Página inicial > Últimas Notícias > Inclusão Digital: IFPA abre seleção de 938 estudantes do Campus Belém para receber auxílio

• Publicado: Quarta, 28 de Julho de 2021, 18h05
  • Última atualização em Quarta, 28 de Julho de 2021, 18h06
imagem sem descrição.

Com o objetivo de dar acesso à internet e suporte às atividades acadêmicas de ensino remoto, o Instituto Federal do Pará (IFPA) divulga hoje, em 28 de julho, o Edital Nº 13/2021 de Seleção de Estudantes para Concessão de Auxílio de Inclusão Digital para a aquisição de chip de celular e/ou pacote de dados para acesso à internet ou ambos. Por este edital, serão contemplados os alunos dos 18 campi, distribuindo 4313 auxílios. Deste total, 938 auxílios são destinados ao Campus Belém.

O período de inscrições dos estudantes do Campus Belém é de 16 a 27 de agosto. Para participar, os estudantes devem estar regularmente matriculados em cursos presenciais técnicos ou de graduação ofertados pelo IFPA e desenvolvendo atividades acadêmicas de ensino em formato remoto ou híbrido, ter renda familiar bruta per capita mensal de até um salário mínimo e meio.

O auxílio de inclusão digital pode ser acumulado com outras modalidades de auxílio, bolsas ou programas de ensino, pesquisa e extensão recebidos durante o ano letivo de 2021. Mais de uma pessoa da mesma família pode ser contemplada.

A seleção será feita a partir da análise da situação socioeconômica informada pelo estudante no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e entrevista. A análise socioeconômica dos estudantes do Campus Belém ocorrerá de 30 de agosto a 10 de setembro. As entrevistas serão realizadas nos dias 13 e 14 de setembro.

O resultado preliminar, aquele que cabe recurso, está previsto para ser publicado dia 15 de setembro. O prazo para interposição de recurso é de um dia após a publicação. A apresentação dos dados bancários pelos estudantes selecionados pelo Campus Belém deve ocorrer até o dia 30 de setembro de 2021.

O auxílio será concedido em parcelas e todos os estudantes selecionados deverão assinar o Termo de Compromisso até 10 dias após a publicação do resultado final para não perder o direito. Menores de 18 anos, cabem a seus pais ou representantes legais assinarem o termo juntamente com o aluno.

Passo a passo para inscrição

São três etapas para se inscrever neste edital Nº 13/2021. Estar cadastrado ou aderir ao Cadastro Único pelo Sigaa, solicitar o auxílio no Sigaa e enviar a documentação.

Quem ainda não faz parte do Cadastro Único precisa, antes do passo anterior, acessar o Sigaa em www.sigaa.ifpa.edu.br , clicar em “Entrar no Sistema” utilizando sua matrícula. Em “Portal do Discente”, acessar o menu “Auxílios” e depois “Aderir ao Cadastro Único”, este é um questionário socioeconômico. Ao final, basta clicar em “Confirmar Inscrição”.

Quem já aderiu ao Cadastro Único, basta solicitar o auxílio em “Portal do Discente”, no menu “Auxílios” clicar em “Solicitação de Auxílios” e depois “Solicitar Novo Auxílio”. Selecionar o auxílio que deseja requerer, ler as informações e marcar a opção “Eu li e compreendi as instruções e prazos informados acima”. Vai em continuar, verificar se todos os dados estão corretos e preencher as informações requeridas. Clicar em “Cadastrar”.

A última etapa para se inscrever na seleção de estudantes ao auxílio digital é anexar os comprovantes conforme orienta o edital. No “Portal do Discente”, em “Auxílios”, clicar em “Solicitação de Auxílios” e em “Anexar Comprovantes”. Clica em “Escolher Arquivo” e selecionar os comprovantes a ser enviados e clicar em “Enviar”. Os documentos precisam estar em formato PDF, PNG e JPG.

Todos os documentos a serem preenchidos estão disponíveis dentro do edital nos anexos. Caso o estudante tenha dúvidas poderá enviar um e-mail ao setor de assistência estudantil do campus no qual estuda.

Saiba mais, leia atentamente o edital. EDITAL