Página inicial > Últimas Notícias > IFPA na Ciência > Artigo - Afrofuturismo na educação: o caso da metodologia ativa cartodiversidade

Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 09h38 | Última atualização em Quinta, 30 de Setembro de 2021, 09h38

O artigo trata da aplicabilidade do Afrofuturismo na Educação com a metodologia ativa CartoDiversidade em turmas de Formação de Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Belém. Visa mostrar como a CartoDiversidade promove o empoderamento de forma criativa e inovadora no trato com a diversidade etnicorracial através da produção de materiais didáticos afrofuturistas. Utiliza o método da Cartografia conforme Passos, Kastrup e Escóssia (2015). A CartoDiversidade se vale dos princípios da cultura Maker e se configura em uma metodologia ativa poderosa possibilitando empoderar alunos e alunas tornando-os protagonistas de sua aprendizagem e inserindo suas vozes e narrativas em produtos educacionais autorais, podendo ser adaptada a qualquer componente curricular.

Autoria: Profa. Helena do Socorro Campos da Rocha do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA campus Belém e profa. Cristina Lúcia Dias Vaz, da Universidade Federal do Pará - UFPA

Acesse o trabalho completo pelo link: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/49430