Página inicial > Últimas Notícias > Cuidado e Saúde são destaques nas reflexões do “Diálogos para construção coletiva das atividades presenciais”

• Publicado: Quinta, 19 de Agosto de 2021, 17h59
  • Última atualização em Sexta, 20 de Agosto de 2021, 10h41

Nesta quinta-feira (19/08) iniciaram as atividades para a construção do processo de retorno gradual das atividades presenciais no campus Belém. A solenidade de abertura ocorreu às 9h com a participação do reitor, prof. Cláudio Alex, do diretor do campus, prof. Raimundo Otoni e demais convidados. O evento está sendo transmitido on-line pelo canal do YouTube do IFPA Belém. Participam do evento todos os pró-reitores (ensino, pesquisa e extensão) do IFPA e diretores Campus Belém.

Fala de abertura

O diretor do campus, prof. Raimundo Otoni, iniciou sua fala saudando a todos os presentes. “Este planejamento ocorre nesse novo momento em que mais ações podem ser realizadas de forma presencial e isso exige o envolvimento de todos, pois a casa é nossa e devemos prepará-la da melhor forma possível para receber nossos alunos”, destacou o prof. Otoni.

O reitor do IFPA, prof. Cláudio Alex destacou a parceria entre os campi e a reitoria nesse planejamento de retomada. Para o professor Cláudio Alex, a antecipação da 2ª dose da vacina aos profissionais da educação para 20/08 contribui muito nesse planejamento, e deixou evidente sua alegria com a notícia.

Construção Coletiva

O prof. Cláudio Alex destacou os cuidados que estão sendo tomados no planejamento de retomada das atividades presenciais, que é resultado de uma construção coleta por meio das comissões, comitê de risco, órgãos superiores, campi e reitoria. “Esse é um plano vivo, que precisa estar em constante diálogo e ajuste ao cenário epidemiológico. O desafio é muito grande e assim os diálogos é a tônica dessa construção coletiva”, ressaltou prof. Cláudio Alex e declarou aberto o período 2021.2.

A pró-reitora de ensino, a profa. Elinilze Teodoro, contextualizou os avanços nos documentos do planejamento e o alinhamento que precisa haver com as diretrizes nacionais de ensino. “Caminha e o caminho se abrirá”. Essa foi a dica da profa. Elinilze para esse processo de retomada, gradual e segura. É preciso adotar os cuidados para incorporar as orientações ao ambiente institucional e estabelecer linhas para esse planejamento seja executado de forma segura, destacou a pró-reitora.

Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação

Todos os pró-reitores e gestores do campus Belém, reconheceram de colocar as preocupações com os alunos como balizadores desse processo de retomada. Isso parte da percepção do impacto na vida dos alunos, no movimento de trancamento de matrículas e transferências para outras escolas. Esses aspectos que implicam no processo formativo dos alunos mostra o longo trabalho que temos pela frente, que exige cuidados com as pessoas e com as situações socioemocionais destas, ressaltou profa. Elinilze.

A pandemia não gerou uma paralisia institucional. Fomos provocados a experimentar novas formas, novos desafios e isso gerou muito mais opções do fazer extensão, ensino e pesquisa, do que no passado. Na verdade, essa experiência nos impulsionou a trabalhar de forma integrada, com sinergia e interligando todos os pilares formativos, destacou o pró-reitor de extensão, prof. Fabrício Alho.

Diante das falas dos participantes é possível reconhecer que mesmo diante dos avanços é preciso entender que esse planejamento é transitório e que tudo pode mudar rapidamente. Por isso, a importância de iniciar as atividades presenciais precedido de um diagnóstico das turmas, para a compreensão da capacidade de atendimento, respeitando as diretrizes de segurança e saúde. É muito importante que saibamos organizar e definir as turmas que poderão ser trabalhadas de forma presencial. É preciso trabalhar essas prioridades.

A programação da tarde ficou por conta dos gestores do campus Belém que apresentaram à comunidade as diretrizes de suas respectivas áreas para o processo de retomada presencial.

O evento continua até 21/08. Acesse aqui a Programação completa.

Assistam o encontro gravado no canal do IFPA Belém no YouTube.

Texto: Jordanio Santos