nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) com as competências determinadas por Lei junto a setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais. O ProfNit é uma pós-graduação stricto sensu profissional, em rede nacional, em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação e que confere o título de Mestre. 

O curso é gratuito, presencial, com duração máxima de 24 meses. É coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que operam sob o respaldo da Diretoria do Fortec e do Ponto Focal Sede, a Universidade Federal de Alagoas.

Rede Nacional do Profnit

Distribuída em 21 estados mais o Distrito Federal, a Rede Nacional do Profnit é composta por 32 Pontos Focais. Estes são responsáveis por toda a gestão local do Profnit, observando a disciplina acadêmica nacional e do ponto focal. 

O IFPA campus Belém é um destes pontos focais, desenvolve atividades desde a organização local dos processos seletivos até à divulgação de regras e procedimentos para o ingresso/matrícula.  

O contato e horário de atendimento em cada um dos pontos focais estão no edital.

Profnit é aprovado pelo MEC

O curso foi aprovado pela Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) em junho de 2015. 

Quem pode participar do ENAE 2022?

Poderão se inscrever candidatos graduados portadores de diploma de qualquer curso de nível superior – graduação – emitido por instituição oficial e reconhecida pelo MEC. A inscrição no Exame Nacional de Acesso será efetuada exclusivamente via internet, na página do ProfNit www.profnit.org.br . A taxa de inscrição é R$ 250,00 (duzentos cinquenta reais).

O exame consiste em duas etapas: uma prova (25 de setembro de 2021) e a análise curricular (25 de outubro de 2021). 

Saiba http://www.profnit.org.br/exame-nacional-de-acesso/

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->