Página inicial > Últimas Notícias > Professora do IFPA Campus Belém publica artigo em revista de Qualis A2

Professora do IFPA Campus Belém publica artigo em revista de Qualis A2

• Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 09h40
  • Última atualização em Quinta, 30 de Setembro de 2021, 09h49

A profa. Helena do Socorro Campos da Rocha do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA campus Belém e a profa. Cristina Lúcia Dias Vaz, da Universidade Federal do Pará – UFPA, publicaram o artigo científico intitulado “Afrofuturismo na educação: o caso da metodologia ativa cartodiversidade” na revista e-Curriculum.

A Revista e-Curriculum tem como objetivo estimular a publicação, difundir estudos e pesquisas e elevar a qualidade da produção científica na área da educação, nos âmbitos nacional e internacional, com uma perspectiva crítica e emancipatória, comprometida com a superação de todo tipo de desigualdade e opressão, com particular interesse na subárea de Currículo.

Saiba mais informações sobre a revista.

Resumo

O artigo trata da aplicabilidade do Afrofuturismo na Educação com a metodologia ativa CartoDiversidade em turmas de Formação de Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Belém. Visa mostrar como a CartoDiversidade promove o empoderamento de forma criativa e inovadora no trato com a diversidade etnicorracial através da produção de materiais didáticos afrofuturistas. Utiliza o método da Cartografia conforme Passos, Kastrup e Escóssia (2015). A CartoDiversidade se vale dos princípios da cultura Maker e se configura em uma metodologia ativa poderosa possibilitando empoderar alunos e alunas tornando-os protagonistas de sua aprendizagem e inserindo suas vozes e narrativas em produtos educacionais autorais, podendo ser adaptada a qualquer componente curricular.