Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Setores do IFPA Campus Belém implementam plano de retomada das atividades presenciais
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Setores do IFPA Campus Belém implementam plano de retomada das atividades presenciais

  • Publicado: Sexta, 06 de Agosto de 2021, 19h51
  • Última atualização em Sexta, 06 de Agosto de 2021, 21h38
imagem sem descrição.

Portaria da Reitoria do IFPA de nº 1056/2021 regulamenta o Plano de Retomada das Atividades Administrativas e Acadêmicas no IFPA Campus Belém. O documento está totalmente alinhado ao Protocolo de Biossegurança aprovado pelo Comitê de Risco do IFPA. No âmbito do campus Belém, coube à Comissão para Atualização, Sistematização e Coordenação do Plano de Retorno das Atividades Administrativas e Acadêmicas organizar diversas frentes de trabalho para garantir um Planejamento integrado para todas as unidades do campus.

A Comissão para Retomada das Atividades Presenciais do campus Belém contou com a participação direta de 30 (trinta) servidores, que foram divididos em grupos de trabalho para atuar em quatro eixos: Comunicação e Sensibilização; Ações de Saúde e Biossegurança; Ações Pedagógicas no Ensino, Pesquisa e Extensão; e Planejamento das Ações Administrativas de Pessoal. Com isso, a elaboração do documento alcançou as principais frentes estratégicas do campus.

Conforme verificado na Portaria 1056/2021, as diretrizes estabelecidas para retorno das atividades presenciais alcançam todos os servidores. Assim, a jornada de trabalho presencial volta a ser rotina na vida do servidor, preservados os revezamentos nos setores alinhados ao bandeiramento, elencado no decreto de nº 800/2020 do Estado do Pará, com a última atualização em 05 de agosto de 2021 e vigência a partir do dia 06/08/2021.

Bandeiramento Verde

O bandeiramentoverde, traduz-se numa configuração de taxa de transmissão baixa e alta capacidade de resposta pelo sistema de saúde. Dessa forma, as condições epidemiológicas são balizadoras para que os gestores adotem medidas e cuidados no processo de retomada das atividades. Para este ponto, o quadro 1 da portaria é taxativo quanto às ações de trabalho que podem ser realizadas nos diversos ambientes do IFPA. Dessa forma, para compreender melhor o cenário atual é importante a leiturada portaria 1056/21, especificamente o que está descrito no quadro 1, cor verde.

Com essa nova configuração epidemiológica combinada à análise dos espaços internos do IFPA Campus Belém torna-se possível a retomada dos trabalhos presencias em todos os setores com baixo quantitativo de servidores. Nos setores maiores, é indicado o revezamento mantendo-se a ocupação máxima de 50% a 75% dos servidores em atividades presenciais. Ao mesmo tempo, no bandeiramento atual (verde) a depender a situação de saúde do servidor poderá haver a continuidade do formato remoto (impedimentos com comprovação médica).

Cuidados de Saúde e Segurança para todos

Independente do bandeiramento, todas as recomendações do Protocolo de biossegurança permanecem em vigor como uso obrigatório de máscara, medidas de higienização, zelar por si e pelo outro, controle do acesso e circulação de pessoas no campus, dentre outras.

Sobre o Plano de Trabalho de Retomada das Atividades Presenciais

Como instrumento de gestão das unidades do Campus Belém, compõe o Plano de Trabalho um Fluxograma de Atividades Administrativas Híbridas previstas por cada setor (dentre secretaria, departamentos, divisões, seções e comissões) para serem realizadas nos meses de julho a dezembro de 2021, sendo estas articuladas com seus objetivos, estratégias, táticas, metas e resultados. As ações e estratégias elencadas atualmente e em perspectivas futuras precisam estar alinhadas ao descrito na portaria 1056/2021.

Confira a íntegra da Portaria 1056/2021

Confira os membros da Comissão – Portaria 238/2021.

 

Texto: Jordanio Silva Santos

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->