Página inicial > Últimas Notícias > Seminário de Turismo de Base Comunitária é destaque como ação presencial de extensão

• Publicado: Quarta, 13 de Outubro de 2021, 10h45
  • Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 15h10

Aconteceu entre os dias 22 e 25 de setembro de 2021, na Comunidade do Céu, município de Soure, Ilha do Marajó, na Reserva Extrativista Marinha de Soure, o Instituto Federal do Pará (IFPA), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizaram o primeiro “Seminário de Turismo de Base Comunitária: Essa É A Nossa Praia”.

Abertura do evento                                  Curso de hospedagem                        Oficina com crianças

O evento contou com apoio institucional do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA) e parcerias da prefeitura municipal de Soure, trade turístico local, e várias empresas e instituições do Estado. Foi uma realização do Campus Belém, através do Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer, sob a coordenação da profa. Neila Cabral e execução da profa. Marinete Boulhosa, fazendo parte de sua pesquisa de doutorado sobre turismo de base comunitária no Marajó.

O evento teve como público alvo os moradores da RESEX MAR Soure envolvidos com o turismo local e/ou interessados em se envolver na atividade de turismo de base comunitária, entre pescadores, extrativistas, artesãos, estudantes e público externo à RESEX, alcançando cerca de 40 inscritos e envolvendo mais de 60 pessoas em sua execução.

Ocorreram palestras, minicursos, oficinas e passeios organizados por condutores locais. As palestras sobre turismo de base comunitária e atendimento ao turista foram realizadas pela profa. Marinete Boulhosa (IFPA Belém), o minicurso Manguezal: conhecer para conservar, foi ministrado pelas doutoras Elena Carvalho (SEMAS) e Ana Claudia Martins (UEPA); o minicurso de Hospedagem Domiciliar no turismo de base comunitária foi ministrado pela Profa. Ágila Flaviana Chaves (NAEA/UFPA); a oficina Divulgação e comercialização de serviços e produtos turísticos pelo instagram foi conduzida pela jornalista Danielle Filgueiras.

Oficina Comercialização por redes sociais         minicurso de manguezal                   Passeio pelos furos

O evento também envolveu as crianças das comunidades do Céu, Pesqueiro e Caju-úna através da oficina de Pintura “pertencimento, um olhar criativo sobre o nosso lugar, coordenado pela equipe da designer e ilustradora Ellin de Godois, que veio do Rio Grande do Sul para colaborar com o evento. O Seminário também contou com o apoio de BRÁS Assessoria de marketing, Luziane Brasil e Luiz Marcelo Barbosa. Todos envolvidos na organização do evento participaram de forma voluntária.

Aconteceram ainda os “intervalos terapêuticos”, um serviço oferecido pelo Espaço Patrícia Brandão (Soure), que realizou massagens gratuitas aos participantes do evento.

No último dia do evento, ocorreram as vivências de práticas turísticas organizadas pelas comunidades, com realização de passeios já oferecidos aos turistas e visitantes, nas comunidades do Céu e Pesqueiro. Passeios de barco e caiaque pelos rios que separam essas comunidades e o passeio do turu, os quais foram realizados por Renan Gaia, Marajó Aventura, José Pires, Neide e “Jacaré” e marcaram com muita diversão, aventura e integração o final do evento, que agora já se constitui projeto de extensão do IFPA, do Eixo Turismo Hospitalidade e Lazer.