Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Cenário da Covid-19 em Belém dá sinais animadores para o retorno das atividades presenciais
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cenário da Covid-19 em Belém dá sinais animadores para o retorno das atividades presenciais

  • Publicado: Quinta, 19 de Agosto de 2021, 18h18
  • Última atualização em Sexta, 20 de Agosto de 2021, 15h24
imagem sem descrição.

O primeiro dia do evento “Diálogos para construção coletiva das atividades presenciais”, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (19/08), contou com a participação do diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Belém, prof. Claudio Guedes Salgado. A ação faz parte do movimento de reflexões e diálogos para o retorno presencial das atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão, do campus IFPA Belém.

A coordenação do evento avaliou que seria importante socializar à comunidade o panorama do SARS-CoV-2, na cidade de Belém. Cláudio Salgado iniciou seu diálogo a partir de duas reflexões importantes: primeiro, é que o cenário na cidade de Belém nunca foi tão bom e segundo, pode haver mudanças muito rápidas nessa configuração. Uma das preocupações principais é sobre o comportamento social e o contexto de retorno de férias que exige cuidados e observação atenta às notificações.

    

          Curva de vacinados com a 1ª dose                                 Queda na curva de óbitos 

Segundo Cláudio Salgado, o último registro de óbito por Covid-19 ocorreu em 30 de julho de 2021. No entanto, é preciso estar em alerta, pois o cenário pode mudar rapidamente. Como recomendação específica ao IFPA, a orientação é reforçar os cuidados nas áreas comuns para que estas não se tornarem áreas livres para atuação da Covid-19.

  

     Queda na média móvel de novos casos                       Número de vacinados com 1ª e 2ª dose, do público eletivo.

O gráfico apresentado pelo diretor de vigilância, retrata uma baixa significativa do número de novos caso no município de Belém-PA e ainda, faz possível associação desse resultado positivo ao esforço nas ações de vacinação. Nesse ponto, Salgado destacou o levantamento que foi realizado por seu departamento com profissionais que trabalham em ambientes hospitalares. No estudo foi constatado que houve queda significativa nos afastamentos dos profissionais após a vacinação. Dessa forma, o diretor reforça a necessidade de redobrar os cuidados nesse processo de retomada, ao tempo que considera plenamente possível, se acompanhado com todas as medidas de segurança, e principalmente a vacinação.

Texto: Jordanio Santos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->