Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Informe Saúde > 22/9 – Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens
Início do conteúdo da página
Informe Saúde

22/9 – Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens

  • Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 19h48
  • Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 19h49

               O Dia do Adolescente foi instituído em 1996.

            Adolescentes e jovens constituem um grupo populacional que exige novos modos de produzir saúde. Seu ciclo de vida particularmente saudável evidencia que os agravos em saúde decorrem de hábitos e comportamentos, que, em determinadas conjunturas, os vulnerabilizam.

            Segundo o ECA (Estatuto da Criança e do adolescente), adolescentes e jovens – independentemente de gênero, etnia, cor, origem ou qualquer outra condição – devem ter seus direitos garantidos por meio de ações eficazes que lhes proporcionem a formação de uma consciência cidadã.

            A atenção integral à saúde dos adolescentes e jovens apresenta-se como um desafio, por tratar-se de um grupo social em fase de grandes e importantes transformações psicobiológicas articuladas a um envolvimento social e ao redimensionamento da sua identidade e dos novos papéis sociais que vão assumindo.

            O Ministério da Saúde, visando garantir a atenção integral durante a adolescência, elabora políticas nacionais voltadas para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, por meio de suas áreas técnicas. Busca-se, com isso, reduzir as principais doenças e agravos, bem como melhorar a vigilância à saúde e contribuir para a qualidade de vida desses milhões de cidadãos brasileiros que estão na faixa etária entre 10 e 19 anos de idade.

Na organização da atenção integral a adolescentes e jovens, serão contemplados os seguintes eixos: promoção da saúde e prevenção de agravos; ações de assistência e reabilitação da saúde e a educação permanente. E, ainda, as linhas de ação:

  • acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento físico e psicossocial;
  • saúde sexual e reprodutiva
  • saúde bucal
  • saúde mental
  • prevenção ao uso de álcool e outras drogas
  • prevenção e controle de agravos
  • educação em saúde
  • direitos humanos, a promoção da cultura de paz e a prevenção de violências e assistência às vítimas

            Diante desses eixos existe um total de serviços que são disponibilizados aos jovens e adolescentes nas redes públicas de saúde.

            É fundamental tornar o adolescente um ator de todo seu processo de saúde oportunizando este a adquirir autonomia e apoio para que ele possa usar seu potencial de energia em atividades comunitárias que propiciem autoconhecimento.

Referências

https://bvsms.saude.gov.br/22-9-dia-nacional-da-saude-de-adolescentes-e-jovens/

https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/dia-do-adolescente-2020-sbp-destaca-necessidade-de-atencao-integral-a-saude/

Fim do conteúdo da página
-->