Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Informe Saúde > Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio
Início do conteúdo da página
Informe Saúde

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio

  • Publicado: Quarta, 08 de Setembro de 2021, 16h13
  • Última atualização em Quarta, 15 de Setembro de 2021, 11h52

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão.

A primeira medida preventiva é a educação. Durante muito tempo, falar sobre suicídio foi um tabu, havia medo de se falar sobre o assunto. De uns tempos para cá, especialmente com o sucesso da campanha Setembro Amarelo, esta barreira foi derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção.

CVV é uma das ONGs mais antigas do país e atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente.

Hoje, cerca de 4 mil voluntários, em mais de 120 postos, prestam serviço voluntário e gratuito 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, aos que querem e precisam conversar sobre seus sentimentos, dores e descobertas, dificuldades e alegrias. De forma sigilosa e sem julgamentos, o voluntário do CVV busca ouvir aquele que liga com profundo respeito, aceitação, confiança e compreensão, valorizando a vida e, consequentemente, prevenindo o suicídio.

Contudo, cada um de nós deve estar disposto ajudar de alguma forma. sabemos que muitas vezes é difícil até mesmo por falta de orientação em como agir, mas podemos ficar atentos ao Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda.

Existem muitos mitos em relação ao comportamento suicida e isso atrapalha bastante na detecção e apoio por gerar muitos estigmas em relação a isso. 

Referências

https://www.cvv.org.br/blog/setembro-amarelo-mes-de-prevencao-do-suicidio/

https://www.setembroamarelo.org.br/cvv/

http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=14#page/10

https://www.setembroamarelo.com/

 

Fim do conteúdo da página
-->